Qual o último filme " Banhada " ou da " Treta ", que viste?

Samwise
Realizador

Re: Qual o último filme " Banhada " que viste?

Postby Samwise » 18 Oct 2011 15:55

Bugman wrote:
Samwise wrote:Quanto à definição de "filme banhada", não sou exigente, olho para as coisas de uma perspectiva abrangente. :rotfl:

Será banhada quando é tao mau, tao mau, que dá a volta e se torna lendário?

Segundo o dicionário, a definição aproxima-se mais daquilo que o Ignatius diz, no sentido de representar uma decepção em relação a algo em que depositávamos grandes expectativas.

Há então que estabelecer e esclarecer uma separação importante entre "banhada" e "filme da treta", quanto ao que foi sendo postado neste tópico. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Re: Qual o último filme " Banhada " ou da " Treta ", que viste?

Postby Bugman » 18 Oct 2011 21:44

Eh pá... Era preciso mudar o tópico?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 18 Oct 2011 22:26

Bugman wrote:Eh pá... Era preciso mudar o tópico?

O tópico continua no mesmo lugar :P

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 18 Oct 2011 23:20

Ignatius Wao wrote:A base fundamental de um bom documentário, é partir para o objecto de estudo sem um julgamento prévio, é conquistar a informação, é não fazer juízos de valor, é deixar os espectadores concluírem por si próprios.

Ah, esta é boa. Como se os documentários fossem inocentes de um ponto de vista.

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 19 Oct 2011 11:22

Podem ser feitos dessa forma ou pelo menos pode-se tentar.

Nos do Michael Moore pelo contrário é uma escandaleira, vale tudo.
O que se quer demonstrar está definido à partida e tudo o que ele faz é no sentido de reforçar esse ponto de vista.
Por exemplo no Fahrenheit 9/11 cuja finalidade primeira é denegrir o Bush chegam a colocar imagens dele e do seu staff quando estão a fazer caretas em frente às camaras, enquanto esperam que uma qualquer entrevista comece. Qual é a necessidade disso? Que é que isso é senão ridicularizar?
E algumas das coisas que lhe apontam são rebuscadissimas, quero dizer, se fizessem um bocado de esforço também não teriam dificuldade em encontrar coisas positivas na sua administração.
A questão é que fazem os documentários sem ser de um forma imparcial e sem ter como objectivo a busca da verdade. Nem sequer tentam. Repara que eu também não gosto muito do Bush mas assim é demais.

Num documentário que vi recentemente sobre o aborto (Lake of Fire) pelo contrário o objectivo é mostrar os dois lados.
Na minha opinião o lado que é contra o aborto poderia estar mais bem representado mas ainda assim os depoimentos são tão numerosos e diversos que no fim esse desequilibrio acaba por ser esbatido.
O Lake of Fire não pretende tomar partido e não chega a nenhuma conclusão, apenas ajuda as pessoas a terem uma maior consciência do problema.
Last edited by nimzabo on 19 Oct 2011 11:46, edited 1 time in total.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 19 Oct 2011 11:29

O Moore tem esse problema sem dúvida alguma. Mas penso que também seja injusto utilizar isso para colocar em causa a pertinência e o impacto do que ele mostra em filmes como: Bowling for Columbine.
Ele pode manipular o espectador para o convencer o 1% adicional para chegar aos 100% mas o material gravado e inalterado/manipulado é suficiente para nos convencer quanto aos primeiros 99%.

É impressionante a cultura de violência e de armas de fogo dos EUA. Desprezarmos essa constatação pelo Moore meter animações no doc que incrementam subliminarmente essa constatação é preconceituoso e rídiculo.

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 19 Oct 2011 23:02

annawen wrote:Ah, esta é boa. Como se os documentários fossem inocentes de um ponto de vista.

Em última análise tudo tem um ponto de vista. Mas a maneira como Moore manipula os seus "documentários?" (num filme de ficção não seria relevante), de modo a fazer valer o seu ponto de vista, chega a ser atroz. É do mais simplista e maniqueísta que existe no cinema actual.

urukai wrote:O Moore tem esse problema sem dúvida alguma. Mas penso que também seja injusto utilizar isso para colocar em causa a pertinência e o impacto do que ele mostra em filmes como: Bowling for Columbine.

Eu nem sei se considero um filme "Bowling for Columbine". Na minha opinião são 120m de propaganda anti-armas (vá lá, que pelo menos a causa é boa).
Mas agarrando em Columbine, é curioso verificar que Gus Van Sant, debruçando-se sobre o mesmo assunto em "Elephant", sem maniqueísmo, manipulações e demagogias, dá-nos uma visão altamente complexa e muito mais estimulante, sobre as possíveis causas do sangrento episódio.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

urukai
Edição Única

Postby urukai » 19 Oct 2011 23:09

Bem, Ignatius depois de ler alguns dos teus comentários neste tópico apercebi-me que és extremamente radical nos teus gostos. Extremista, até.

O que vai totalmente contra a ideia que tinha de ti! :)
É interessante.

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 20 Oct 2011 00:34

urukai wrote:Bem, Ignatius depois de ler alguns dos teus comentários neste tópico apercebi-me que és extremamente radical nos teus gostos. Extremista, até.

Bem, isso é uma extrapolação tua, baseada em meia dúzia de comentários sobre filmes que detestei .
Não sei que sentido dás as palavras "radical" e extremista" (coisa boa não deve ser) :devil: , mas tenho uma forma de viver muito emocional e afectiva e isso reflecte-se, como é óbvio, nos meus comentários sobre aquilo que gosto/não gosto.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

urukai
Edição Única

Postby urukai » 20 Oct 2011 08:59

Ignatius Wao wrote:
urukai wrote:Bem, Ignatius depois de ler alguns dos teus comentários neste tópico apercebi-me que és extremamente radical nos teus gostos. Extremista, até.

Bem, isso é uma extrapolação tua, baseada em meia dúzia de comentários sobre filmes que detestei .
Não sei que sentido dás as palavras "radical" e extremista" (coisa boa não deve ser) :devil: , mas tenho uma forma de viver muito emocional e afectiva e isso reflecte-se, como é óbvio, nos meus comentários sobre aquilo que gosto/não gosto.

Isto não é bom nem mau, trata-se apenas de uma observação que achei interessante.
Naturalmente que estou a tirar o todo pelas (poucas) partes e quando digo radical/extremista deve-se à intransigência com que dás a tua opinião. São extraordinariamente marcadas e sem abébias, tanto nas críticas negativas como positivas (o caso do tal filme brasileiro que ainda aguardo o nome!).

Mas ainda vou usar o meu último trunfo e tentar rebater a tua posição relativa ao SlumDog (talvez no fds).

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 20 Oct 2011 10:18

Ignatius Wao wrote:Em última análise tudo tem um ponto de vista. Mas a maneira como Moore manipula os seus "documentários?" (num filme de ficção não seria relevante), de modo a fazer valer o seu ponto de vista, chega a ser atroz. É do mais simplista e maniqueísta que existe no cinema actual.

Os documentários mais manipuladores são aqueles que parecem não ter ideologia por trás.

Mil vezes documentários que mostram um ponto de vista do que aqueles que o escondem por trás do que é aparentemente "neutro".

urukai
Edição Única

Postby urukai » 20 Oct 2011 10:44

Era exactamente a isto que a Annawen disse que eu me referia.

É notória a campanha do Moore contra as armas nos EUA mas a filmagem da abertura de uma conta num banco em que a oferta é uma caçadeira é por demais evidente do estado das coisas e isso sobressai no meio da eventual manipulação.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Oct 2011 13:22

annawen wrote:
Ignatius Wao wrote:Em última análise tudo tem um ponto de vista. Mas a maneira como Moore manipula os seus "documentários?" (num filme de ficção não seria relevante), de modo a fazer valer o seu ponto de vista, chega a ser atroz. É do mais simplista e maniqueísta que existe no cinema actual.

Os documentários mais manipuladores são aqueles que parecem não ter ideologia por trás.

Mil vezes documentários que mostram um ponto de vista do que aqueles que o escondem por trás do que é aparentemente "neutro".

Discussão interessante.

Ignatius, uma questão: Porque é que num filme de ficção seria irrelevante? Não se trata da mesma coisa: mudar (ou tornar mais forte) a opinião do espectador sobre determinado assunto? Num filme de ficção podemos encarar a ideia pelo ponto de vista da annawen - como se trata à partida de ficção, o espectador pode nem se dar conta do "estratagema" do realizador, por estar encoberto pelo manto do "faz de conta".

Penso que poderás estar-te a referir a uma outra situação de "manipulação" quando falas em ficção, a emocional (em contraponto à ideológica), se bem que às vezes pode ser difícil separar as duas pelo modo como são misturadas. O exemplo mais simples deste mix é o Schindler's List ( :angel: ). Há uma vincada imposição manipuladora, quer ideológica, quer emocional (sem estar a fazer juízos de valor).

Mas voltando ao ponto: quando é que uma situação da manipulação passa dos limites do aceitável? Ou a palavra "manipulação" é logo má à partida? Se a resposta a esta segunda pergunta for "não", então tem de haver um ponto equilíbrio qualquer por onde possamos responder à primeira.

De uma outra perspectiva - uma situação de manipulação pode escudar-se no uso artístico que é feito em torno dela (até para "ajudar" a fazer passar a mensagem) até que ponto? Como olhar para o O Triunfo da Vontade?

---
Já percebi que tenho de ir ver os documentários do Moore para me "afundar" mais na questão. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 20 Oct 2011 13:49

Eu só vi 2 dele.

O "Bowling for Columbine" (que acho um excelente documentário) e o "Farenheit 9/11" que acho que ele abusou da componente manipulação e o resultado final saiu um pouco enviesado mas tem pormenores excelentes como o facto de ele ter ido para a porta do senado americano pedir aos congressistas que preenchem o formulário do exército para os seus filhos. Formulário esse que é impingido às classes mais pobres dos americanos. A cara dos congressistas quando confrontados é um must see...

Por isso se só puderes optar por um opta pelo Bowling for Columbine que por baixo da capa de manipulador esquerdista levanta questões mt interessantes.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 20 Oct 2011 15:08

O manipulador esquerdista... Coisas destas dao-me arrepios! Um manipulador esquerdista é menos válido que um manipulador direitista? Porque normalmente os direitistas vêm com uma capa menos propagandista, e podia chamar aqui vários episódios de séries que por aí andam...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “Cinema”