Os 30 melhores westerns

Samwise
Realizador

Re: Os 30 melhores westerns

Postby Samwise » 07 May 2010 10:55

annawen wrote:Sam, já viste "The Lusty Men" de Nicholas Ray? É um western moderno, passado no mundo dos rodeos, com o Robert Mitchum, a Susan Hayward e o Arthur Kennedy. Se tiveres a oportunidade de ver, aproveita.

Tenho lá em espera. Como é do Ray, deve ser dos próximos na calha. Estou a limpar aos poucos os westerns que me faltam dos realizadores mais importantes.

Quanto ao "Todos morreram calçados", nunca vi. Sei que é um filme muito bem considerado, mas eu tenho problemas com a figura do Custer, ou melhor, tenho problemas com a figura heróica do Custer (pode-se dizer que, neste caso, a história conta), e por isso nunca estive virada para o ver. Um dia destes, talvez.

Pois, neste filme é mesmo isso que vais apanhar. O Custer, apesar de algumas pequeníssimas falhas de carácter, é apresentado como um homem quase perfeito, com tudo o que é actos e decisões militares a serem tomadas de forma arrojada e impetuosa (com relevo para o valor: "coragem") e sempre com uma forte base altruísta a suportar. E, pensando bem, o filme gira todo à volta da construção dessa personalidade - não há dilemas morais que se lhe coloquem (haver até há, mas não dão luta à figura que é mostrada), as decisões estão sempre firmes na sua cabeça, e o bem estar dos seus soldados e do próprio exército dos EUA à frente da sua pessoa. E o tom humorístico (aqui não há que enganar: eu não estou a ver humor onde não existe) ajuda a passar paninhos quentes sobre a nossa disposição crítica em relação a isto. o filme abre logo em velocidade de cruzeiro quanto a esta ideia: uma sucessão de gags com a entrada dele em West Point, que o em vez de o ridicularizarem apenas o tornam mais favorito aos nossos olhos. Aqui está uma diferença evidente em relação a Ford - a forma com o é usado o humor. Não me lembro de Ford alguma vez o ter empregue de forma a suportar toda uma noção de romantismo fabricado para uma personagem.

Houve outro filme onde vi uma representação do Custer, o Little Big Man (nome este que derivará de Little Bighorn, I say), mas nesse caso é uma caricatura de um homem demente, completamente insano, que apenas vê a sua glória como motivação para entrar em batalha - mas o tom, nesse filme, é de um humor em forma de jocosidade, arranha um bocado.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 May 2010 11:04

A personagem do Henry Fonda em "Forte Apache" poderá ser vista como uma aproximação ao verdadeiro Custer.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 May 2010 11:16

annawen wrote:A personagem do Henry Fonda em "Forte Apache" poderá ser vista como uma aproximação ao verdadeiro Custer.

100% de acordo. E o próprio filme parece ser uma versão Fordiana dos últimos tempos da vida do Custer. Quer dizer, aproximações àquilo que se conhece da história não faltam.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 May 2010 11:49

Outros factores de relevo que contribuem para a "romantização" da personagem do Custer no filme do Walsh, tudo à margem dos factos históricos: 1 - a forma como sobe na carreira, à base de desobediências hierárquicas (algumas delas em terreno de batalha, e nas barbas do superior), equívocos e coincidências, e de apostas em tácticas que, podendo resultar em grandes fracassos, apenas acabam por o elevar mais como herói; 2 - a personagem da De Havilland é uma esposa perfeita para a personalidade do marido, é o arquétipo da loving and supporting wife, capaz de abdicar de tudo em prole das causa do marido, sempre de sorriso no rosto, fiel no amor até ao fim, mesmo quando a felicidade imediata de Custer passava pela efectividade na profissão de militar (em substituição da família, portanto); 3 - Errol Flynn, interpretação e figura, dentro de um estilo que lhe é habitual, galã sorridente, capaz de cativar as tropas menos pela austeridade e mais pelo companheirismo - na verdade, a austeridade é usada para acabar com os vícios dos soldados e o companheirismo para educar e elevar o moral das tropas; 4 - a crispação com a personagem de Arthur Kennedy ao longo do filme todo, sendo que esta representa o contraponto moral de Custer e forma um enredo narrativo paralelo, dispensável não fosse a necessidade de mostrar a rectidão de Custer face ao significado da palavra "glória".

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 May 2010 12:39

Coitado do Arthur Kennedy, faz sempre de contraponto ao herói.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 May 2010 15:08

Há um western em que ele é o "bom", o Rancho Notorious.

---

Já estive a ver o que tenho em espera do Ray: o The Lusty Men e o Run for Cover. A julgar pelos que já vi, o Johnny Guitar e o The True Story of Jesse James, as perspectivas são boas. :)

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 May 2010 15:40

Ele também é bom no "The Lusty Men". E também não é "mau" (pelo menos o mau típico) no "O Homem que veio de Longe", digamos que é mais uma personagem complexa. O que eu queria dizer é que as personagens que ele faz (ou que eu vi dele) são sempre como que um espelho do herói.

Mas é um actor com sorte, já viste a quantidade de filmes de qualidade em que ele entrou? Antes secundário em filmes memoráveis do que principal em filmes que nunca ninguém irá ver.

EDIT: A excepção é "Rancho Notorious".

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 May 2010 16:32

annawen wrote:Mas é um actor com sorte, já viste a quantidade de filmes de qualidade em que ele entrou? Antes secundário em filmes memoráveis do que principal em filmes que nunca ninguém irá ver.

Ainda há pouco tempo estava a ver o Lawrence of Arabia na televisão e dei por ele a fazer de repórter. Antes desta minha "paranoia westerniana", nem sabia quem ele era. Parece que foi nomeado cinco vezes para um Oscar e não chegou a receber nenhum.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 May 2010 17:07

Samwise wrote:Ainda há pouco tempo estava a ver o Lawrence of Arabia na televisão e dei por ele a fazer de repórter.

É verdade. Lembro-me dele. (Olha aí está um filme que nunca terminei de ver. Fico sempre por Acaba). E também entra em "Some Came Running", um grande filme do Vincent Minelli.

Antes desta minha "paranoia westerniana", nem sabia quem ele era. Parece que foi nomeado cinco vezes para um Oscar e não chegou a receber nenhum.

Isso não sabia.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 May 2010 15:01

annawen wrote:Sam, já viste "The Lusty Men" de Nicholas Ray? É um western moderno, passado no mundo dos rodeos, com o Robert Mitchum, a Susan Hayward e o Arthur Kennedy. Se tiveres a oportunidade de ver, aproveita.

Já vi o filme. Estou é com pouco tempo para falar dele. Não é uma obra-prima mas é muito bom, e tem momentos excelentes. O trio principal está fantástico nos papéis.

À conta desta tua sugestão tenho outras para te fazer. ;) (later)

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 12 May 2010 15:20

Ainda bem que gostaste :)

Aguardo, então :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 May 2010 16:14

Voltando à vaca fria:

O filme tem uma coisa muito interessante que é a perspectiva da mulher ser apresentada pelo menos com o mesmo grau de importância da dos dois homens. Cada uma destas personagens tem um ponto de vista justificativo das suas motivações relevante, apesar de chocarem uns com os outros, e não há maneira de afirmar que um se sobrepõe aos outros em termos de razão - todos a têm. Deste conflito de interesses, que ao mesmo tempo une e separa o trio, revela-se uma naturalidade espontânea na representação de figuras humanas - são personagens que fazem sentido e que soam a verdadeiras.

Outro aspecto interessante é o quase triângulo amoroso que se forma no final e as lágrimas que Hayward chega a chorar pelo homem "errado".

Fabuloso trio central, na escolha para os papéis e nas respectivas representações.

Annawen, viste o Junior Bonner do Peckinpah? É também um Westerns de Rodeo com um cowboy "has-been", representado pelo Steve McQueen, que decide regressar a casa (dos pais) ao fim de uns anos de andanças. A perspectiva em relação ao espectáculo do rodeo é semelhante, embora esteja filmada com a habitual tendência do realizador para falar e celebrar o fim do mito, com alguma nostalgia à mistura. O que é diferente é a história de fundo, que é mais um drama familiar e menos uma relação amorosa posta em causa pela chegada de um terceiro membro. Gostei muito deste filme.

Depois, duas sugestões mais clássicas, com o Mitchum, o Pursued, de Raoul Walsh e o Blood on the Moon, de Robert Wise - os dois são abordagens noir ao western (ou vice-versa) e filmes com uma forte presença do actor. O Pursued, em particular, é muito bom!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 13 May 2010 18:14

Samwise wrote: O filme tem uma coisa muito interessante que é a perspectiva da mulher ser apresentada pelo menos com o mesmo grau de importância da dos dois homens. Cada uma destas personagens tem um ponto de vista justificativo das suas motivações relevante, apesar de chocarem uns com os outros, e não há maneira de afirmar que um se sobrepõe aos outros em termos de razão - todos a têm. Deste conflito de interesses, que ao mesmo tempo une e separa o trio, revela-se uma naturalidade espontânea na representação de figuras humanas - são personagens que fazem sentido e que soam a verdadeiras.

Todas as personagens do Nick Ray são assim.

Outro aspecto interessante é o quase triângulo amoroso que se forma no final e as lágrimas que Hayward chega a chorar pelo homem "errado".

Sim, mas não é um triângulo amoroso convencional, uma vez que a personagem do Arthur Kennedy também gosta muito do Robert Mitchum. É daquelas amizades quase amor que aparecem muito nos filmes do realizador.

Fabuloso trio central, na escolha para os papéis e nas respectivas representações.

Para mim, é a melhor performance da Susan Hayward, de longe.

Segundo o próprio, "The Lusty Men" é o filme favorito do Nicholas Ray. Ele especialmente gostava da sequência inicial, quando, no fim do rodeo, vemos o Robert Mitchum a coxear do centro da arena até à porta da saída, envolvido pela poeira e os jornais velhos e sacos de plástico que o vento levanta. É uma grande cena. Também bonita a cena em que ele olha para a casa onde nasceu. Gosto muito da personagem do Robert Mitchum: Jeff McCloud. A cena da morte também é fantástica.

E reparaste na presença do Arthur Hunicutt? Um actor Hawksiano. Por falar em Hawks: já viste "The Big Sky"? É muito bom.

Annawen, viste o Junior Bonner do Peckinpah? É também um Westerns de Rodeo com um cowboy "has-been", representado pelo Steve McQueen, que decide regressar a casa (dos pais) ao fim de uns anos de andanças. A perspectiva em relação ao espectáculo do rodeo é semelhante, embora esteja filmada com a habitual tendência do realizador para falar e celebrar o fim do mito, com alguma nostalgia à mistura. O que é diferente é a história de fundo, que é mais um drama familiar e menos uma relação amorosa posta em causa pela chegada de um terceiro membro. Gostei muito deste filme.

Não. Vou procurar.

Depois, duas sugestões mais clássicas, com o Mitchum, o Pursued, de Raoul Walsh e o Blood on the Moon, de Robert Wise - os dois são abordagens noir ao western (ou vice-versa) e filmes com uma forte presença do actor. O Pursued, em particular, é muito bom!

Eu tenho o segundo mas ainda não vi. É bom? Não gosto nada do Robert Wise. Vinha numa caixa de DVD do Robert Mitchum que me ofereceram. Infelizmente não vinha o "Pursued".

O primeiro está na minha lista. É só uma questão do arranjar.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 May 2010 11:03

Samwise wrote:O filme tem uma coisa muito interessante que é a perspectiva da mulher ser apresentada pelo menos com o mesmo grau de importância da dos dois homens. Cada uma destas personagens tem um ponto de vista justificativo das suas motivações relevante, apesar de chocarem uns com os outros, e não há maneira de afirmar que um se sobrepõe aos outros em termos de razão - todos a têm. Deste conflito de interesses, que ao mesmo tempo une e separa o trio, revela-se uma naturalidade espontânea na representação de figuras humanas - são personagens que fazem sentido e que soam a verdadeiras.

Todas as personagens do Nick Ray são assim.

Engraçado, estava a ler lá para trás o que tinha escrito acerca do The True Story of Jesse James e fiz um comentário muito semelhante quanto ao sentido de "realismo" das personagens.

Sim, mas não é um triângulo amoroso convencional, uma vez que a personagem do Arthur Kennedy também gosta muito do Robert Mitchum. É daquelas amizades quase amor que aparecem muito nos filmes do realizador.

Sim, por isso é que usei o "quase". Não chega a haver um triângulo porque o vértice feminino só está virado para um dos lados. Mas penso que aquela cena (não leias agora, MAGG)...

Spoiler! :
... no final, depois do acidente, no leito da morte, indica que a Hayward sente que podia amar o Mitchum, se as circunstâncias em que se encontraram não fossem aquelas.

Segundo o próprio, "The Lusty Men" é o filme favorito do Nicholas Ray. Ele especialmente gostava da sequência inicial, quando, no fim do rodeo, vemos o Robert Mitchum a coxear do centro da arena até à porta da saída, envolvido pela poeira e os jornais velhos e sacos de plástico que o vento levanta. É uma grande cena. Também bonita a cena em que ele olha para a casa onde nasceu. Gosto muito da personagem do Robert Mitchum: Jeff McCloud. A cena da morte também é fantástica.

Os desígnios dos realizadores são sempre insondáveis. :mrgreen: Já para o Ford, o seu filme favorito próprio era o Wagonmaster.

Quanto ao Ray e ao meu gosto pessoal, julgo que nenhum filme vai destronar o Jonnhy Guitar do topo da tabela. :D

E reparaste na presença do Arthur Hunicutt? Um actor Hawksiano. Por falar em Hawks: já viste "The Big Sky"? É muito bom.

Sim e Sim. :mrgreen:

É, o The Big Sky é muito bom. E é um western diferente do padrão habitual.

Eu tenho o segundo mas ainda não vi. É bom? Não gosto nada do Robert Wise. Vinha numa caixa de DVD do Robert Mitchum que me ofereceram. Infelizmente não vinha o "Pursued".

O primeiro está na minha lista. É só uma questão do arranjar.

O Blood on the Moon é um bom filme, sim. Mas sabes como são estas coisas das opiniões - se não gostas do Robert Wise podes embirrar com o filme. De qualquer forma, eu sugiri-to mais por causa do Mitchum, já que ele domina o filme de uma ponta à outra.

Quanto ao Pursued, com esse não há engano. Acho que vais gostar muito.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 14 Jun 2010 23:23

Vi o "Arizona" com a Jean Arthur e um William Holden muito...muito novinho :).
Este western não sendo uma obra marcante consegue ser o western mais "inocente" que já vi.
Destaco no entanto o Edgar Buchanan que me possibilitou um fartote de riso com a personagem do juíz Bogardus :D .

p.s o William Holden está irreconhecível :P .

Return to “Cinema”