Cabeça, excelente post - já me deliciei a escutar as palavras do Woody nos vídeos e a relembrar o que ele escreveu nessa entrevista.
Forbidden wrote:Mas sinceramente, acho um pouco estranho que ele fosse tao fa do Bergman, visto que os seus filmes tem um tom totalmente oposto ao dele. Os filmes do Bergman sao bastante dramaticos e pessimistas (pelo menos os dos anos 60 e 70) enquanto que os do Woody Allen, pelo que me e dado a entender, são bastante light e optimistas, e com humor. As unicas parecenças que encontro e serem ambos realizadores que movem os seus filmes pelo dialogo, e que fazem filmes pequenos (á volta de 90 minutos).
Forbidden, penso que tens de ver mais filmes do Allen e mais filmes do Bergman antes de tirares mais conclusões

. Há aqui vários pontos com os quais não concordo. Se é verdade que os filmes do Bergman são, de uma forma geral, bastante dramáticos e pessimistas, muitos dos do Allen, mesmo com uma forte dose de humor pelo meio, também o são (é um equilíbrio difícil, mas que ele consegue conjugar bem na maior parte das situações). Quantos não terminam mesmo de uma forma bastante amarga...!? Depois, há mesmo três filmes do Allen que estão completamente fora do género humorístico: o
Interiors, o
September e o
Another Woman - os dois primeiros são homenagens ao Berman com um estilo mais ou menos decalcado do dele, e o terceiro (o melhor dos três) também não anda longe disso. A entrevista menciona o
Love and Death e o
The Seventh Seal, mas há mais: o
Comédia Sexual de uma noite de Verão é outra homenagem directa a uma comédia do Bergman (que também fez umas quantas), o
Sorrisos de uma noite de Verão.
Em último queria dizer que aquilo os une não é, de todo, o tom que colocam nos seus filmes, são antes as temáticas sobre as quais se debruçam e filosofam (a dúvida, o sentido da vida, a morte e o amor, as relações conjugais atribuladas, a constante insatisfação com o "agora" e com aquilo que se tem, a fobia ao género humano...) - nesse capítulo, são a mais das vezes cineastas muito próximos.
E há ainda o Fellini, outro "pessimista" que se enquadra neste molde e que também foi directamente homenageado pelo Allen no
Stardust Memories, um meio-comédia - meio-drama...