Qual o último filme que viste e o que achaste

Samwise
Realizador

Re: Qual o último filme que viste e o que achaste

Postby Samwise » 17 Aug 2007 16:40

acrisalves wrote:Já cá tenho a banda sonora que também achei genial.

Samos dois!

"Down in Mexico" - Acho que nunca mais me vou esquecer dessa faixa... :lol2:
(e vai direitinha para a minha colectânea de oldies)

acrisalves wrote:Já agora, o que adorei mesmo mesmo foi o final do filme :biggrin:

Estás a brincar, ou estás a falar a sério? É que acho que mesmo ninguém estava à espera daquilo... :mrgreen4nw:

Eu ainda não sei de gostei do final. Ainda estou a digerir... Agora, até lá: Yaaaahoooooooooooooooo! Girl Power!

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 17 Aug 2007 17:25

Não vejo filmes em cinemas... aliás, para dizer a verdade, vivo numa caverna com um fogãozinho a gás, uma candeia e livros por todo o lado... :stu:

Dharma
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 25 Aug 2007 01:43

Samwise wrote:
acrisalves wrote:Já cá tenho a banda sonora que também achei genial.

Samos dois!

"Down in Mexico" - Acho que nunca mais me vou esquecer dessa faixa... :lol2:
(e vai direitinha para a minha colectânea de oldies)

acrisalves wrote:Já agora, o que adorei mesmo mesmo foi o final do filme :biggrin:

Estás a brincar, ou estás a falar a sério? É que acho que mesmo ninguém estava à espera daquilo... :mrgreen4nw:

Eu ainda não sei de gostei do final. Ainda estou a digerir... Agora, até lá: Yaaaahoooooooooooooooo! Girl Power!

Sam

Sim, a banda sonora anda cmg no MP3. Sim, tb a down in mexico e a seguinte.
E sim, estou a falar a serio. adorei o final. GREAT.

SPOILERS AHEAD

adorei a reviravolta ... o filme parece quase ter dois momentos, serem as duas faces da moeda... e sim... adorei mesmo o final... :biggrin:

Beatrice
Manifesto

Postby Beatrice » 15 Oct 2007 18:20

Vi ontem A Vida Interior de Martin Frost. Gostei muito! Adorei tanto que tenho vontade de o ver outravez.
<i><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->We should read to give our souls a chance to luxuriate. <br /><!--sizec--></span><!--/sizec--></i><i><b><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Henry Miller<!--sizec--></span><!--/sizec--></b></i>

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Oct 2007 00:57

"The Bourne Ultimatum - Ultimato", de Paul Greengrass.

A adaptação do terceiro volume da obra homónima de Robert Ludlum é um delírio visual. É aquilo que os mais recentes filmes do 007 desejariam ser e não são. É um filme de acção state-of-the-art disfarçado de thriller de espionagem. Faz, claro, alguma cedências à verosimilhança e ao conceito físico de realidade (o homem é um feito de aço maleável), mas enfim, não se pode ter tudo.
Onde o segunda da série falha redondamente (nas cenas de acção), este supera tudo e todos. Boa realização de Greenrrass e sobretudo excelente montagem - carregada de tensão e suspense.

Vão ver, que vale a pena.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2007 11:08

Um resumo dos filmes que vi no último mês, por nenhuma ordem em particular:

Cinema
"Planet Terror", Robert Rodriguez - 9/10
"The Bourne Ultimatum", Paul Greengrass - 8/10

DVD
"The Grapes of Wrath", John Ford - 7/10 (desilusão, desilusão, desilusão - parece que não houve coragem para filmar o romance com a dureza que mericia - pena, porque tinha tudo o conseguir...)
"The Bad Lieutenant", Abel Ferrara - 8/10
"Raging Bull", Martin Scorsese - 10/10
"Children of Men", Alfonso Cuaron - 9/10 (grande surpresa, este)
"The Prestige", Christopher Nolan - 8/10
"The Fountain", Daren Aronofski - 6/10
"The Perfume", (não me lembro de quem) - 4/10
"Birth", Jonathan Glazer - 4/10
"21 Grams", Alejandro González Iñárritu - 7/10
"Seabiscuit", Gary Ross - 9/10
"Thirteen Days", Roger Donaldson - 8/10

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 02 Nov 2007 15:59

Samwise wrote:"The Grapes of Wrath", John Ford - 7/10 (desilusão, desilusão, desilusão - parece que não houve coragem para filmar o romance com a dureza que mericia - pena, porque tinha tudo o conseguir...)

Oh Sam :sad: Não gostaste da obra-prima do Ford??!!! Com o Henry Fonda num dos seus papéis mais vulneráveis???!!! E o clássico discurso final???!!!! Mas um filme precisa de seguir tintin por tintin o livro? (Ainda não li o livro mas sei a cena a que te referes. Achas mesmo que ela seria filmada num tempo em que eram os estúdios que mandavam?)

azert
Edição Única

Postby azert » 02 Nov 2007 16:44

O último filme que vi, digno desse nome, foi o<!--sizeo:2-->[size=85]<!--/sizeo--> "Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus" (de há uns anos para cá, tenho seguido mais filmes como o "Shrek" e outros que tais! :devil: ).

O filme começa com uma imaginada descrição da vida de uma dona de casa dos anos 50 e de como ela se sente sufocar na sombra do marido, fotógrafo. O suposto encontro com um vizinho excepcional fá-la dar o salto e tornar-se na fotógrafa que foi.

A fotografia do filme é excelente!
<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2007 17:25

*** Possible Spoilers ***

A obra-prima dele?

É verdade que ao nome John Ford estão associadas inúmeras obras-primas do cinema, incluindo este "The Grapes of Wrath". Também é verdade que posso estar a ser um pouco parcial ao fazer uma comparação, ainda que de forma implicita, entre o romance e o filme. Mas não posso deixar de o fazer. É que onde o livro é lancinante, o filme é apagado, onde livro é revoltante, o filme é esperançoso, onde o livro é arrojado, o filme é condescendente. Sim, certo, havia o tal controlo apertado por parte dos estúdios, e do governo, e o cinema não podia ir muito longe na exposição de certas verdades e na exploração de certas cenas. Isto podia servir como desculpa para o filme não poder ir mais longe, mas o facto é que não posso avaliar um filme baseando-me em possíveis possibilidades. Não gostei da leveza de certos momentos e da eliminação de outros.

Não é só pelo final que reclamo... há muitas outras partes que foram cortadas por conveniência do argumento (onde é que está a parte das cheias, por exemplo), tornando a lenta descida aos infernos numa escadaria com muito menos degraus do que o que era suposto, e que ainda por não chega bem ao seu destino.

Numa coisa tens razão: tens razão quando falas das interpretações. E não é só o Fonda que sobressai, a Jane Darwell está ao mesmo nível ou ainda acima dele. Os grandes planos das faces carregadas de tristeza e de desespero ficaram-me na memória. Só tenho pena que não tenham investido mais na caracterização dos outros membros da família. Talvez houvesse espaço para um retrato mais memorável.

Não gostei do tal discurso final do Fonda*, que por acaso já conhecia (foi parodiado vezes sem conta, uma das quais, salvo erro, no Hot Shots). Soa a moralismo forçado, para mim um erro evitável. Mas o Ford, verdade seja dita, filmou alguns dicursos do género em outros filmes seus.

Ando com algum azar nos clássicos que ando a escolher. Já aconteceu com o "Great Expectations" do Lean (acerca do qual tinha.... grandes esperanças :biggrin:), aconteceu com o "À Beira do Abismo" do Hawks, e aconteceu com o "The Maltese Falcon" do Huston (esse ainda tem desculpa, porque estava cheio de sono e não deu para ver com olhos de ver).
Vamos ver como se safa o "To Kill a Mockingbird"... Até estou com medo.

Sam

* "Then it don't matter. I'll be all around in the dark - I'll be everywhere. Wherever you can look - wherever there's a fight, so hungry people can eat, I'll be there. Wherever there's a cop beatin' up a guy, I'll be there. I'll be in the way guys yell when they're mad. I'll be in the way kids laugh when they're hungry and they know supper's ready, and when the people are eatin' the stuff they raise and livin' in the houses they build - I'll be there, too."

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2007 17:28

azert wrote:(de há uns anos para cá, tenho seguido mais filmes como o "Shrek" e outros que tais! :devil: ).

Nem digas nada... Acho que já vi o "Bambi" e o "Dumbo" umas quinhentas vezes. :wacko:

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 02 Nov 2007 20:58

Bem, não concordo contigo em relação ao filme. Partes, no meu entender, de uma perspectiva errada ao querer comparar o livro com o filme. Julgas "As Vinhas da Ira" como uma mera adaptação quando o Ford é tão autor como o Steinbeck e foi buscar ao livro aquilo que lhe interessava. Quando falei da influência dos estúdios estava só a dizer meia-verdade. Mesmo sem ela (e também não sei se ela existiu), estou convencida de que o filme sairia o mesmo.

Quanto aos autores, não nos podemos esquecer do John Carradine, um dos actores fétiche do Ford. Também não concordo com o que dizes em relação ao resto da família. Se há uma coisa que o Ford é espectacular é na caracterização humana com grande economia de meios. Só os enquadramentos. O sofrimento daquela família sente-se e é visível.

O discurso final é um momento muito poderoso, mesmo para os tempos cínicos actuais. Não te esqueças que o filme é de 39. A Grande Depressão era uma memória muito fresca. De qualquer modo, não é um filme nada datado.

Ando com algum azar nos clássicos que ando a escolher. Já aconteceu com o "Great Expectations" do Lean (acerca do qual tinha.... grandes esperanças biggrin.gif), aconteceu com o "À Beira do Abismo" do Hawks, e aconteceu com o "The Maltese Falcon" do Huston (esse ainda tem desculpa, porque estava cheio de sono e não deu para ver com olhos de ver).
Vamos ver como se safa o "To Kill a Mockingbird"... Até estou com medo.

Não percebo o desapontamento. Esses são grandes filmes. Principalmente o "À Beira do Abismo". (Então neste é que não deves compará-lo com o livro. Na realidade o Howard Hawks esteve-se a borrifar para o livro. Ele queria era filmar o par Bacall/Bogart.)

Excerto de uma entrevista que Hawks deu a McBride:

"McBride: É verdade que quando estava a fazer o filme, mandou um telegrama a Raymond Chandler a pedir-lhe que explicasse o que é que se passava na história?

Hawks: Pedi-lhe que me explicasse quem matava quem e porquê. Telegrafou-me a dizer que era um tal Georges qualquer coisa. Respondi-lhe que não podia ser esse Georges porque, na altura do crime, já estava a banhos. Chandler voltou a telegrafar-me e disse: 'Então, também não sei'. O que é verdade é que não tinha importância nenhuma. Foi a primeira vez que fiz um filme em que eu próprio não percebi nada da história e decidi que não is tentar perceber nem explicá-la. Ia só tentar que fosse um bom filme com boas cenas."

stereomind
Manifesto

Postby stereomind » 03 Nov 2007 14:40

Vi ontem no King o filme Les Chansons d'amour de Honoré e gostei imenso... Lindo e triste (mesmo como eu gosto). Já agora, alguém sabe qual é o livro que a irmã (SPOILER) l_ê n_o f_u_n_e_r_a_l?!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 Nov 2007 10:44

annawen wrote:Bem, não concordo contigo em relação ao filme. Partes, no meu entender, de uma perspectiva errada ao querer comparar o livro com o filme. Julgas "As Vinhas da Ira" como uma mera adaptação quando o Ford é tão autor como o Steinbeck e foi buscar ao livro aquilo que lhe interessava.
Talvez. Mas não é voluntártio. É impossível ignorar o livro quando estás a ver o filme. Até porque partes, também de certa forma involuntária, com grandes espectativas, que depois não se confirmam. Não há nenhuma novidade em relação ao livro. Não achei o trabalho de realização nada de especial. Nenhum rasgo de génio por parte do realizador. Tem um muito bom uso da palete a preto-branco, e mais a tal fixação pelos grandes planos das caras dos actores contra uma planície quanse sempre árida, mas é tudo. (até o tal discurso, suponho que tenha sido obra do argumentista) É que mesmo nenhuma. Só há vezes sem conta em que te interrogas onde foram parar certas partes.
Eu mencionei que estava a ser parcial por causa do livro. Não o consigo evitar. Tive azar. :sad:

Quanto aos autores, não nos podemos esquecer do John Carradine, um dos actores fétiche do Ford. Também não concordo com o que dizes em relação ao resto da família. Se há uma coisa que o Ford é espectacular é na caracterização humana com grande economia de meios. Só os enquadramentos. O sofrimento daquela família sente-se e é visível.
A família, com um todo, sim. Individualmente, só retenho a mãe e o filho.
A economia de meios é notória neste filme. Deixou a caracterização da maior parte do personagens fora das filmagens... :mrgreen4nw: (me bad!)

E eu não "não gostei do filme". :rolleyes: Gostei do filme, mas longe de o considerar uma obra-prima.

Não percebo o desapontamento. Esses são grandes filmes. Principalmente o "À Beira do Abismo". (Então neste é que não deves compará-lo com o livro. Na realidade o Howard Hawks esteve-se a borrifar para o livro. Ele queria era filmar o par Bacall/Bogart.)

É verdade. Não sei o que se passa. Se calhar espero sempre que estejam ao nivel dos livros. Tenho de começar a fazer ao contrário... :tongue:

Em relação ao "The Big Sleep": as coisas passam-se tão depressa que nem dá tempo para perceber o que está a acontecer. Se não tivesse lido o livro, não ficava nem com uma ponta de ideia acerca da trama detectivesca narrada pelo filme (e no livro já andei às aranhas, lol).
E ainda amaciaram de mais a personagem do Marlowe. Aqueles amores... :dry: (mas pronto... fica para a história).

Este fim de semana vi:
"Blood Diamond", Edward Zwick - 8/10 (sacrilégio... estou a dar-lhe mais do que ao "The Grapes... :mrgreen4nw:)
"Wag the Dog", Barry Levinson - 3/10 (Bom argumento, enorme despedício de meios e talentos)
"The Mighty", Peter Chelsom - 6/10

Sam

Return to “Cinema”