Ben-Hur (1959)

shadow_phoenix
Dicionário

Ben-Hur (1959)

Postby shadow_phoenix » 07 Apr 2012 15:58

Estamos na Páscoa. Como alguns de vocês certamente já saberão, isso significa que a adaptação de 1959 do romance Ben-Hur irá ser transmitido num qualquer canal de televisão.

Este é um filme que, infelizmente, afastará à partida uma boa parte do público actual, quer pela sua acentuada mensagem religiosa, quer por ter sido há muito banido, pelo menos na mente dos espectadores, para aquele que eu considero ser um dos mais estúpidos guetos culturais de sempre: o dos filmes antigos.

O que é uma pena, pois trata-se de um dos mais espectaculares filmes que alguma vez saiu de Hollywood. Tem uma história sólida, cheia de nuances, personagens interessantes, desempenhos excelentes de actores históricos, cinematografia brilhante, guarda roupa espectacular, cenários à frente do seu tempo, banda sonora memorável e inúmeras cenas inesquecíveis (e não me estou aqui a referir-me apenas à famosa corrida de quadrigas). Não é coincidência que, durante décadas, tenha sido o único filme a receber onze Óscares (e, mesmo hoje, partilha essa honra apenas com "O Regresso do Rei" e "Titanic"). É um dos melhores filmes épicos de sempre, anos luz à frente de muitos "épicos" que Hollywood nos tem tentado impingir desde o sucesso da trilogia "O Senhores do Anéis" (ou até mesmo desde o sucesso de "Braveheart").

Este foi um dos primeiros filmes que me lembro de ver (dobrado em espanhol, por sinal, já que com cinco anos ainda não tinha agilidade suficiente para ler legendas) e influenciou (e continua a influenciar) não só a forma como olho para o cinema, mas também como olho para a arte de contar histórias.

Se nunca viram este filme, abandonem os vossos preconceitos e hoje, às 22:40, liguem a televisão na RTP2. Se, como eu, já o viram dezenas de vezes, não percam a oportunidade de o ver outra vez. É sempre uma experiência fantástica de que eu duvido que alguma vez me vá cansar.

Publicado originalmente no meu blogue

grayfox
Edição Única

Re: Ben-Hur (1959)

Postby grayfox » 07 Apr 2012 21:04

convenceste-me a ver este filme shadow, mas não na rtp 2!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 08 Apr 2012 09:21

Revi-o ontem na RTP2, acho que tenho em VHS algures B)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Apr 2012 12:01

Não percebo o preconceito com a RTP2...

Ben-Hur foi o filme de Páscoa que não sabia sê-lo e, apesar das diatribes posteriores do senhor Heston, o filme é, como disse o shadow, épico em todo o sentido da palavra e daqueles que capta na película e força do livro que lhe dá origem. É um livro que vem de outra era, em que o foco era colocado nas palavras e em quem as dizia e não na quantidade de efeitos de computador por cena e só por isso vale a pena ser visto.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 08 Apr 2012 17:09

Também não percebi qual é o problema de ser na RTP2. Aliás, costumam dar filmes bastante bons ao sábado e além disso regressou a semana passada o 5 Noites, 5 Filmes, o que é de louvar.

Em relação ao tópico, pus o Ben-Hur a gravar para ver depois.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 08 Apr 2012 21:43

O que eu não percebo é como retiraram das minhas palavras preconceito ou problemas com a rtp2 que é um canal que muito gosto. a maldade está nos olhos de quem a vê.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 09 Apr 2012 01:25

Também cheguei a vêr o Ben Hur e reparei que não existe uma má perfomance de nenhum dos actores ( todas as personagens têm uma característica memorável na forma como foram representadas ... mesmo as que não têm falas e só aparecem nuns meros segundos ).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Apr 2012 11:16

No DVD-mania, e na sequência do mesmo tópico colocado pelo Shadow, estão algumas pessoas a queixar-se da qualidade de imagem da cópia exibida pela RTP2... :P Aparentemente, é pior de que um VHS com alguns anos em cima. :mrgreen:

Quanto ao filme, não o vejo vai para uns 10 anos. Por essa altura já estava a entrar no domínio do pastelão insuportável de cariz religioso - difícil de seguir até ao fim sem adormecer. A corrida de quadrigas era a única coisa que ainda me mantinha interessado (ainda assim, é a escapatória mais fácil para tirar do caminho o nemesis do herói: nada como um "esfolamento justo", em praça pública, para limpar o mal deste mundo :whistle: ). Quando era mais novo adorava este e o The Ten Commandments, mas com o tempo fui-me distanciando (dos filmes e da religião :twisted: ).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 09 Apr 2012 12:02

Isso são queixinhas de gente habituada a edições remasterizadas e HDs. Não era pior do que um VHS, mas provavelmente era a cópia VHS da RTP! :mrgreen:

Independentemente da vertente religiosa são filmes como poucos actualmente, em grande parte pelo que já explanei acima, nestes filmes o ênfase está colocado no desempenho dos actores e não na quantidade e dimensão dos efeitos especiais. Reduzir The Ten Commandments à cena da separação das águas é profundamente redutor. Reduzir o Ben-Hur quer à batalha Naval ou à corrida de quadrigas é igualmente redutor.

Mesmo os referidos efeitos especiais, em particular no Ben-Hur, na minha opinião ainda se aguentam muito melhor do que alguns actuais!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 09 Apr 2012 12:11

Tendo a possibilidade de ver o filme em blu-ray com o aspect-ratio original e a um horário que mais me convém, não vou ver numa versão descolorida, cortada e restringido ao horário da rtp2. Um épico destes gravado em 65mm, se pudesse via-o no cinema, mas duvido que a oportunidade surja nos próximos anos!

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 09 Apr 2012 13:43

Samwise wrote:Quando era mais novo adorava este e o The Ten Commandments, mas com o tempo fui-me distanciando (dos filmes e da religião :twisted: ).

Também me distanciei do filme com o tempo mas este fim de semana um zapping bem afortunado permitiu-me uma nova apreciação do mesmo. A distância neste caso foi útil ( fez-me vêr com olhos "mais maduros" ) ... julgo que para ti será também :tu: .

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Apr 2012 16:57

Bugman wrote:Reduzir The Ten Commandments à cena da separação das águas é profundamente redutor. Reduzir o Ben-Hur quer à batalha Naval ou à corrida de quadrigas é igualmente redutor.

Mesmo os referidos efeitos especiais, em particular no Ben-Hur, na minha opinião ainda se aguentam muito melhor do que alguns actuais!

MAGG wrote:
Samwise wrote:Quando era mais novo adorava este e o The Ten Commandments, mas com o tempo fui-me distanciando (dos filmes e da religião :twisted: ).

Também me distanciei do filme com o tempo mas este fim de semana um zapping bem afortunado permitiu-me uma nova apreciação do mesmo. A distância neste caso foi útil ( fez-me vêr com olhos "mais maduros" ) ... julgo que para ti será também :tu: .

Pois não sei. Até estou curioso para saber como olho para eles, em conjunto com algumas outras super-produções de relevo do passado, como o Spartacus e o Quo Vadis. Estou curioso para saber se nesta altura também acho redutor gostar só das "partes boas" ou se, pelo contrário, continuo a achar exagerado considerar que é o todo no global que é digno de elogios.

A questão dos olhos mais maduros é sempre pertinente, n'est pas? Mormente quando passam décadas entre visionamentos... :P
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 28 May 2012 17:58

"provocado" por este tópico acabei por ver o filme pela primeira vez e adorei!

Return to “Cinema”