Conan, o Bárbaro (2011)

shadow_phoenix
Dicionário

Conan, o Bárbaro (2011)

Postby shadow_phoenix » 26 May 2012 13:15

Foi com algum receio que comprei o dvd deste filme. Mesmo depois de o comprar, demorei quase dois meses a decidir investir o meu tempo a vê-lo. Felizmente, não dou esse tempo por perdido. Não que seja um bom filme. Mesmo dizer que é razoável parece-me um exagero. Contudo, penso que, em vários aspectos, é exactamente aquilo que devia ser.

Do filme do Conan de 1982 pouco tem. De facto, na minha opinião, o Conan de Jason Momoa está mais próximo do das histórias originais de Robert E. Howard que do Conan de Arnold Schwarzenegger ou daquele que aparece nas inúmeras adaptações para BD. Porém, as semelhanças ficam-se por aí, pois este filme não se baseia em nenhuma das histórias originais. De facto, o argumento não passa de uma história de fantasia genérica em que o protagonista se chama Conan mas se podia chamar qualquer outra coisa sem fazer nenhuma diferença.

Só quando posto lado a lado com as numerosas produções de "Sword and Sorcery" dos anos oitenta é que este filme mostra alguma valor (para aqueles demasiado jovens ou alheados da cena do cinema fantástico da altura, depois do sucesso do Conan o Bárbaro de 1982 surgiram inúmeros imitadores). Dessa perspectiva, temos tudo o que devíamos ter: vilões genéricos, feiticeiros malvados, uma demanda (e por vingança, ainda por cima), objectos mágicos, monstros, cenas de batalha exageradas, impossíveis, estúpidas, ridículas até, mas bastante divertidas de ver. Nem sequer faltam as cenas de nudez gratuita da praxe.
Honestamente, a única coisa que falta é aquele aspecto de produção com baixo orçamento, pois os efeitos especiais são, fora uma ou outra ocasião, competentes e os cenários chegam até a ser memoráveis.

Em resumo, como obra de cinema, este filme falha redondamente. De filme do Conan, pouco tem. Mas, se pensarmos nele como um tributo aos filmes de "Sword and Sorcery" dos anos oitenta, tem os seus méritos e, só por isso, até merece ser visto pelos fãs do género.

Publicado originalmente no meu blogue

Anibunny
Edição Única

Re: Conan, o Bárbaro (2011)

Postby Anibunny » 26 May 2012 14:14

Ai o Momoa é tão bom! Acho que o trailer não enganava ninguém, quem foi ver ia à espera de um filme para tirar o cérebro e descansar as vistinhas no moço ou na moça jeitosa.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 26 May 2012 15:49

O problema foi que alguns esqueceram-se de voltar a meter o cérebro depois de saírem da sala de cinema. :P
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 26 May 2012 17:16

A impressão que me ficou, depois de ver o trailer do Conan 2011, foi que o primeiro era um clássico do cinema de autor por comparação...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 26 May 2012 17:51

Conan, o Bárbaro de 1982 foi o único caso que conheço em que a adaptação para BD é superior ao filme (ok, Sin City também funciona melhor em BD).

Sempre achei o filme de Conan muito Chuga! Maus actores, actrizes feias, sem ponta de sensualidade, péssimos cenários, e bastante monótono para filme de acção e demasiado dramático para aventura de Conan. Cresci a ler BDs de Conan (como quem diz, li uns poucos) e aquele filme não faz jus ao imaginário de REH.

Acredito que esta nova versão cinematográfica, pelo menos consiga captar o sentido de maravilhoso e adrenalina que REH transmitia às suas aventuras.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 May 2012 10:29

Não vi o Conan do Momoa (e só por muito azar é que vai alguma vez calhar ver), mas o Conan de 1982 é o melhor filme de Sword&Sorcery que conheço, independentemente da boa ou má adaptação da literatura. Ok, as interpretações são mázinhas, mas os actores foram bem escolhidos (não só têm físico, como têm carisma) e o dramatismo (excessivo) até não assenta mal ao filme (em contraponto ao tom infantiloide das restantes produções do género, incluindo a sequela). Depois tem grandes sequências de acção, espectacularmente filmadas, carregadas de sangue, e acompanhadas pela música operática do Poledouris.

Subotai: "He is Conan, Cimmerian, he won't cry, so I cry for him." :mrgreen: :bow:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 29 May 2012 00:32

O Sin City funciona tão bem em BD como em filme, pelo menos na minha óptica. Já o Conan 1982 é daqueles filmes tão maus, tão maus que dá a volta e fica bom. Sim as interpretações são péssimas, por isso é que os diálogos são curtos, mas no fundo há ali uma história. O que o trailer do 2011 me passou foi mais uma vontade de exibir efeitos especiais, muitos imagino que G(erados por)C(omputador). Nesse sentido, o 1982 acaba por se destacar quase como poesia pura!

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 29 May 2012 02:29

Bugman wrote:Já o Conan 1982 é daqueles filmes tão maus, tão maus que dá a volta e fica bom.

Na minha opinião o pessoal gosta de Conan de 1982 porque o viu em tenra idade, numa altura que não havia muita oferta sobre a temática ou então não conheciam ainda muita coisa, por isso, é natural que nutram uma espécie de carinho especial por ele.

Contudo existem filmes bem mais interessantes que lhe são anteriores. Filmes como Jason e os Argonautas, alguns dos filmes de Sinbad, Clash of Titans, o mítico Excalibur!!!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 29 May 2012 08:12

Rui Ramos wrote:
Bugman wrote:Já o Conan 1982 é daqueles filmes tão maus, tão maus que dá a volta e fica bom.

Na minha opinião o pessoal gosta de Conan de 1982 porque o viu em tenra idade, numa altura que não havia muita oferta sobre a temática ou então não conheciam ainda muita coisa, por isso, é natural que nutram uma espécie de carinho especial por ele.

Contudo existem filmes bem mais interessantes que lhe são anteriores. Filmes como Jason e os Argonautas, alguns dos filmes de Sinbad, Clash of Titans, o mítico Excalibur!!!

Até estava disposto a concordar contigo no primeiro parágrafo.

Mas depois leio Clash of the Titans e Excalibur e perdi a vontade de concordar. Se achas que Conan é inferior a Clash of the Titans nem sei bem que argumentar. Eu diria que mais vale um minuto da música de abertura do Conan que a partitura (?) toda de CotT. Depois meter Excalibur ao barulho, um filme que se pretende longe destas sword &sorceries.

Mal por mal terias comparado com Dragonslayer que esse sim bate muito aos pontos Conan. Ou até os dois filmes do género de Bakshi, Lord of the Rings e Fire & Ice.

É importante não esquecer que, para o bem e para o mal, o argumento de Conan foi escrito por Millius com um primeiro rascunho de Oliver Stone.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 May 2012 10:34

Thanatos wrote:
Rui Ramos wrote:

Até estava disposto a concordar contigo no primeiro parágrafo.

Eu nem isso. :twisted:

Eu vi os dois Conan's em tenra idade e a minha percepção na altura foi em sentidos opostos - adorei o segundo (que agora abomino) e detestei o primeiro (que agora aprecio sem que a expressão "guilty pleasure" venha sequer à ideia... :angel: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 29 May 2012 10:47

Como só vi o Conan aos 30 anos, nao sei se é inocência juvenil que está metida ao barulho. E no que a história diz respeito, o Conan bate aos pontos o Excalibur, que a páginas tantas se perde na história, sem que a produçao e as actuaçoes estejam acima do "Barbariano".

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 29 May 2012 11:28

Thanatos wrote:
Rui Ramos wrote:

É importante não esquecer que, para o bem e para o mal, o argumento de Conan foi escrito por Millius com um primeiro rascunho de Oliver Stone.

Sim mas o filme que ficou muito aquém do pretendido por falta de orçamento. A batalhas de exércitos foram todas cortadas.

Thanatos wrote:Mal por mal terias comparado com Dragonslayer que esse sim bate muito aos pontos Conan. Ou até os dois filmes do género de Bakshi, Lord of the Rings e Fire & Ice.

Nota apenas mencionei filmes anteriores a Conan, pois parti do princípio que quem viu Conan quando saiu não tinha outros termos de comparação, logo, ficaria compreensivelmente entusiasmado por falta de melhor.
Pensei que Dragonslayer fosse mais recente, afinal é anterior. Concordo contigo, Dragonslayer é melhor que Conan. Nunca vi Lord of the Rings (mas pela espreitadela que dei no youtube, não pareceu grande espiga) mas Fire and Ice, para além de ser posterior a Conan, é chato como o raio!!! Não passa de um pretexto para mostrar as proesas de animação do estúdio Filmation. É o equivalente a ver um filme sem história só com efeitos especiais. Nesse ponto Conan consegue ser mais profundo, apesar de tudo.

Quando vi Conan, já tinha passado por Willow, Krull e Dragonslayer (fora os outros que mencionei no outro post) e depois disso, é difícil a versão de 1982 do Cimério ter qualquer hipótese.

E quanto a Excalibur ser Sword & Sorcery, bem... tens espadas, tens feiticeiros... :mrgreen: mas espera estou a falar com um tecnicista é melhor pôr-me fino, não vá ferir suscetibilidades. :angel:

Samwise wrote:
Eu nem isso. :twisted:

Eu vi os dois Conan's em tenra idade e a minha percepção na altura foi em sentidos opostos - adorei o segundo (que agora abomino) e detestei o primeiro (que agora aprecio sem que a expressão "guilty pleasure" venha sequer à ideia... :angel: )

Quando era miúdo também preferi o segundo ao primeiro e agora, nem um nem outro. Talvez esta nova versão seja mais emocionante pelo menos (afinal, quem vê ou lê Conan à espera de um produto de qualidade? O que se quer é divertimento, muita adrenalina e sentido de maravilhamento, sempre que se visita a Idade Hyboriana (coisa que não acontece no soporífero Conan de 1982)).

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 29 May 2012 11:57

Bugman wrote:Como só vi o Conan aos 30 anos, nao sei se é inocência juvenil que está metida ao barulho. E no que a história diz respeito, o Conan bate aos pontos o Excalibur, que a páginas tantas se perde na história, sem que a produçao e as actuaçoes estejam acima do "Barbariano".

Excalibur nunca perde o rumo, os cavaleiros da Távola Redonda e o seu Rei é que perdem. Assim sendo, é natural que o realizador mostre essa deambulação, ou aparente perda objectividade.

Cada qual tem direito aos seus gostos e opiniões.

Excalibur sempre me disse mais que Conan.

Em Excalibur encontro uma história intemporal com imagens que me marcaram para sempre, servidas por uma banda sonora genial (Carl Orff e Richard Wagner juntos!!! querem melhor?). A cada novo visionamento de Excalibur, encontro novas interpretações para aquelas imagens herméticas, repletas de camadas e sub-camadas de informação. Certo que algumas actuações (em particular o próprio Artur) não são grande coisa, mas ao lado de Conan... :whistle:

Bugman wrote:sem que a produçao e as actuaçoes estejam acima do "Barbariano

Compara os prémios e as nomeações para cada um dos filmes em questão e tem particular atenção às categorias e ao tipo de prémio que está a ser atribuido ou nomeado (isto é, se se trata de um Óscar ou um Razzie ;) ):

http://www.imdb.com/title/tt0082348/awards

http://www.imdb.com/title/tt0082198/awards

Com isto não estou a dizer que condeno a tua preferência, antes pelo contrário. Cada um é senhor e soberano para gostar ou desgostar do quer que seja.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 29 May 2012 22:32

Fixe era um filme com o título: Excalibur vs Conan. Pode ser que a moda pegue :mrgreen:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 30 May 2012 00:08

Sharky wrote:Fixe era um filme com o título: Excalibur vs Conan. Pode ser que a moda pegue :mrgreen:

E já agora "dublado" em português :X .

Return to “Cinema”