Os 30 melhores westerns

annawen
Livro Raro

Os 30 melhores westerns

Postby annawen » 29 Apr 2009 18:22

Seguindo o outro tópico, eis aqui a minha lista daqueles que são, para mim, os 30 melhores westerns do cinema.

Critério de selecção: gosto pessoal.

1. A Desaparecida (John Ford)
2. Rio Bravo (Howard Hawks)
3. Man of the West (Anthony Man)
4. Rio Grande (John Ford)
5. Rio Vermelho (Howard Hawks)
6. O Homem que Matou Liberty Valance (John Ford)
7. Johnny Guitar (Nicholas Ray)
8. Os Dominadores (John Ford)
9. The Man from Laramie (Anthony Man)
10. A Quadrilha Selvagem (Sam Peckinpah)
11. My Darling Clementine (John Ford)
12. Far Country (Anthony Man)
13. Winchester 73 (Anthony Man)
14. Esporas de Aço (Anthony Man)
15. Imperdoável (Clint Eastwood)
16. A Caravana Perdida (John Ford)
17. El Dorado (Howard Hawks)
18. Brockeback Mountain (Ang Lee)
19. Aconteceu no Oeste (Sergio Leone)
20. Rancho Notorious (Fritz Lang)
21. Rio Sem Regresso (Otto Preminger)
22. O Regresso de Frank James (Fritz Lang)
23. Cavalgada Heróica (John Ford)
24. The Bend of the River (Anthony Man)
25. The Run of the Arrow (Samuel Fuller)
26. Two Rode Together (John Ford)
27. Ride the High Country (Sam Peckinpah)
28. O Bom, o Mau e o Vilão (Sergio Leone)
29. The Furies (Anthony Man)
30. The Man Without A Star (King Vidor)

Acrescentem a vossa. Talvez cheguemos aos 101.

EDIT: Os filmes que foram sendo sugeridos, por ordem de post.

31. High Noon (Fred Zinemann)
32. Duelo ao Sol (King Vidor)
33. Little Big Men (Arthur Penn)
34. Dead Man (Jim Jarmusch)
35. Dances with Wolfes (Kevin Costner)
36. Heaven's Gate (Michael Cimino)
37. 3:10 to Yuma (James Mangold?)
38. Bury My Heart At Wounded Knee (Yves Simoneau)
39. Blazing Sadles (Mel Brooks)
40. Por um Punhado de Dólares (Sergio Leone)
41. Por Mais Alguns Dólares (Sergio Leone)
42. Duelo de Gigantes - The Missouri Brakes (Arthur Penn)
43. Silverado (Lawrence Kasdan)
44. Álamo (John Wayne???)
45. The Outlaw Josey Wales (Clint Eastwood)
46. High Plains Drifter (Clint Eastwood)
47. Pale Rider (Clint Eastwood)
48. Dodge City (Michael Curtiz)
49. McCabe & Mrs Miller (Robert Altman)
50. The Big Sky (Howard Hawks)
51. Bandolero (Andrew V. McLaglen)
52. Ride, Vaquero (John Farrow)
53. 40 Guns - 40 Cavaleiros (Samuel Fuller)
54. Shane (George Stevens)
55. Gunfight at O.K. Corral (John Sturges)
56. Pursued (Raoul Walsh)
57. The Shootist (Don Siegel)
58. True Grit (Henry Hathaway)
59. The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (Andrew Dominic)
60. The Three Burials of Melquiades Estrada (Tommy Lee Jones)
61. No Country for Old Men (irmãos Coen)
62. There Will Be Blood (Paul-Thomas Anderson)
63. Bring Me the Head of Alfredo Garcia (Sam Peckinpah)
64. The Big Trail (Raoul Walsh)
65. Butch Cassidy and the Sundance Kid (George Roy Hill)
66. The Magnificent Seven (John Sturges)
67. Jeremiah Johnson (Sydney Pollack)
68. The Great Train Robbery (Edwin S. Porter)
69. Geronimo: An American Legend (Walter Hill)
70. Extreme Prejudice - A Fronteira do Perigo (Walter Hill)
71. The Long Riders (Walter Hill)
72. The Ballad of Cable Hogue (Sam Peckinpah)
73. Pat Garrett and Billy the Kid (Sam Peckinpah)
74. The Missing (Ron Howard)
75. 3:10 to Yuma (Delmer Daves)
76. Vera Cruz (Robert Aldrich)
77. The Professionals (Richard Brooks)
78. The Ox-Bow Incident (William Wellman)
79. The Gunfighter (Henry King)
80. Forty Guns (Samuel Fuller)
81. Open Range (Kevin Costner)
82. Hondo (John Farrow)
83. The Proposition (John Hillcoat)
84. Cimarron (Wesley Ruggles)
85. The True Story of Jesse James, de Nicholas Ray
86. The Plainsman, de Cecil B. DeMille
87. The Devil's Doorway, de Anthony Mann
88. Tumbleweeds, de King Baggot e William S. Hart
89. Destry Rides Again, de George Marshall
90. Ulzana´s Raid, de Robert Aldrich
91. The Comancheros - Michael Curtiz
92. The Law and Jake Wade - John Sturges
93. Sargeant Rutledge - John Ford
94. Cheyenne Autumn - O Grande Combate - John Ford
95. The Horse Soldiers - John Ford
Last edited by annawen on 05 May 2010 18:18, edited 1 time in total.

Samwise
Realizador

Re: Os 30 melhores westerns

Postby Samwise » 29 Apr 2009 18:54

Podemos também discutir as escolhas (e embirrar com elas?) :biggrin:

Tenho pouco ou nada a acrescentar a essa lista. Os únicos de relevo que tenho por ora em mente são:

- High Noon, de Fred Zinnemann (algures lá no topo)
- Duel in the Sun, King Vidor
- Little Big Man, Arthur Penn
- Dead Man, Jim Jarmusch
- Dances With Wolves, Kevin Costner (já sei que é escolha controversa, mas gostei do filme)

Alguns que não colocaria na lista, apesar de alguma notoriedade:
- Bend of the River
- The Naked Spur
- Jeremiah Johnson,
- The Magnificent Seven
- Shane
- Butch Cassidy and the Sundance Kid

Annawen, viste alguma coisa do Delmer Daves? (tipo Broken Arrow, ou 3:10 to Yuma)

O teu 19, em Português, é Aconteceu no Oeste. O Era uma vez no Oeste é uma minisérie convertida a filme, e nada tem que ver com o Leone.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 29 Apr 2009 19:18

Samwise wrote:Podemos também discutir as escolhas (e embirrar com elas?) :biggrin:

Até ficava um pouco desapontada se isso não acontecesse. :biggrin:

Tenho pouco ou nada a acrescentar a essa lista. Os únicos de relevo que tenho por ora em mente são:

Sobre este já sabes a minha opinião.

Estava na minha lista inicial. Acabei por tirá-lo porque apesar de considerar um excelente filme não me chega ao coração.

- Little Big Man, Arthur Penn
- Dead Man, Jim Jarmush

Não vi.

- Dances With Wolves, Kevin Kostner (já sei que é escolha controversa, mas gostei do filme)

Não apreciei muito o filme.

Annawen, viste alguma coisa do Delmer Daves? (tipo Broken Arrow, ou 3:10 to Yuma)

O "Broken Arrow" é uma seca. Com o mesmo tema mas muito melhor tens "Run of the Arrow" do Samuel Fuller. Está na lista.

O "Yuma" nunca vi.

O teu 19, em Português, éAconteceu no Oeste. O Era uma vez no Oeste é uma minisérie convertida a filme, e nada tem que ver com o Leone.

Obrigada, Sam. Vou modificar.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Apr 2009 20:29

Estava ali a mencionar que não consideraria alguns títulos para a lista, mas esqueci-me que a meta são os 101... :rolleyes: É bastante provável que aqueles títulos venham a aparecer no livro, quando este sair lá para 2010 (não duvido nada que seja uma das escolhas seguintes da editora).

annawen wrote:
Samwise wrote:Podemos também discutir as escolhas (e embirrar com elas?) :biggrin:

Até ficava um pouco desapontada se isso não acontecesse. :biggrin:

Três alvos: o She Wore a Yellow Ribbon (até acho que está bem na lista, mas acerca o qual tenho a queixa habitual a fazer... :mrgreen4nw: ) e os outros dois que já mencionei do Mann, o Bend... e o Naked..., por outras razões. Mas fica para amanhã, que agora estou com pouco tempo...

Quê, mas ainda manténs essa opinião? :devil2:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 29 Apr 2009 20:39

annawen wrote:

Estava na minha lista inicial. Acabei por tirá-lo porque apesar de considerar um excelente filme não me chega ao coração.

Não vos perdoava se este filme não estivesse incluído... :whistling: Annawen, além de também o achar um excelente filme, foi daqueles que me chegou ao coração e o arrebatou! Aquela paixão da Pearl é inesquecível!
Acho que já tinha falado com o Sam sobre este filme, de todos os westerns que vi (e volto a repetir, já há muito tempo que não me dedico a eles), este talvez seja o que mais me marcou (juntamente com o Gunfight at OK Curral e o Rio Grande).

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Apr 2009 21:44

Heaven's Gate, Michael Cinimo (não sei como me escapou)...

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 29 Apr 2009 23:07

Samwise wrote:Três alvos: o She Wore a Yellow Ribbon (até acho que está bem na lista, mas acerca o qual tenho a queixa habitual a fazer... :mrgreen4nw: )

hum, deixa-me adivinhar... problemas com o enredo?

E não gostaste do "Esporas de Aço"?!!! :see_stars:

Quê, mas ainda manténs essa opinião? :devil2:

Tal com há paixões também há embirrações. :devil: Se a lista se regesse por um critério de importância histórica, para além do gosto pessoal, então eu tê-lo-ia incluído. Assim...

Não vos perdoava se este filme não estivesse incluído... whistling.gif Annawen, além de também o achar um excelente filme, foi daqueles que me chegou ao coração e o arrebatou! Aquela paixão da Pearl é inesquecível!

Ok, tens razão. Pronto mete-se na lista juntamente com os filmes que o Sam sugeriu. Para mim o filme tem o problema de ser demasiado "over the top". E eu também não sou grande fã da Jennifer Jones. Mas concordo que deveria figurar.

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 30 Apr 2009 00:06

Não é o género que melhor conheço, mas afirmo sem sombra de dúvida que o 3:10 to Yuma merece estar nesta lista. É um filme de uma intensidade fabulosa.

Um filme recente que também acho que merece menção:
- Bury my heart at wounded knee, de Yves Simoneau

E por fim, de um dos meus realizadores favoritos:
- Blazing Saddles, de Mel Brooks

Titantropo
Livro de Bolso

Postby Titantropo » 30 Apr 2009 00:42

Sofiushka wrote:E por fim, de um dos meus realizadores favoritos:
- Blazing Saddles, de Mel Brooks

Este é uma comédia. Pode-se incluir em duas listas.

Por mim acrescentava o Por um punhado de dólares, Por uns dólares mais, Duelo de gigantes e Silverado (este ainda nem sequer o vi). E o Álamo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 10:19

Sofiushka wrote:Não é o género que melhor conheço, mas afirmo sem sombra de dúvida que o 3:10 to Yuma merece estar nesta lista. É um filme de uma intensidade fabulosa.

Qual das versões?

Eu vi o remake, e não achei nada de especial, mas ando com grande expectativa em relação ao original.

Titantropo wrote:Por mim acrescentava o Por um punhado de dólares, Por uns dólares mais, Duelo de gigantes e Silverado (este ainda nem sequer o vi). E o Álamo.

Uma vez que isto é para ser uma lista bem grande, faz mesmo sentido considerar algumas outras obras "menores" de realizadores que já estão representados. Esses dois filmes do Leone podem bem pertencer ao molho (já o Fistfull of Dinamite não é la grande exemplo).

Outro que seria de considerar é o The Outlaw Josey Wales, do Eastwood (e talvez o High Plains Drifter e o Pale Rider).

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 11:19

annawen wrote:
Samwise wrote:Três alvos: o She Wore a Yellow Ribbon (até acho que está bem na lista, mas acerca o qual tenho a queixa habitual a fazer... :mrgreen4nw: )

hum, deixa-me adivinhar... problemas com o enredo?

Não propriamente. Dos filmes do Ford que vi, o único que me preocupou a esse nível foi o Liberty Valence, pelas razões já expostas e discutidas - e remeto futuros comentários para depois de uma segunda visualização.

É antes o tal elemento que me irrita solenemente em quase todos: o humor pateta, que neste filme (Yellow Ribbon) toma proporções de palhaçada.

Tudo está a ir bem até cerca de metade do filme: temos um John Wayne envelhecido, o tempo dos grandes heróis no oeste parece estar à beira do término, o massacre das tropas de Custer pelos índios é recebido com pesar, e a própria reforma deste velho guerreiro parece funcionar como uma alegoria para esta situação. A construção do dramatismo é tudo o que um cinéfilo pode desejar num filme de Ford, com os grandes cenários naturais do Monument Valley a espelharem os sentimentos dos personagens (não esquecendo os tons outonais, a palete vermelha, que sugere e acentua a enorme angústia que se abate sobre Wayne nalgumas cenas). A última missão que tem a seu cargo pressupõe comandar um batalhão de tropas através das planícies e chegar a um local de partida de uma caravana. Com as tropas, e contrariando a vontade de Wayne, viajam duas mulheres que deverão chegar a tempo de embarcar nessa caravana. Mas algumas raças de índios parecem estar a conjugar esforços para expulsar o invasor branco das suas terras, e um ataque em larga escala parece iminente.

Eis então que, sem que nada o faça prever, e depois nos terem sido mostrados os restos de um Outpost em ruínas, com crianças a ficarem órfãs de pais que foram massacrados pelos índios, surge o nosso velho amigo de sotaque irlandês Victor McLaglen, numa cena de pancadaria no bar do forte que tem tanto de caricato como de ridículo, para além de estar mal encenada. A sensação de dramatismo até aí alcançada, e que, volto a referir, é notável, esvai-se subitamente por entre os dedos, à mercê desta infantilidade que não tem desculpa.

Esta questãozita à parte, mais nada a apontar. Obra-prima.

E não gostaste do "Esporas de Aço"?!!! :see_stars:

Não é "não gostei", é "não achei nada por aí além". Depois de ter ouvido falar tanto deste filme, fiquei deveras desapontado. Sim, tem a tal característica de raça do Mann que é o cenário natural a espelhar os sentimentos dos personagens, mas comecei por achar o personagem do Stewart muito pouco trabalhado, com pouca margem para construir uma personalidade convincente, e numa actuação nada de especial (é dos desempenhos menos intensos e menos conseguidos do Stewart, daquilo que lhe conheço). Isto reflecte-se na relação amorosa com a Leigh, que é fracamente encenada e não suscita do espectador nenhum nível de empatia. Não há quase nenhuma construção dramática do amor que vai surgindo entre eles. Ainda por cima insiste irritantemente naquela música tradicional americana, o Beautiful Dreamer, para enfatizar a relação. Outra coisa que me irritou um bocadito foi o ar sorridente e porreiraço do Ryan. Alguém colocado naquela situação nunca anda com aquele espírito de constante gozação.

Em contrapartida, considerei largamente superiores o The Man from Laramie e o Man of the West.

Já o Bend of the River é uma sucessão quase inacreditável de erros de argumento. A cena do cerco inicial dos índios à caravana não é credível em lado nenhum.

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 30 Apr 2009 12:38

Não há hipótese Sam, tenho a impressão que não vemos os filmes da mesma maneira.

Ford e o humor. É uma questão de "love it or leave it". Pela minha parte, I love it.

Quanto ao "Esporas de Aço", não podia discordar mais. Para mim é uma das interpretações melhores do James Stewart, uma das mais sentidas, de grande empatia com o espectador, etc, etc. Para mim é incompreensível a tua opinião, mas pronto, são gostos.

Quando tiver tempo, vou acrescentar à lista inicial todas as contribuições.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 13:05

annawen wrote:Não há hipótese Sam, tenho a impressão que não vemos os filmes da mesma maneira.

Acho que já ponto assente. :mrgreen4nw:

Ford e o humor. É uma questão de "love it or leave it". Pela minha parte, I love it.
Eu gosto de humor, mas das duas uma: ou o filme é todo para ser pateta e uma pessoa entra no esquema (ou não entra), ou então tem de estar de acordo com o resto da matriz: humor sério e cerebral - algo que é mais complicado de atingir. Dispenso aquele tipo de humor que entra em rotura com o tom geral do filme.

A coisa torna-se ainda mais irritante quando olhas para o resto do material no filme e vês que é do melhor que há.

Dos filmes do Ford que tens na lista, falta-me ver o Rio Grande (o terceiro da trilogia sobre a cavalaria) e o My Darling Clementine. E já vou meio de pé atrás por causa disso...

No Stagecoach, vá lá, não houve nenhum grande exagero, mas a imagem da patetice está lá, na figura do condutor da carroça...

Quanto ao "Esporas de Aço", não podia discordar mais. Para mim é uma das interpretações melhores do James Stewart, uma das mais sentidas, de grande empatia com o espectador, etc, etc. Para mim é incompreensível a tua opinião, mas pronto, são gostos.

:see_stars:

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 30 Apr 2009 15:31

Samwise wrote:Dos filmes do Ford que tens na lista, falta-me ver o Rio Grande (o terceiro da trilogia sobre a cavalaria) e o My Darling Clementine. E já vou meio de pé atrás por causa disso...

Don't worry... no laughs with those. Pelo menos que me lembre. Pera aí, talvez o "My Darling Clementine" tenha um momento potencialmente perigoso para a tua sensibilidade, quando um bêbado começa a recitar Shakespeare. Mas passa depressa. Assim de repente, não me lembro de nenhuma cena de pancadaria no saloon mas não garanto nada.

Então mantém-te afastado da "Donovan's Reef" que tem pancadarias de criar bicho. E também não deves gostar do "Homem Tranquilo" com a cena de luta no final e vários insertz cómicos. And that is really a shame! :sad:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 15:36

Outra coisa que ficou por purgar: que papel ou objectivo assim tão importante tem uma cena como aquela num filme como Os Dominadores? Que falta faz ao filme?

Em termos narrativos, é igual ao litro aparecer ou não aparecer - não muda nem acrescenta nada a história - é inteiramente dispensável. Em termos de impacto dramático, está ali uma bomba de fragmentação que não deixa nada de pé.

Só consigo olhar para ela como um capricho do realizador, sem outro propósito do que irritar alguns dos seus críticos (e terá conseguido).

Um exemplo do tipo de humor que gosto ocorre, por exemplo numa das primeiras cenas do Johnny Guitar, quando o Hayden se vê entalado, no bar, ente duas forças em confronto. As tiradas humoristicas que ele utiliza para quebrar o gelo não só são inteligentes, como também mudam qualquer coisa na acção - contribuem para a narrativa, e estão bem enquadradas nela. Só um exemplo.

Entretanto lembrei-me de mais dois filmes para a nossa lista:

- Dodge City, Michael Curtiz
- McCabe & Mrs. Miller, Robert Altman (neste aqui tenho algumas reservas quanto ao género western, porque tudo nele é uma tentativa contradizer os padrões que o definem)

Sam

Return to “Cinema”