999 Filmes - Uma Lista

nimzabo
Enciclopédia

Re: 999 Filmes - Uma Lista

Postby nimzabo » 18 Nov 2012 19:24

Já agora mais listas pelo mesmo autor, por exemplo animações e documentários:
http://www.imdb.com/user/ur25669217/lists

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 13 Jan 2013 00:09

Outra lista (em principio) cheia de filmes bons: http://www.imdb.com/list/kRZ4_1t9kpE/?s ... RZ4_1t9kpE

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Jan 2013 12:25

nimzabo wrote:Outra lista (em principio) cheia de filmes bons: http://www.imdb.com/list/kRZ4_1t9kpE/?s ... RZ4_1t9kpE

Assault on Precint 13 bom filme? Bem, nisso as opiniões dividem-se. ^_^ Aliás para que perder tempo a ver Carpenter se podemos ver logo a "fonte", Rio Bravo de Hawks?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 16 Jan 2013 13:00

Um instrumento de pesquisa engraçado: http://www.flickchart.com/charts
(mas não percebo como os resultados vão aparecendo alterados para as mesmas pesquisas, isto é, se definirem uma pesquisa e depois repetirem com os mesmos settings o resultado já vem diferente do que tinha vindo da 1ª vez)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Jan 2013 15:00

Thanatos wrote:
nimzabo wrote:Outra lista (em principio) cheia de filmes bons: http://www.imdb.com/list/kRZ4_1t9kpE/?s ... RZ4_1t9kpE

Assault on Precint 13 bom filme? Bem, nisso as opiniões dividem-se. ^_^ Aliás para que perder tempo a ver Carpenter se podemos ver logo a "fonte", Rio Bravo de Hawks?

:catfight: :mrgreen:

Estamos a falar de que Assault on Precint 13? Se for o do Carpenter, e tirando para fora da equação a questão de ser ou não um bom filme, parece-me que muito pouca coisa tem que ver com o Rio Bravo. A situação é vagamente parecida (um pequeno grupo de resistentes encurralados numa esquadra, e lá fora um "exército de maus" que os querem obliviar :D ), mas os filmes são substancialmente diferentes, pelo que a fonte não substitui de forma nenhuma a (reconhecida) homenagem. :)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 Jan 2013 19:47

É da boca do próprio a dita homage. Seja como for não é questão de substituir, é mesmo questão de perda de tempo a ver um filme xunga série z quando se pode aproveitar muito melhor o tempo a ver bom Cinema.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Feb 2013 14:51

Uma lista feita por personalidades portugesas que é capaz de ter boas sugestões para ti, ninzabo. Para ti e para toda a gente. :D

50 filmes que toda a gente deve ver

Fruto de um aturado trabalho de grupo, esta lista dos 50 melhores filmes de sempre não é necessariamente perfeita - nem esse podia ser, de resto, o nosso objetivo.

A lista responde apenas, e por via democrática, ao desafio pessoal e apaixonado de cada um dos seis autores que a formam.

Feitas as contas, é verdade que o trabalho se revelou ingrato para quem o assina, não deixando de ter o seu quê de absurdo: se a lista, elaborada com propostas de António Loja Neves, Francisco Ferreira, Jorge Leitão Ramos, Manuel S. Fonseca, Pedro Mexia, Vasco Baptista Marques, fosse publicada noutra altura, seria composta pelos mesmos filmes?, e o que fazer com tudo o que, por regra matemática, foi deixado de fora? A lista tratou de seguir uma norma principal: não repetir o nome de um realizador. Ou seja, apurados os resultados, este 'top 50' equivale ainda a uma homenagem a outros tantos realizadores.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 13 Feb 2013 15:41

Que lista mais rebuscada e que filmes tão antigos (na maioria) :blink:
Mas sim, hei de ver ver alguns com mais atenção.
O Couraçado Potemkin não sei que interesse possa ter. Para mim não faz muito sentido o cinema só por si mesmo, só pela técnica propriamente dita. Para mim tem que haver algum interesse naquilo que é filmado, na história por exemplo.
50 filmes que toda a gente devia ver... sinceramente não sei o que tenha o couraçado que mereça ser visto. Só por ter sido um marco ou por ter sido inovador na altura não me parece ser razão suficiente.
Se eu escolhesse 50 não sei se meteria algum dessa lista. Só se fosse o ET :D

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Feb 2013 17:47

nimzabo wrote:Que lista mais rebuscada e que filmes tão antigos (na maioria) :blink:

O bom Cinema é intemporal. :D (estou a brincar mas concordo com a "sentença" :P - melhor encher a lista com grandes filmes do passado do que com palhaçadas recentes)

O Couraçado Potemkin não sei que interesse possa ter. Para mim não faz muito sentido o cinema só por si mesmo, só pela técnica propriamente dita. Para mim tem que haver algum interesse naquilo que é filmado, na história por exemplo. 50 filmes que toda a gente devia ver... sinceramente não sei o que tenha o couraçado que mereça ser visto. Só por ter sido um marco ou por ter sido inovador na altura não me parece ser razão suficiente.

Esse filme em particular, dos que estão na lista, é tudo menos cinema só pela técnica, mesmo que essa vertente possa ser enaltecida pelo avanço que significou na altura. Tem um forte contexto e mensagem politico-sociais, e representa um episódio que sucedeu realmente - uma breve consulta à wiki fornece os dados concretos. Se a ti em particular não te interessa a história e/ou a História, isso uma situação a que o realizador era alheio na altura em que o filmou. :D

Se eu escolhesse 50 não sei se meteria algum dessa lista. Só se fosse o ET :D

Eu não vi os filmes todos, e dos que vi talvez colocasse dois ou três numa hipotética lista minha. O ET não seria um deles.

Alguém está disposto a entrar numa listmania-50 aqui para o fórum? :angel:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Feb 2013 00:57

nimzabo wrote: Para mim não faz muito sentido o cinema só por si mesmo, só pela técnica propriamente dita. Para mim tem que haver algum interesse naquilo que é filmado, na história por exemplo.

Epá -até parece que foi de propósito... :angel:

No livro-entrevista com François Truffaut Psico é dos filmes a que Hitch se refere com mais orgulho. Até comercialmente: aposta pessoal de fazer um filme “barato” aproveitando a leveza de uma estrutura de produção não muito distinta da exigida pelos episódios da sua série de televisão, Psico custou 800 mil dólares e rendera, até ao momento da conversa com Truffaut, mais de 13 milhões, rácio fabuloso que fez de Hitchcock (como produtor do filme) um homem rico. Mas sobretudo conceptualmente: Hitchcock orgulhava-se de que tal sucesso tivesse sido conseguido com aquilo a que chamava “cinema puro”. E queria com isso dizer que, não havendo no filme nada de especialmente agradável para o espectador, nem nada com que se pudesse identificar (nem um actor, nem uma personagem), o que envolvia a audiência era apenas e só a “pureza” do gesto cinematográfico, a eficácia total de uma construção de cinema e pelo cinema - o “controlo do universo”, como Godard lhe chama nas Histoire(s) du Cinéma. Essa “pureza”, o gesto pelo gesto, fora o que seduzira Hitch para a história original de Robert Bloch que o argumento adapta. Na conversa com Truffaut, o realizador não se mostra especialmente agradado com o livro, e quando Truffaut lhe pergunta “então, porquê?”, Hitch responde que foi a cena do chuveiro que lhe despertou o interesse. A cena do chuveiro: tour de force técnico-erótico, talvez o único momento em todo o cinema clássico americano em que a montagem “explode” como explodia em Vertov e Eisenstein, momento fulcral que liga o ralo de uma banheira às espirais de Vertigo, que liga o sublime e a porcaria, que põe os “buracos” (o ralo, o orifício na parede por onde Norman Bates espreita as suas hóspedes) no centro de tudo. O último plano do filme anterior de Hitch, Intriga Internacional, mostrava outro buraco, um túnel e um comboio a entrar nele. Maneira de dizer, também, que Psico tresanda a sexo de uma ponta à outra, e nunca nenhum filme tresandou a sexo de maneira tão perturbante

Esta citação foi retirada de uma crítica de Luís Miguel Oliveira ao Psicho, publicada hoje, aqui: http://ipsilon.publico.pt/cinema/filme.aspx?id=18892

Return to “Cinema”