Trailers em Alta Definição

Rui Ramos
Dicionário

Re: Trailers em Alta Definição

Postby Rui Ramos » 22 Dec 2011 15:17

grayfox wrote:A não ser que lhe caia a máquina de projeção em cima não estou a ver como é que um livro fica estragado por um filme.

De tantas e variadas maneiras, basta que a interpretação do livro pelo realizador seja diametralmente oposta à minha, para a experiência se perder.

Uma palavra, uma imagem despertam emoções diferentes em cada leitor, só isso é suficiente.

O trailer mostrou um mundo demasiado limpinho que contraria o traço sujo das ilustrações do livro.

O filme necessitava de uns filtros, uma imagem mais granulada para captar o espírito. E aquele polícia (demasiado comic relief estraga o espírito do livro também).

E qual é o espírito do livro perguntam vocês?

O encanto pelo mistério e pelo desconhecido (já alguma vez viram os filmes de Georges Méliès? é esse fascínio que está a falhar neste trailer).

Que importa que seja o nome de Martim Scorsese, o trailer não capta a magia do livro lamento.

Viram Prestige de Nolan, esse é mais o tipo de tons (tonalidades de cores) e ambiente que se exigia ao filme Hugo Cabret. Minha humilde opinião, claro. :cheers:

E o 3D tem tudo para descambar em sequências intermináveis só para encher o olho à lá Christmas Carol com o Jim Carrey. Mais um receito meu que possa vir a perturbar e a estragar a magia do livro. Posso vir a estar enganado, não seria a primeira vez... (embora, nestes casos, seja raro). ;)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Dec 2011 15:39

mas o livro fica estragado em quê? a experiência que tiveste a ler o livro nunca mais será alterada. se o fores reler, as palavras continuarão a ser as mesmas. a qualidade do livro não continuará a ser a mesma? ou se o filme for mau, o livro também perde qualidades?

sinceramente é um conceito que não se me entranha. eu li um livro, gostei, independentemente dos filmes que vier a ver, a experiência que tive a ler o livro nunca será alterada. la me interessa se fazem boas ou más adaptações.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 22 Dec 2011 16:14

:tu: Tens razão, o livro não fica estragado. A má adaptação cinematográfica é que arruína a história.

E é isso que me preocupa, a história e não o formato (ou media) em que nos é servida.

Quando contas uma história, podes adaptá-la de mil e uma maneiras, alterar-lhe algumas palavras, alterar o ritmo em certos momentos, acrescentar ou mesmo cortar, mas não podes alterar-lhe a essência, não podes eliminar-lhe a sua alma.

Exemplo: Peter Jackson alterou em muito o LOTR de Tolkien, mas conseguiu captar a essência daquele universo (já estou a ouvir os puristas a atirarem-se ao tecto :P ). O que digo é: quando vejo LOTR, o filme, acredito que estou na terra média, o mesmo já não acontece com Hugo Cabret, aquele não é exactamente o ambiente que a história no livro transmitia. Pode ser que depois durante o visionamento do filme me esqueça deste pormenor mas para já não convence e apenas partilhei esse meu receio convosco.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Dec 2011 16:21

sim, desse ponto de vista ja entendo mais o que queres dizer.

mas para isso tens de te convencer de que um livro e um filme são meios completamente diferentes, não podes esperar ter a mesma experiencia com um ou outro so porque se baseiam na mesma historia.

o truque é imaginares que existem livros e existem filmes, mundos aparte. dentro de cada grupo existe a historia do Hugo Cabret, cada qual á sua maneira.

pelo contrario se imaginares que existe a historia do Hugo Cabret, dentro da qual existe filme e livro, tens mais a tendencia te comparar um e outro. it is not the spoon that bends, it is only yourself. :D

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 22 Dec 2011 17:44

Sim, um livro e um filme são meios diferentes, usam linguagens diferentes e tal e coiso, mas como disse, Prestige de Christopher Nolan é mais próximo de Hugo Cabret, o livro, do que Hugo Cabret, o filme aparenta ser. E já agora lembrei-me de outro filme que evoca mais o espírito de Cabret o livro: Moulin Rouge.

Mas já reparaste que andamos a discutir tanto por causa de um trailer :P Deixa ver o filme e depois conversamos a ver se a minha suspeita se confirma ou não.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Dec 2011 18:37

Rui Ramos wrote:Que importa que seja o nome de Martin Scorsese, o trailer não capta a magia do livro lamento.

Depende daquilo que for a tua "relação com o realizador". No meu caso, o Scorsese importa TUDO, a ponto de fazer a diferença entre ficar interessado em ver o filme, ou não ficar, independentemente de uma eventual adaptação próxima/fiel ao tom/ambiente do livro (que não li, conheço muito pouco, e não me vai influenciar em nada quando for ver o filme ;) ).

Em relação ao trailer, posso dizer que fiquei decepcionado com aquilo que vi no primeiro que foi lançado (há uns meses atrás), mas bastante mais entusiasmado com o mais recente.

A propósito do filme em si (e daquilo que será material que não está no livro) e do uso do 3D, sugiro estas leituras:

http://thefilmstage.com/features/10-cla ... eses-hugo/

http://www.deadline.com/2011/11/oscar-h ... enefitted/
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Dec 2011 18:51

Samwise wrote:
Rui Ramos wrote:Que importa que seja o nome de Martin Scorsese, o trailer não capta a magia do livro lamento.

Depende daquilo que for a tua "relação com o realizador". No meu caso, o Scorsese importa TUDO, a ponto de fazer a diferença entre ficar interessado em ver o filme, ou não ficar, independentemente de uma eventual adaptação próxima/fiel ao tom/ambiente do livro (que não li, conheço muito pouco, e não me vai influenciar em nada quando for ver o filme ;) ).

Em relação ao trailer, posso dizer que fiquei decepcionado com aquilo que vi no primeiro que foi lançado (há uns meses atrás), mas bastante mais entusiasmado com o mais recente.

A propósito do filme em si (e daquilo que será material que não está no livro) e do uso do 3D, sugiro estas leituras:

Para quê ler livros quando se tem o filme, né? :P

Seja como for eu li o livro/graphic novel e não achei nada assim de tão transcendente. Lê-se e tal mas pouco mais.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 22 Dec 2011 19:58

Qual Hobbit qual quê, eu quero é disto :devil:

The Expendables 2, with NORRIS NORRIS NORRIS :clap:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 23 Dec 2011 13:45

Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 23 Dec 2011 15:45

Thanatos wrote:
Samwise wrote:

Depende daquilo que for a tua "relação com o realizador".

No meu caso, o Scorsese importa TUDO, a ponto de fazer a diferença entre ficar interessado em ver o filme, ou não ficar, independentemente de uma eventual adaptação próxima/fiel ao tom/ambiente do livro (que não li, conheço muito pouco, e não me vai influenciar em nada quando for ver o filme ;) ).

Para quê ler livros quando se tem o filme, né? :P

Seja como for eu li o livro/graphic novel e não achei nada assim de tão transcendente. Lê-se e tal mas pouco mais.[/quote]

Como já escrevi anteriormente: "Uma palavra, uma imagem despertam emoções diferentes em cada leitor, só isso é suficiente" e completo, para termos sentimentos diferentes perante uma obra.

Hugo Cabret trouxe luz a todo um imaginário que me seduz particularmente e ainda introduziu-me aos filmes de Georges Méliès.

Quanto aos artigos que postast companheiro Sam, só posso dizer-te que se tivesses lido o livro não terias perdido tempo a postá-los, pois Scorcese mais não fez que adaptá-los do livro. Só mostra que o realizador fez o trabalho de casa. Basta visionar o trailer para perceber que ele adaptou o livro e fez acrescentos.

Mas a mim não interessa se ele filmou a mesma cena exactamente como o Georges Méliès. O problema é que o filme parece demasiado com o look de Polar Express e menos com o look do livro que o inspirou. Percebes? Está muito limpinho. Scorcese podia ter feito algo que parecesse mais velho, mais antigo. Mas provavelmente não iria atrair as novas gerações tão dadas à limpeza e ao digital e pior ao 3D. ;)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 23 Dec 2011 17:33

Rui Ramos wrote:Mas a mim não interessa se ele filmou a mesma cena exactamente como o Georges Méliès. O problema é que o filme parece demasiado com o look de Polar Express e menos com o look do livro que o inspirou. Percebes? Está muito limpinho. Scorcese podia ter feito algo que parecesse mais velho, mais antigo. Mas provavelmente não iria atrair as novas gerações tão dadas à limpeza e ao digital e pior ao 3D. ;)

Sim, Rui, eu entendo-te e até passo pelas mesmas brasas quando me acontece a mesma coisas com outras adaptações de que conheço o livro, mas por outro lado também gosto de poder avaliar e saborear ao trabalho do realizador sem ter os grilhões da obra original por arrasto. Este é um desses casos. Vai ser tudo "original" para mim. Cada vez mais privilegio este "desconhecimento prévio" quando vou ver um filme. Já sei que o mesmo caso se aplica depois ao livro (como já conheço a história, vou perder as principais surpresas)... só posso dizer que é uma questão "situacional", depende dos nomes envolvidos.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 26 Dec 2011 16:21

Thanatos wrote:

Ridley Scott de volta, a fechar o círculo.
Aguentar os meses até à estreia é que vai ser pior... affff!
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 26 Dec 2011 19:24

Ripley wrote:Ridley Scott de volta, a fechar o círculo.
Aguentar os meses até à estreia é que vai ser pior... affff!

Não sei porquê, mas este trailer não me entusiasmou nadinha. O tom do filme, e a abrangência do cenário, que parece em "larga escala", parecem deslocados dos ambientes interiores e claustrofóbicos dos outros filmes. Há uma certa desproporção entre a "filosofia alien" mais recatada e o grande espectáculo de FC que o trailer mostra...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 26 Dec 2011 20:09

Mas este filme não pertence á franchise pois não? Apenas se passa no mesmo Universo, penso eu.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 26 Dec 2011 20:28

grayfox wrote:Mas este filme não pertence á franchise pois não? Apenas se passa no mesmo Universo, penso eu.

É uma suposta prequela. O guião tem estado rodeado de algum secretismo o que na era do twitter e do facebook é em si algo alien.

Return to “Cinema”