Quais os vossos documentários favoritos?

nimzabo
Enciclopédia

Quais os vossos documentários favoritos?

Postby nimzabo » 17 Sep 2011 09:06

Quais recomendam?

Thanatos
Edição Única

Re: Quais os vossos documentários favoritos?

Postby Thanatos » 17 Sep 2011 09:19

Dos últimos tempos o que mais me marcou foi The Cove. Muito impressionante.

Também gostava muito destes dois se bem que não sejam propriamente documentários: Baraka e Koyaanisqatsi.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 17 Sep 2011 11:50

O Koyaanisqatsi já vi e os outros dois tenho para ver. O Koyaanisqatsi é apenas uma sequência de filmagens acompanhadas de musica instrumental e o Baraka é a mesma coisa.

Eu para além do Grizzly Man de que já falei noutro tópico ( trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ogYDUmIigw0 ) também tinha gostado bastante do Waste Land ( http://www.imdb.com/title/tt1268204/ ) que mostra a iniciativa de um artista plástico brasileiro junto de um grupo de pessoas que trabalham na escolha de lixo numa lixeira.
Ontem e hoje vi o 'God Grew Tired of Us: The Story of Lost Boys of Sudan' ( http://www.imdb.com/title/tt0301555/ ) que adorei. Em 1987 um grupo de 27000 rapazes e crianças suadaneses fugidos da violência da guerra fugiram primeiro para a Etiopia e depois daí para o Quénia sempre a pé. Só 12000 sobreviveriam à grande caminhada. O que o documentário mostra é como passados alguns anos alguns desses rapazes já adultos foram desde o campo de refugiados no Quénia onde cresceram viver para os Estados Unidos e como foi a sua integração lá. Achei mesmo muito interessante.

Espero que tenham algumas boas sugestões também.

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 17 Sep 2011 13:01

Thanatos wrote:Dos últimos tempos o que mais me marcou foi The Cove. Muito impressionante.

Completamente de acordo. Do mesmo ano acrescento ainda Food Inc, e e claro que o mais antigo An Inconvenient Truth. Ambos tem de ser criticamente analisados, mas tem ideias muito interessantes.

E numa nota completamente diferente... Dr. Tatiana's Sex Advice for all Creation, sobre a ecologia evolutiva do sexo. Muito, muito divertido e educativo!
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 17 Sep 2011 20:58

Gostei bastante dos seguintes ( dos que me lembro assim de repente ) : Super Size Me - 30 Dias de Fast Food (2004) ; Inside Job - A Verdade da Crise (2010) ; God Grew Tired of Us: The Story of Lost Boys of Sudan (2006) .

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Sep 2011 21:20

Man on Wire (vai sair em DVD com o Público um dia destes); The Times of Harvey Milk (já tnha falado deste noutro tópico); Hearts of Darkness (sobre a filmagem do Apocalypse Now) e Supersize Me (Sobre fast food e McDonalds).

São os que me lembro, mas também é verdade que não vi muitos mais do que estes...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 18 Sep 2011 13:50

Já vi o The Cove que gostei de ver. Grandes tangas aqueles japoneses.
Para quem não viu é um documentário que denuncia o massacre que os japoneses fazem numa enseada todos os anos de milhares de golfinhos.
Mostra uma enorme falta de sensibilidade quer à beleza quer ao sofrimento dos animais.

Mas nem de propósito,

Ontem ainda fiz uma pesquisa sobre documentários e encontrei isto, que não conhecia:
Ilha das Flores: http://www.imdb.com/title/tt0097564/
Versão Integral: http://www.youtube.com/watch?v=Hh6ra-18mY8
Obrigatório ver

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 18 Sep 2011 14:16

Estranhamente, esqueci-me de mencionar os três que vi este ano no Cinema, que também por coincidência foram os melhores FILMES que vi estreados nas salas este ano: o 48, de Susana Sousa Dias, o Pina, de Wim Wenders (que TEM de ser visto em 3D, porque é outra coisa) e o José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes .
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 18 Sep 2011 16:19

o Pina é um documentário?
a cinematografia é semelhante aos trabalhos anteriores do wim wenders?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 19 Sep 2011 01:04

Foi ontem ao festival de cinema da cidade ver Being Elmo, a Puppeteer's Journey. Recomendo vivamente :tu:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Sep 2011 10:39

grayfox wrote:o Pina é um documentário?
a cinematografia é semelhante aos trabalhos anteriores do wim wenders?

Considero que se pode chamar de documentário ao Pina. É um conjunto de coreografias de dança elaboradas por Pina Bausch e interpretados de novo, especificamente para o filme, pelos artistas que trabalharam com ela em vida. Entre cada "sketch" há pequenos apontamentos e comentários individualizados que cada um dos artistas vai fazendo acerca dela. Há também algumas cenas de footage com a própria Pina, quer a dançar, quer a dirigir e a dar indicações ao grupo. É sobretudo uma homenagem ao trabalho e à herança que deixou.

A cinematografia é muito específica - e não, não a relaciono com o que vi do Wenders anteriormente, sendo que o último documentário que vi dele já uns quase quinze anos, o Buena Vista Social Club* - e que foi feita a pensar para explorar as capacidades do 3D (e neste aspecto foi bastante bem conseguida). O que posso dizer é que dá frequentemente a sensação de estarmos na primeira fila da plateia a assistir ao espectáculo, e que por vezes parece que somos um espectador invisível a deambular por entre os dançarinos. Penso que mesmo sem o 3D é capaz de ser uma experiência bem interessante.

* Aí está outro documentário - este mais próximo do sentido vulgar da palavra - que recomendo ao pessoal. Mas têm de suportar minimamente música cubana... :D

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 19 Sep 2011 11:15

Samwise wrote:Considero que se pode chamar de documentário ao Pina. É um conjunto de coreografias de dança elaboradas por Pina Bausch e interpretados de novo, especificamente para o filme, pelos artistas que trabalharam com ela em vida. Entre cada "sketch" há pequenos apontamentos e comentários individualizados que cada um dos artistas vai fazendo acerca dela. Há também algumas cenas de footage com a própria Pina, quer a dançar, quer a dirigir e a dar indicações ao grupo. É sobretudo uma homenagem ao trabalho e à herança que deixou.

* Aí está outro documentário - este mais próximo do sentido vulgar da palavra - que recomendo ao pessoal. Mas têm de suportar minimamente música cubana... :D

Com muita "pina" minha, ainda não vi este. :(
O Wenders tem outro documentário bem conhecido, pelo menos aqui por terras lusas, o Lisbon Story.

Um dos mais ternurentos que vi nos últimos tempos: Babies.
Um documentário de um realizador francês que filmou 4 bebés durante um ano (o primeiro ano de vida deles) em 4 países muito diferentes, EUA, Namíbia, Japão e Mongólia.
Não é uma obra-prima como documentário, mas é muito interessante do ponto de vista cultural. São quatro crianças com um desenvolvimento físico e psicomotor muito idêntico, mas o resto...Só vendo! ;)

S.

ps: especialmente recomendado ao gray e ao urukai... :angel:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 19 Sep 2011 11:21

Tzimbi wrote:Um dos mais ternurentos que vi nos últimos tempos: Babies.
Um documentário de um realizador francês que filmou 4 bebés durante um ano (o primeiro ano de vida deles) em 4 países muito diferentes, EUA, Namíbia, Japão e Mongólia.
Não é uma obra-prima como documentário, mas é muito interessante do ponto de vista cultural. São quatro crianças com um desenvolvimento físico e psicomotor muito idêntico, mas o resto...Só vendo! ;)

S.

ps: especialmente recomendado ao gray e ao urukai... :angel:

já vi parte desse documentário, passou nos tvcine há uns meses

do wim wenders estou mais familiarizado com as obras ficcionais.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 19 Sep 2011 11:54

Eu gosto dos documentários do Michael Moore: o do Columbine, o sobre a saúde e o outro sobre o capitalismo. Também gostei de dois documentários do Errol Morris: "The Thin Blue Line" e o do homem que inventou a cadeira eléctrica. Desculpem, hoje não estou muito bem disposta. Não me lembro do nome dos filmes.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 19 Sep 2011 12:14

Do Moore só recomendo o Bowling for Columbine porque nos docs seguintes ele deixou-se guiar por demais por uma parcialidade esquerdina que retiram clarividência à abordagem.

Dos que vi recentemente destaco:
- Exit through the gift shop do Banksy (que, se foi fabricado, pode ser das coisas mais geniais que já vi)
- The Cove (que impressiona)

e quero mt ver o Sharkwater que versa sobre um tema que mt me fascina e atemoriza.

Return to “Cinema”