Os 51 melhores filmes "noir"

annawen
Livro Raro

Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 04 May 2009 12:24

Samwise wrote:A propósito de The Woman in the Window, aqui.

Engraçado falares do "Woman in the Window". Primeiro eu vi o filme-gémeo "Scarlet Street", que é uns dos filmes da minha vida (ver a posição que ele ocupa na lista). Depois li uma análise completa do "Woman ..." e só depois é que vi o filme. O Zizek tem um comentário interessante sobre ele mas só posso contá-lo se já tiveres visto o filme.

Zizek também diz que uma das características do filme noir é que o Outro, isto é a sociedade, a opinião pública, não é uma presença neutra. A presença do Outro no filme noir assume contornos paranóicos, isto é, o herói não está sozinho no meio da multidão; está sozinho no meio de uma multidão potencialmente hostil. Daí que Zizek considere "Notorious" um filme noir.

Entretanto, comecei a ver o Spione (vou a meio, estou a adorar), e que engraçado que é ver um filme à James Bond, antes de haver o James Bond... :biggrin:

Eu tenho-o mas ainda não o vi. Não consigo pôr o meu Quicktime a ler legendas.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 May 2009 12:44

annawen wrote:
Samwise wrote:A propósito de The Woman in the Window, aqui.

Engraçado falares do "Woman in the Window". Primeiro eu vi o filme-gémeo "Scarlet Street", que é uns dos filmes da minha vida (ver a posição que ele ocupa na lista). Depois li uma análise completa do "Woman ..." e só depois é que vi o filme.

Tinha ficado com uma ideia de que a tua lista estava ordenada por gosto.
Vou ver esses dois filmes a seguir ao Spione.

Entretanto, posso confirmar mais duas filmagens de planos de "uma mesa com objectos" em filmes de Lang, uma neste Spione, e outra no Human Desire. Depois coloco as imagens quando terminar de ver o Spione.

Zizek também diz que uma das características do filme noir é que o Outro, isto é a sociedade, a opinião pública, não é uma presença neutra. A presença do Outro no filme noir assume contornos paranóicos, isto é, o herói não está sozinho no meio da multidão; está sozinho no meio de uma multidão potencialmente hostil. Daí que Zizek considere "Notorious" um filme noir.

Interessante. Esse pormenor tem-me passado ao lado, mas agora que penso nele... :tongue:

Entretanto, comecei a ver o Spione (vou a meio, estou a adorar), e que engraçado que é ver um filme à James Bond, antes de haver o James Bond... :biggrin:

Eu tenho-o mas ainda não o vi. Não consigo pôr o meu Quicktime a ler legendas.

Não o podes ver noutro player? (Windows Media, por exemplo?)

É curioso que primeiro Mabuse tenha os diálogos e os textos intermédios em Inglês, tal como o Metropolis, e que no Spione, que na escala temporal vem depois, esteja tudo em alemão (teria a ver com a pressão do estado?)...

Em todo o caso, se puderes vê primeiro o Metropolis, já que no Spione vais ter umas breves referência a ele... :whistling:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 04 May 2009 13:15

Samwise wrote:Não o podes ver noutro player? (Windows Media, por exemplo?)

O meu computador é um Mac. Teria que fazer o download de um plug-in, mas o plug-in certo requer um sistema operativo mais recente do que aquele que eu tenho. De qualquer modo vou tentar seguir pelas imagens.

Em todo o caso, se puderes vê primeiro o Metropolis, já que no Spione vais ter umas breves referência a ele... :whistling:

Ok.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 May 2009 15:52

annawen wrote:
Samwise wrote:Não o podes ver noutro player? (Windows Media, por exemplo?)

O meu computador é um Mac. Teria que fazer o download de um plug-in, mas o plug-in certo requer um sistema operativo mais recente do que aquele que eu tenho. De qualquer modo vou tentar seguir pelas imagens.

O que podes tentar fazer é ir visualizando o texto que está no ficheiro de legendas, à medida que o filme vai avançando. Fazes pause quando surge uma imagem com texto, vês a hora exacta dessa imagem, e vais ao ficheiro .srt e lês o que lá está. Daquilo que já vi do filme, há algumas legendas granditas lá para o meio.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 04 May 2009 18:52

Samwise wrote:O que podes tentar fazer é ir visualizando o texto que está no ficheiro de legendas, à medida que o filme vai avançando. Fazes pause quando surge uma imagem com texto, vês a hora exacta dessa imagem, e vais ao ficheiro .srt e lês o que lá está.

E com que programa abro o ficheiro?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 May 2009 19:17

annawen wrote:
Samwise wrote:O que podes tentar fazer é ir visualizando o texto que está no ficheiro de legendas, à medida que o filme vai avançando. Fazes pause quando surge uma imagem com texto, vês a hora exacta dessa imagem, e vais ao ficheiro .srt e lês o que lá está.

E com que programa abro o ficheiro?

Com qualquer processador de texto. Os .srt são ficheiros de texto com a extensão modificada.

Lá dentro tens algo deste género:

1
00:01:47,521 --> 00:01:50,979
Boy, oh, boy,
a Winchester '73!

2
00:01:51,057 --> 00:01:53,457
What I'd give
to have that gun!

3
00:01:53,527 --> 00:01:56,724
One of a Thousand?
First one I ever seen!

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 04 May 2009 20:38

Ok. Porreiro, boa dica! :thumbsup:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 07 Nov 2009 01:46

Hum ... :dry: .... agora que penso nisso ... eu acrescentaria também a Gilda ( 1946 ) com a Rita Hayworth ( um dos melhores filmes que fez , na minha opinião, cheio de personagens angustiadas ). Com muitos diálogos sub entendidos ( algo em que o cinema desta época era prolifico ) e com muita acção/tensão psicológica. :Dance_Dance_by_catluvr2:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Apr 2010 11:10

annawen wrote:Nota: Para a lista considerei o filme “noir” mais uma atmosfera do que um género cinematográfico propriamente dito. Daí a inclusão de filmes muito díspares entre si. O critério do que é ou não um filme “noir” é também muito subjectivo. Não associo o filme “noir” só ao preto e branco daí ter colocado também filmes coloridos.

Critério de selecção: gosto pessoal.

1. Vertigo (Alfred Hitchcock)
2. M (Fritz Lang)
3. Scarlet Street (Fritz Lang)

Estava a pensar em que lugar tinhas colocado o filme. Número 3 - Uau!

Este é daqueles que dava uma bela discussão no ciclo. :tu: (todos eles davam, todos ele... :D )

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 16 Apr 2010 13:27

Samwise wrote:Estava a pensar em que lugar tinhas colocado o filme. Número 3 - Uau!

Ah, este é um dos filmes da minha vida.

Este é daqueles que dava uma bela discussão no ciclo. :tu: (todos eles davam, todos ele... :D )

Verdade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 18 Feb 2011 13:26

Intro to Noir

Dois apreciadores falam do género em dois vídeos interessantes. Para quem gosta "do Noir", vale bem os 25 minutos. :)

Samwise
Realizador

Re: BD - O que andas a ler?

Postby Samwise » 24 Aug 2014 21:53

Nestes últimos dias tenho pensado em ti, Annawen. :P Ando a ver filme noir atrás de filme noir e lembro-me naturalmente que em tempos criaste um tópico por aqui para falar deles. :) Não tenho ainda ideia sobre o que vai sair daqui (ou, dito de outro modo, de quanto tempo vai durar este súbito interesse), mas queria ver se aclarava um pouco as ideias sobre o que se passou nos anos 40 e 50 com a dita série B no cinema Americano. A ver se faço depois um sum-up actualizado com os títulos que mais apreciei. Este FDS vi três que adorei: o The Killers - Robert Siodmark (referenciado como o "Citizen Kane" do film noir, por causa da estrutura narrativa), o Murder, My Sweet - Edward Dmytryk, e o Shadow of a Doubt, do Hitch.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 24 Aug 2014 23:21

Samwise wrote:Nestes últimos dias tenho pensado em ti, Annawen. :P Ando a ver filme noir atrás de filme noir e lembro-me naturalmente que em tempos criaste um tópico por aqui para falar deles. :) Não tenho ainda ideia sobre o que vai sair daqui (ou, dito de outro modo, de quanto tempo vai durar este súbito interesse), mas queria ver se aclarava um pouco as ideias sobre o que se passou nos anos 40 e 50 com a dita série B no cinema Americano. A ver se faço depois um sum-up actualizado com os títulos que mais apreciei. Este FDS vi três que adorei: o The Killers - Robert Siodmark (referenciado como o "Citizen Kane" do film noir, por causa da estrutura narrativa), o Murder, My Sweet - Edward Dmytryk, e o Shadow of a Doubt, do Hitch.

:D Um bocadinho como fizeste com o western, não? É, também tenho pensado em ti e nos nossos ciclos de cinema. Vi "The Killers" e "Shadow of a Doubt". "Murder My Sweet" não conheço. Aguardo com curiosidade pelo teu sum-up. :) (Desculpem o off-topic.)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Aug 2014 01:39

annawen wrote:
Samwise wrote:Nestes últimos dias tenho pensado em ti, Annawen. :P Ando a ver filme noir atrás de filme noir e lembro-me naturalmente que em tempos criaste um tópico por aqui para falar deles. :) Não tenho ainda ideia sobre o que vai sair daqui (ou, dito de outro modo, de quanto tempo vai durar este súbito interesse), mas queria ver se aclarava um pouco as ideias sobre o que se passou nos anos 40 e 50 com a dita série B no cinema Americano. A ver se faço depois um sum-up actualizado com os títulos que mais apreciei. Este FDS vi três que adorei: o The Killers - Robert Siodmark (referenciado como o "Citizen Kane" do film noir, por causa da estrutura narrativa), o Murder, My Sweet - Edward Dmytryk, e o Shadow of a Doubt, do Hitch.

:D Um bocadinho como fizeste com o western, não?

Hmmm... Não sei. Talvez não seja bem a mesma coisa. Na altura cheguei quase aos 200 westerns no decurso de cerca de um ano. Não creio que tenha neste momento condições nem motivações para fazer isso com o noir. Penso que seja coisa para um ou dois meses, e para uns 50 filmes, se tanto.

"Murder My Sweet" não conheço.

É uma sumarenta e bastante fiel adaptação de um romance do Chandler/Marlowe. Algo diferente daquilo que o Hawks fez com o Bogart.

(Desculpem o off-topic.)

My fault. :blush:

Se houver seguimento para esta conversa, será mantido aqui.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 25 Aug 2014 17:44

Uma lista interessante de 120 filmes noir.

http://mytwothousandmovies.blogspot.pt/ ... l?spref=fb

Return to “Cinema”