2001 explicado por Kubrick (SPOILERS AHEAD)

Rui Ramos
Dicionário

Re: 2001 explicado por Kubrick (SPOILERS AHEAD)

Postby Rui Ramos » 23 Dec 2010 17:20

Não cheguei a terminar o livro. O facto do planeta alvo no filme ser diferente do livro também não ajudou.

Júpiter é o rei dos deuses, o maior do sistema solar, visualmente mais marcante com as suas cores e tempestade vermelha que se assemelha a um olho ciclópico, é de longe um melhor candidato a um stargate que Saturno. Mais uma prova que Kubrick sabia o que fazia ;)

Gosto mais da aura mística - misteriosa e aberta à interpretação-especulação que o filme nos proporciona do que a "papinha feita" dada pelo C. Clarke como referes grayfox.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 23 Dec 2010 19:42

Samwise wrote:
Thanatos wrote:E não é que descobriram 17 minutos mais de filme em perfeitas condições?

A curiosidade aqui para estes lados é muita!

Iam surgir num documentário de Trumbull que ficou sem investidores. Diz quem já viu que tinham boas razões para terem sido cortados. Como aliás 99% das cenas cortadas noutros filmes.

Estas questões fazem-me lembrar quando era xavalo e descobria que havia um qualquer álbum obscuro dum artista que eu muito gostava. Não descansava enquanto não o conseguia comprar e depois de muito correr e de gastar pipas de massa descobria que afinal havia uma boa razão para o tal álbum ser pouco conhecido. :devil:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 30 Dec 2010 20:38

Meus amigos a Casa da Música do Porto vai conceder-nos um presente e pêras:

http://www.casadamusica.com/CulturalAge ... 20M%FAsica

Ok talvez não para todos, sei como o 2001 não é filme consensual quanto a opiniões. Mas se poder estou lá batidinho.

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 31 Dec 2010 14:38

Vou-me fazer entendido.
A personagem HAL, é para mim a que melhor joga xadrez. :P

Convenhamos, quanto ao filme será que parte do propósito do realizador não foi o de criar diferentes interpretações em cada espectador?

A interpretação mais profunda que recolhi do filme (não li o livro) é a de que temos uma criatura (o Homem) que é ultrapassada pelas suas próprias ferramentas, melhor, que ainda por cima transporta as suas contradições para essas mesmas ferramentas.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Dec 2010 17:16

Rui Ramos wrote:Meus amigos a Casa da Música do Porto vai conceder-nos um presente e pêras:

http://www.casadamusica.com/CulturalAge ... 20M%FAsica

Ok talvez não para todos, sei como o 2001 não é filme consensual quanto a opiniões. Mas se poder estou lá batidinho.

É impressão minha, ou já não há sequer lugares? :(
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 03 Jan 2011 00:18

Samwise wrote:

É impressão minha, ou já não há sequer lugares? :(

:(

acho que tens razão sam
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 06 Jan 2011 04:32

Bem, ontem vi este filme e a minha reacção quando acabou foi (desculpem lá a expressão)...
Spoiler! :
Foda-se, mas que merda é que se passou aqui?

Achei o filme genial, atrevo-me a dizer até que é orgásmico a nível visual, mas o final, bem, não percebi nada do final e só depois de ler algumas das vossas conclusões aqui é que consegui perceber alguma coisa. É de facto um filme complicado de ver e quem mo emprestou aconselhou-me a fumar uma antes de o ver. Devia ter seguido este conselho. :P

Mas gostei mesmo muito, até do final, apesar de não o ter percebido e a sequência inicial, como o Rui diz, e muito bem, rebenta com tudo. É que não dá hipotese!

annawen wrote:
Rui Ramos wrote:A cena em que o computador está a ser morto é intensíssima.

Sim, é intensa. Mas não por causa do actor mas sim por causa do Hal. É um ser que está a morrer. Eu consigo perceber a angústia.

Não concordo completamente contigo annawen. Acho essa cena a mais intensa do filme, precisamente por ser um ser que está a morrer, mas também por ser um ser que está a matar outro. A expressão facial do actor a mim transmite-me isso, parece estar a travar um dilema interior, quase como se estivesse a matar um seu igual.

Além disso gosto muito da forma como o Hal tenta convecê-lo a não o fazer, mostrando aí talvez a sua faceta mais humana, tentando manipular o Bowman apelando aos sentimentos e a emoção.

Thanatos não consegui perceber se gostaste do filme ou não...
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Jan 2011 08:53

O 2001 não é filme que se goste. Ou se adora, ou se odeia, ou deixa um gajo estupefacto, ou provoca um ataque de sono. Devo confessar que é talvez o filme que já adquiri em mais suportes, entre VHS, DVD, Blu-ray e até o defunto HD-DVD e de nenhuma das vezes consigo vê-lo de seguida sem bocejar.

Quando era mais novo e armado em carapau-de-corrida achava que o mal estava em mim e armava-me em gabarolas dizendo que era o melhor filme de FC de sempre (só podia! Não pescava nada dele! :P) mas depois li o romance do Clarke e percebi que o Kubrick estava a ser obtuso propositadamente e nunca mais disse que era o melhor fosse do que fosse. Nem sequer é dos melhores do Kubrick, nem lá perto. Para mim esses continuam a ser o Paths of Glory e o Barry Lyndon.

E o melhor filme de FC, para mim, passaram a ser dois ex aequo: The Fountain e It's All About Love.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Jan 2011 11:18

Thanatos wrote:Quando era mais novo e armado em carapau-de-corrida achava que o mal estava em mim e armava-me em gabarolas dizendo que era o melhor filme de FC de sempre (só podia! Não pescava nada dele! :P) mas depois li o romance do Clarke e percebi que o Kubrick estava a ser obtuso propositadamente e nunca mais disse que era o melhor fosse do que fosse. Nem sequer é dos melhores do Kubrick, nem lá perto. Para mim esses continuam a ser o Paths of Glory e o Barry Lyndon.

E o melhor filme de FC, para mim, passaram a ser dois ex aequo: The Fountain e It's All About Love.

Engraçado, eu não consigo ver o "dedo" do Kubrick no Barry Lindon como se vê nos outros. Só o vi uma vez e não é dos meus favoritos dele. Em relação ao The Fountain (do Aronofsky) é outro filme que não entendi, mas esse adorei do inicio ao fim. Curiosamente ia ver ontem o Paths of Glory mas devido a uma falha na configuração do comando universal não consegui activar as legendas e não me apetecia estar a ligar o comando ao pc, talvez fique para hoje.

PS: os meus favoritos do Kubrick são o Clockwork Orange e o Dr Strangelove: [...] bomb

PPS: lembrei-me agora que em vez do comando universal podia ter ido á gaveta buscar o comando original e activado as legendas :deadhorse:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 06 Jan 2011 13:02

Thanatos wrote:E o melhor filme de FC, para mim, passaram a ser dois ex aequo: The Fountain e It's All About Love.

The Fountain? Aprovadíssimo... tem o Jackman :wub:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Jan 2011 13:52

Por falar em dedo o Dr Strangelove é que me parece mais um veículo do Sellers para o seu humor do que filme de Kubrick. E aquela cena do texano a cavalgar a bomba... Please!

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 06 Jan 2011 14:16

Eu adorei esse Dr Strangelove. Vi-o a 1ª vez em miúdo e fiquei em estado de choque por ver a Terra a... (bem não vou spoilar quem não viu).

A cena do Texano na Bomba é genial, Thanatos.

Spoiler! :
Depois de todo o universo ter conspirado contra a missão suicida é a perseverança, casmurrice e estupidez texana que arrasta o Mundo para o seu Apocalipse.

Muito bom! :rotfl:

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 06 Jan 2011 14:19

The Fountain vi-o no Fantas há uns anitos. Visualmente muito bom e aborda temáticas que me são caras, mas não estava com o espírito adequado para o ver. Achei-o bastante deprimente. Talvez tenha que o ver uma segunda vez para lhe dar uma nota mais favorável.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Jan 2011 17:35

Thanatos wrote:E o melhor filme de FC, para mim, passaram a ser dois ex aequo: The Fountain e It's All About Love.

Então não era o Blade Runner?

Não percebi patavina do The Fountain, embora visualmente seja um filme muito apelativo. O It's All About Love é um filme estranhíssimo. Não me entrou lá muito bem.

Para mim o 2001 continua pendurado lá nas alturas, imperturbável, fora do alcance dos "restantes". :mrgreen:

A seguir vem o Minority Report, Clockwork Orange, Alien, Blade Runner. (e o Metropolis, num outro plano à parte)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 06 Jan 2011 17:50

Samwise wrote:

Então não era o Blade Runner?

Não percebi patavina do The Fountain, embora visualmente seja um filme muito apelativo. O It's All About Love é um filme estranhíssimo. Não me entrou lá muito bem.

Para mim o 2001 continua pendurado lá nas alturas, imperturbável, fora do alcance dos "restantes". :mrgreen:

A seguir vem o Minority Report, Clockwork Orange, Alien, Blade Runner. (e o Metropolis, num outro plano à parte)

A esses filmes junto na minha lista de filmes FC: Stars Wars (pois o mundo não seria o mesmo sem esta saga), Matrix (também foi um marco na história do cinema), Inception, Dark City, Encontros Imediatos de Terceiro Grau e ET (estes dois porque a minha infância teria sido bem mais pobre sem eles).

Nunca vi Brazil, mas pelos trailers que já vi no youtube, cheira-me que irei gostar ao ponto de o incluir no meu top.

Return to “Cinema”