2001 explicado por Kubrick (SPOILERS AHEAD)

Thanatos
Edição Única

Re: 2001 explicado por Kubrick (SPOILERS AHEAD)

Postby Thanatos » 08 Jan 2012 17:31

Hoje ao rever este filme lembrei-me da questão do croquete e fui visitar página da wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Poole_-_HAL_9000) e sinceramente penso que de facto é um erro de continuidade.

Além disso se era para demonstrar o breakdown nervoso de HAL houve outras cenas bem menos subtis que o demonstravam muito melhor e provavelmente com muito melhores resultados gerais perante um público mais vasto.

Mas há sempre a hipótese de ter sido mesmo deliberado.

Porquê? Porque a forma como Poole resigna o jogo após uma breve hesitação pode ter duas leituras. Ou não sabe jogar bem, ou apercebeu-se do erro de HAL e preferiu investigar melhor como a continuação do filme demonstra.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2012 16:59

Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 09 Sep 2012 12:25

As coisas que eu não percebo por ter dormido durante o filme... :rolleyes:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2012 20:37

Thanatos wrote:http://www.collativelearning.com/2001%20chapter%205.html

:stars:

Bugman wrote:As coisas que eu não percebo por ter dormido durante o filme... :rolleyes:

As coisas que eu não percebo mesmo tendo estado acordado durante as 6 ou 7 vezes que vi o filme... :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 12 Sep 2012 13:40

Thanatos wrote:Porquê? Porque a forma como Poole resigna o jogo após uma breve hesitação pode ter duas leituras. Ou não sabe jogar bem, ou apercebeu-se do erro de HAL e preferiu investigar melhor como a continuação do filme demonstra.

A minha opinião é a de que ele resigna porque tem o jogo perdido, a posição no tabuleiro era conhecida muito antes do filme ter sido feito.
A discussão coloca-se nas variantes de ganho que o HAL dá até ao "mate", ou seja, o computador explica todos os caminhos possíveis até ao xeque-mate. Na prática xadrezista é muito raro um jogo "lento" chegar ao xeque mate, normalmente um dos adversários resigna quando verifica uma vantagem muito grande do adversário.
A fineza da discussão coloca-se no facto de o HAL se ter esquecido de indicar uma das variantes em que ganhava.

Do ponto de vista prático o resultado do jogo seria sempre o mesmo. No entanto existe uma parte da comunidade xadrezista que dá muita importância às variantes de ganho, são os problemistas, nos problemas de xadrez as soluções têm de ser únicas e todas referenciadas na solução ao problema de xadrez. A maioria das posições é inventada e não resulta de um jogo real, É enaltecida a precisão, complexidade, unicidade e a até a estética ou a geometria da colocação das peças.

A posição do filme é muito peculiar e poderá ser abordada de vários pontos de vista, em todo o caso resultará de uma competição entre o astronauta e o computador , enquanto jogador, a mim não me espanta ou estranha ou sequer desconfia de segundas intenções que o computador não tenha indicado uma variante de ganho.

Tivesse o filme sido feito hoje, com os computadores de xadrez que existem hoje e mesmo assim continuaria a achar que o realizador foi pouquíssimo, mas mesmo assim, e neste particular, incompetente.

Return to “Cinema”