Os 51 melhores filmes "noir"

annawen
Livro Raro

Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 29 Apr 2009 18:26

Nota: Para a lista considerei o filme “noir” mais uma atmosfera do que um género cinematográfico propriamente dito. Daí a inclusão de filmes muito díspares entre si. O critério do que é ou não um filme “noir” é também muito subjectivo. Não associo o filme “noir” só ao preto e branco daí ter colocado também filmes coloridos.

Critério de selecção: gosto pessoal.

1. Vertigo (Alfred Hitchcock)
2. M (Fritz Lang)
3. Scarlet Street (Fritz Lang)
4. A Sombra de um Caçador (Charles Laughton)
5. In a Lonely Place (Nicholas Ray)
6. Touch of Evil (Orson Welles)
7. On a Dangerous Ground (Nicholas Ray)
8. Notorious (Alfred Hitchcock)
9. Shadow of a Doubt (Alfred Hitchcock)
10. The Big Heat (Fritz Lang)
11. Sunset Boulevard (Billy Wilder)
12. Party Girl (Nicholas Ray)
13. Chinatown (Roman Polanski)
14. Clash By Night (Fritz Lang)
15. The Woman in the Window (Fritz Lang)
16. A Dama de Xangai (Orson Welles)
17. Double Indemnity (Billy Wilder)
18. The Big Sleep (Howard Hawks)
19. The Fountainhead (King Vidor)
20. You Only Live Once (Fritz Lang)
21. Taxi Driver (Martin Scorcese)
22. Fury (Fritz Lang)
23. Blue Velvet (David Lynch)
24. Strangers on a Train (Alfred Hitchcock)
25. Fargo (Joel e Ethan Coen)
26. O Terceiro Homem (Carol Reed)
27. Laura (Otto Preminger)
28. When the Sidewalk Ends (Otto Preminger)
29. The Man with the Golden Arm (Otto Preminger)
30. Angel Face (Otto Preminger)
31. House by the River (Fritz Lang)
32. Secret Beyond the Door (Fritz Lang)
33. Estrada Perdida (David Lynch)
34. Suspicion (Alfred Hitchcock)
35. Out of the Past (Jacques Tourneur)
36. The Bad and the Beautiful (Vincent Minelli)
37. Night and the City (Jules Dassin)
38. They Live By Night (Nicholas Ray)
39. Pickup on South Street (Samuel Fuller)
40. Naked Kiss (Samuel Fuller)
41. Se7en (David Fincher)
42. Fallen Angel (Otto Preminger)
43. Detour (Edgar G. Ulmer)
44. Shock Corridor (Samuel Fuller)
45. Underworld USA (Samuel Fuller)
46. City Streets (Rouben Mamoulian)
47. História de Gangsters (Joel e Ethan Coen)
48. Beyond a Reasonable Doubt (Fritz Lang)
49. The Maltese Falcon (John Huston)
50. While the City Sleeps (Fritz Lang)
51. Les Diaboliques (Henri-Georges Clouzot)

Acrescentem a vossa! :smile:
Last edited by annawen on 30 Jan 2010 02:17, edited 1 time in total.

Samwise
Realizador

Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 29 Apr 2009 19:01

Nesta aqui estou seco. Mas reconheço ali muitos título que estão em fila de espera. :biggrin:

O Scarface, do Hawks, com algum jeitinho entrava aqui. :whistling:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 29 Apr 2009 19:07

Samwise wrote:O Scarface, do Hawks, com algum jeitinho entrava aqui. :whistling:

Bolas, pois entrava. Passa a ser os 52 melhores filmes 'noir'. :tongue:

Também há outros filmes de gangsters que podiam aparecer: "Little Caesar" e "The Roaring Twenties". E esqueci-me de outro: "Mean Streets" do Scorcese.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Apr 2009 20:21

Lembrei-me entretanto de três sugestões que não incluíste:

Dos Irmão Coen, mais dois filmes para juntar ao Fargo: o Blood Simple e o Miller's Crossing, este último um filme de gangsters "por fora" mas um puro-sangue noir de coração e alma.

E o Night Moves, de Arthur Penn, que não é bem um noir no sentido mais clássico do termo, mas há quem aponte que ronda as proximidades temáticas do género.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 29 Apr 2009 20:48

Samwise wrote:Blood Simple[/b] e o Miller's Crossing, este último um filme de gangsters "por fora" mas um puro-sangue noir de coração e alma.

Sam

Posso acrescentar mais um dos Coen? The Man Who Wasnt´t There... Eu sei que estou a esticar um pouco a definição de noir...

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Apr 2009 21:52

White Rabbit wrote::crying: Tou a sentir-me inculta! Destes só vi uns quatro ou cinco... :sad:

Aproveita para tirares ideias. :wink:

Tenho estado aos poucos a ver alguns destes filmes (e a rever outros) e não estou nada decepcionado. Parece que o meu gosto está muito orientado para apreciar este género de obra. A lista da Annawen tem alguns dos melhores filmes alguma vez realizados.

Annawen, reparei agora que afinal sempre havia um Miller's Crossing na tua lista... :rolleyes:

Acrescento este: Who Framed Roger Rabbit.

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 29 Apr 2009 22:53

Tzimbi wrote:Posso acrescentar mais um dos Coen? The Man Who Wasnt´t There... Eu sei que estou a esticar um pouco a definição de noir...

Sim, sim. Esse é até é um noir mais canónico do que os outros dos Coen, na minha opinião. Não o inclui porque achei o filme aborrecido. Também tentei não incluir "pastiches" porque não gosto muito do género. A excepção foi mesmo "História de Gangsters".

Outros que também podiam figurar era "Cães Danados" do Tarantino e "Memento" do Christopher Nolan (o "Insónia" também).

E há os negros do Akira Kurosawa: "Stray Dog" e "Drunken Angel".

Também "The Yakusa" de Sidney Pollack podia figurar.

EDIT: Lembrei-me de mais: "O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes" (Tay Garnett) e "High Sierra" (Raoul Walsh).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 10:27

Dei uma olhada nos meu DVDs e tenho mais sugestões:

- L.A. Confidential, Curtis Hanson
- The Good German, Steven Soderbergh
- The Two Jakes, Jack Nicholson (é a "continuação" do Chinatown, bastante inferior, mas ainda assim um respeitável hard-boiled)

Não concordo muito com as escolhas de qualquer um dos filmes do Scorsese, seja o Taxi Driver, seja o Mean Streets, e, pela mesma razão, também não concordo com qualquer um dos filmes do Tarantino. Não os identifico como noirs, mesmo que alguns elementos do género surjam aqui e ali.

Um que (ainda) não vi, mas que é considerado noir é o The Killing, de Stanley Kubrick. Diga quem viu se é um bom candidato.

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 30 Apr 2009 12:46

Samwise wrote:Não concordo muito com as escolhas de qualquer um dos filmes do Scorceses, seja o Taxi Driver, seja o Mean Streets, e, pela mesma razão, também não concordo com qualquer um dos filmes do Tarantino. Não os identifico como noirs, mesmo que alguns elementos do género surjam aqui e ali.

Talvez tenhas razão em relação aos "Cães Danados". É mais pop. Tem uma componente de humor que não se associa automaticamente ao género. É um noir pop. Também "Fargo" me levanta dúvidas, precisamente por causa do humor.

Olhando para a lista, pode se ver algumas tendências do 'noir' a ligar todos os filmes. Uma atmosfera obsessiva domina todos ou quase todos os filmes. Grande parte deles tem uma estrutura em espiral, o sujeito vê-se embrulhado numa situação de que não consegue fugir. Etc. Uma lista pode ser mais do que um conjunto de nomes, pode abrir espaço para uma reflexão mais profunda, por exemplo.

Vou acrescentar os novos títulos sugeridos à lista inicial, quando tiver oportunidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 17:46

annawen wrote:Olhando para a lista, pode se ver algumas tendências do 'noir' a ligar todos os filmes. Uma atmosfera obsessiva domina todos ou quase todos os filmes. Grande parte deles tem uma estrutura em espiral, o sujeito vê-se embrulhado numa situação de que não consegue fugir. Etc. Uma lista pode ser mais do que um conjunto de nomes, pode abrir espaço para uma reflexão mais profunda, por exemplo.

Estive a pensar nas características que por algum motivo se me enfiaram na cabeça ao longo do tempo a propósito da definição de noir. Acho que a principal terá a ver com a tal embrulhada em que alguém de repente se vê metido de que falas - supostamente uma embrulhada que terá motivos criminosos a sustenta-la: um caso de chantagem, um homicídio, ou então um assunto socialmente pouco agradável, com a infidelidade em primeiro plano. Depois pensei também na existência 1) do elemento fatal (usually a dame) a servir de alavanca para o desencadear dos acontecimentos principais, 2) do elemento "durão" (usually a private-eye) que passa por ser o "embrulhado". À atmosfera obsessiva junto-lhe uma vertente de mistério e o desejo, por parte do espectador, em perceber como vai o "embrulhado" sair da situação, e quem, pelo caminho, vai sofrer as consequências - os duelos de poder e os confrontos ideológicos entre os personagens tomam a certa altura lugar de destaque - indicando, no final, quem é o mais esperto. Por fim, os plot-twists são mecanismos esperados e bem-vindos - é importante surpreender o espectador e mantê-lo on the edge of his seat.

Não há lugar a happy-endings, sendo que, quando ganha os justos, há normalmente lugar a uma perda emocional importante.

Ligo também o noir a uma época cinematográfica distinta, em que os filmes eram filmados a preto e branco, com tonalidades que ajudavam a estabelecer o ambiente desejado (opressão, crime, mistério, detectives, etc). Alguns filmes actuais recorrem à fotografia a preto e branco para vincar essa ideia.

-----

Entretanto, fica um site com um a lista, com um design muito apelativo, tendo em conta o material.

http://www.eddiemuller.com/top25noir.html

Vistos neste formato, dá vontade de os comer.

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 30 Apr 2009 18:19

Samwise wrote:Estive a pensar nas características que por algum motivo se me enfiaram na cabeça ao longo do tempo a propósito da definição de noir. Acho que a principal terá a ver com a tal embrulhada em que alguém de repente se vê metido de que falas - supostamente uma embrulhada que terá motivos criminosos a sustentá-la: um caso de chantagem, um homicídio, ou então um assunto socialmente pouco agradável, com a infidelidade em primero plano. Depois pensei também na existência 1) do elemento fatal (usually a dame) a servir de alacanca para o desencadear dos acontecimentos principais, 2) do elemento "durão" (usually a private-eye) que passa por ser o "embrulhado". À atmosfera obssessiva junto-lhe uma vertente de mistério e o desejo, por parte do espectador, em perceber como vai o "embrulhado" sair da situação, e quem, pelo caminho, vai sofrer as consequências - os duelos de poder e os confrontos ideológicos entre os personagens tomam a certa altura lugar de destaque - indicando, no final, quem é o mais esperto. Por fim, os plot-twists são mecanismos esperados e bem-vindos - é importante surpreender o espectador e mantê-lo on the edge of his seat.

Não há lugar a happy-endings, sendo que, quando ganha os justos, há normalmente lugar a uma perda emocional importante.

Ligo também o noir a uma época cinematográfica distinta, em que os filmes eram filmados a preto e branco, com tonalidades que ajudavam a estabelecer o ambiente desejado (opressão, crime, mistério, detectives, etc). Alguns filmes actuais recorrem à fotografia a preto e branco para vincar essa idea.

Seguindo à risca o teu conceito, há filmes na lista que não se adequam. O meu é um pouco mais alargado: escolhi os filmes essencialmente por terem uma certa atmosfera, atmosfera essa de muito difícil definição. É algo de doentio, sufocante, perverso por vezes, paranóico outras, mas uma coisa indefinida que perpassa pelo filme e se agarra às pessoas. E não é só a atmosfera é também uma visão do mundo. Uma visão deturpada, como quem olha para o mundo de viés. A minha lista não pretendia ser canónica mas sim pessoal, daí que provavelmente não encontres alguns dos filmes dela nas listagens habituais.

Entretanto, fica um site com um a lista, com um design muito apelativo, tendo em conta o material.

http://www.eddiemuller.com/top25noir.html

Vistos neste formato, dá vontade de os comer.

Há 2 filmes nesta lista que gostava muito de ver: são o "Act of Violence" com o Robert Ryan e o "Moonrise" do Frank Borzage.

O "The Killers" é bom.

EDIT: E ainda há o "Glass Key" com o Alan Ladd e a Veronica Lake.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Apr 2009 18:45

annawen wrote:Seguindo à risca o teu conceito, há filmes na lista que não se adequam. O meu é um pouco mais alargado: escolhi os filmes essencialmente por terem uma certa atmosfera, atmosfera essa de muito difícil definição. É algo de doentio, sufocante, perverso por vezes, paranóico outras, mas uma coisa indefinida que perpassa pelo filme e se agarra às pessoas. E não é só a atmosfera é também uma visão do mundo. Uma visão deturpada, como quem olha para o mundo de viés. A minha lista não pretendia ser canónica mas sim pessoal, daí que provavelmente não encontres alguns dos filmes dela nas listagens habituais.

O meu "conceito" também é pessoal. Limitei-me a espremer o que tinha na cabeça sobre o tema e a escrever o resultado. Começou como uma lista de tópicos, que passei depois a texto corrido para elaborar o post. É certo que os conhecedores do género terão definições mais próximas da realidade, ou mais acertadas. Daí também que usei uns "normalmente" e uns "em geral" para não limitar demasiado fronteiras...

A tua visão resulta numa espécie de expressionismo-noir. :biggrin:

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 01 May 2009 00:06

Samwise wrote:A tua visão resulta numa espécie de expressionismo-noir. :biggrin:

O expressionismo alemão é uma das influências, dizem. O problema está que o conceito foi colocado à posteriori, os 'verdadeiros' filmes noir da década de 40 não foram criados com a intenção de o serem. Foram os franceses que inventaram o conceito e o colocaram a determinados filmes. De qualquer modo eu deveria ter sido mais prudente ao fazer a lista e seguido o meu próprio conceito. Depois do teu post andei a pensar e agora retiraria "Fargo", "Suspicion" e "Strangers on a Train".

Um neo-noir (como lhe chamam na wikipedia) perfeito é o "Body Heat" do Lawrence Kasdan.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 May 2009 10:36

annawen wrote:
Samwise wrote:A tua visão resulta numa espécie de expressionismo-noir. :biggrin:

O expressionismo alemão é uma das influências, dizem. O problema está que o conceito foi colocado à posteriori, os 'verdadeiros' filmes noir da década de 40 não foram criados com a intenção de o serem. Foram os franceses que inventaram o conceito e o colocaram a determinados filmes.

Já tinha lido sobre o assunto. Tem a sua graça. :biggrin:

Em relação ao expressionismo, o meu comentário foi com a ideia ligar algumas características do movimento à tua noção pessoal de noir que ofereceste, nomeadamente a existência de uma visão/percepção distorcida do real, vista pelos olhos de quem se encontra fechado numa espiral de crime e mistério. De resto, faz algum sentido que o noir tenha tido bastantes influências do expressionismo alemão, e teve até o Lang a transitar de um lado para o outro...

Um neo-noir (como lhe chamam na wikipedia) perfeito é o "Body Heat" do Lawrence Kasdan.

Completamente de acordo. Não me lembrei desse filme.

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 May 2009 11:14

The term "film noir" originated as a genre description, in part, because of this movie. The term first was applied to American films in French film magazines in 1946, the year when The Maltese Falcon (1941), Double Indemnity (1944), Laura (1944), Murder, My Sweet (1944), and The Woman in the Window were released in France.

A propósito de The Woman in the Window, aqui.

Entretanto, comecei a ver o Spione (vou a meio, estou a adorar), e que engraçado que é ver um filme à James Bond, antes de haver o James Bond... :biggrin:

Sam

Return to “Cinema”