Os 51 melhores filmes "noir"

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 25 Aug 2014 21:45

MAGG wrote:Uma lista interessante de 120 filmes noir.

http://mytwothousandmovies.blogspot.pt/ ... l?spref=fb


Os três primeiros "parágrafos" têm uma colheita vintage - vi a maior parte dos exemplares. Pena não terem artigos de opinião a acompanhar.

Outra "lista":

http://www.noiroftheweek.com/

---

Já percebi que tenho de fazer uma lista para me orientar - ir picando os que já vi, e organizar os que me faltam/interessam. :bye:
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 25 Aug 2014 23:33

Para os mais exigentes ( :whistle: :mrgreen: ), há sempre isto.

---

Tendo em conta o "período clássico" anos 40-50 (o único que me interessa por agora abordar), a pré-lista de realizadores (e obras noir) que vou seguir é a seguinte:

Abraham Polonsky
- 1948 - Force of Evil - A Força do Mal

Akira Kurosawa
- 1948 - Yoidore Tenshi - Drunken Angel - Anjo Ébrio
- 1949 - Nora Inu - Stray Dog - Cão de palha
- 1960 - Warui Yatsu Hodo Yoku Nemuru - The Bad Sleep Well
- 1963 - Tengoku to Jigoku - High and Low

Alexander Mackendrick
- 1957 - Sweet Smell of Success - Mentira Maldita

Alfred Hitchcock
- 1940 - Rebecca
- 1941 - Suspicion - Suspeita
- 1943 - Shadow of a Doubt - Mentira!
- 1945 - Spellbound - A Casa Encantada
- 1946 - Notorious - Difamação
- 1947 - The Paradine Case - O Caso Paradine
- 1951 - Strangers on a Train - O Desconhecido do Norte Expresso
- 1953 - I Confess - Confesso
- 1954 - Rear Window - A Janela Indiscreta
- 1956 - The Wrong Man - O Falso Culpado
- 1958 - Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes
- 1960 - Psycho - Psico

Allen Baron
- 1961 - Blast of Silence

Anthony Mann
- 1944 - Strangers in the Night
- 1945 - The Great Flamarion
- 1945 - Two O'Clock Courage
- 1946 - Strange Impersonation
- 1947 - T-Men
- 1947 - Railroaded!
- 1947 - Desperate
- 1948 - He walked by Night
- 1948 - Raw Deal
- 1949 - Border Incident
- 1950 - Side Street

Basil Dearden
- 1959 - Sapphire
- 1960 - The League of Gentlemen

Billy Wilder
- 1944 - Double Indeminty - Pagos a Dobrar
- 1945 - The Lost Weekend - Farrapo Humano
- 1950 - Sunset Boulevard - O Crepúsculo dos Deuses
- 1951 - Ace in the Hole - O Grande Carnaval

Carol Reed
- 1947 - Odd Man Out
- 1949 - The Third Man

Charles Laughton
- 1955 - The Night of the Hunter - A Sombra do Caçador

Charles Vidor
- 1941 - Ladies in Retirement
- 1946 - Gilda

Delmer Daves
- 1947 - Dark Passage

Edgar G. Ulmer
- 1945 - Detour
- 1948 - Ruthless
- 1955 - Murder Is My Beat

Edward Dmytryk
- 1944 - Murder, My Sweet
- 1945 - Cornered
- 1947 - Crossfire
- 1952 - The Sniper

Elia Kazan
- 1947 - Boomerang (?)
- 1950 - Panic in the Streets

Fritz Lang
- 1931 - M - Matou
- 1936 - Fury - Fúria
- 1937 - You Only Live Once - Só Vivemos Uma Vez
- 1942 - Moontide - Maré Cheia
- 1943 - Hangmen Also Die! - Os Carrascos Também Morrem
- 1944 - Ministry of Fear - Prisioneiros do Terror
- 1944 - The Woman in the Window - Suprema Decisão
- 1945 - Scarlet Street - Almas Perversas
- 1947 - Secret Beyond the Door - O Segredo da Porta Fechada
- 1950 - House by the River - A Casa à Beira do Rio
- 1952 - Clash by Night - Desengano
- 1953 - The Blue Gardenia - A Gardénia Azul
- 1953 - The Big Heat - Corrupção
- 1954 - Human Desire - Desejo Humano
- 1956 - While the City Sleeps - Cidade nas Trevas
- 1956 - Beyond a Reasonable Doubt - A Verdade e o Medo

George Marshall
- 1946 - The Blue Dahlia

Henri‑Georges Clouzot
- 1954 - Les Diaboliques

Henry Hathaway
- 1946 - The Black Corner
- 1947 - Kiss of Death
- 1948 - Call Northside 777
- 1953 - Niagara
- 1960 - Seven Thieves

Henry Levin
- 1946 - Night Editor
- 1950 - Convicted
- 1951 - Two of a Kind

Howard Hawks
- 1946 - The Big Sleep

Ida Lupino
- 1953 - The Hitch-Hiker - Arrojada Aventura

Jacques Becker
- 1954 - Touchez pas au Grisbi - O Último Golpe
- 1960 - Le Trou - O Buraco

Jacques Tourneur
- 1947 - Out of the Past - O Arrependido
- 1957 - Nightfall

Jean-Pierre Melville
- 1956 - Bob le Flambeur
- 1962 - Le Doulos

John Huston
- 1941 - The Maltese Falcon - A Relíquia Macabra
- 1948 - Key Largo
- 1950 - The Asphalt Jungle

Joseph H. Lewis
- 1945 - My Name is Julia Ross
- 1946 - So Dark the Night
- 1949 - The Undercover Man
- 1950 - A Lady Without Passport
- 1950 - Gun Crazy
- 1953 - Cry of the Hunted
- 1955 - The Big Combo

Joseph L. Mankiewicz
- 1946 - Somewhere in the Night
- 1949 - House of Strangers
- 1950 - No Way Out

Jules Dassin
- 1947 - Brute Force
- 1948 - The Naked City
- 1949 - Thieves' Highway
- 1950 - Night and the City
- 1955 - Du Rififi Chez les Hommes

Max Ophüls
- 1949 - Caught
- 1949 - The Reckless Moment

Michael Curtiz
- 1945 - Mildred Pierce
- 1950 - The Breaking Point

Nicholas Ray
- 1948 - They Live by Night
- 1949 - Knock on my Door
- 1949 - A Woman's Secret
- 1950 - In a Lonely Place
- 1950 - Born to be Bad
- 1951 - The Racket
- 1951 - On Dangerous Ground
- 1952 - Macao
- 1958 - Party Girl

Orson Welles
- 1945 - The Stranger - O Estrangeiro
- 1947 - The Lady from Shanghai - A Dama de Shangai
- 1958 - Touch of Evil - A Sede do Mal

Otto Preminger
- 1944 - Laura
- 1945 - Fallen Angel
- 1949 - Whirlpool
- 1950 - Where the Sidewalk Ends
- 1953 - Angel Face

Raoul Walsh
- 1941 - High Sierra
- 1947 - The Man I Love
- 1948 - Pursued
- 1949 - White Heat
- 1951 - The Enforcer

Robert Aldrich
- 1954 - World for Ransom
- 1955 - The Big Knife
- 1955 - Kiss Me Deadly
- 1957 - The Garment Jungle

Robert Siodmak
- 1944 - Phantom Lady
- 1944 - Christmas Holiday
- 1944 - The Suspect
- 1945 - The Strange Affair of Uncle Harry
- 1946 - The Spiral Staircase
- 1946 - The Killers
- 1948 - Cry of the City
- 1949 - Criss Cross
- 1950 - The File on Thelma Jordon

Robert Wise
- 1947 - Born to Kill
- 1949 - The Set-Up
- 1951 - The House on Telegraph Hill
- 1952 - The Captive City
- 1958 - I Want to Live!
- 1959 - Odds Against Tomorrow

Rudolph Maté
- 1948 - The Dark Past
- 1950 - D.O.A.
- 1952 - The Green Glove
- 1953 - Forbidden

Samuel Fuller
- 1953 - Pickup on South Street
- 1955 - House of Bamboo
- 1959 - The Crimson Kimono
- 1961 - Underworld U.S.A.
- 1963 - Shock Corridor
- 1964 - The Naked Kiss

Stanley Kubrick
- 1955 - Killer's Kiss
- 1956 - The Killing

Tay Garnett
- 1946 - The Postman Always Rings Twice - O Destino Bate à Porta

William Castle
- 1944 - When Strangers Marry
- 1944 - The Whistler (+ whistler series...)
- 1949 - Johnny Stool Pigeon
- 1951 - Hollywood Story
- 1951 - The Fat Man
-1955 - New Orleans Uncensored
- 1958 - The Houston Story
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 26 Aug 2014 01:31

Samwise wrote:Akira Kurosawa


Vi há tempos "Anjo Ébrio" do Akira Kurosawa. Não sei se conheces. Com Toshiro Mifune e Takashi Shimura. Um bom filme. Muito influenciado pela cinematografia americana.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 26 Aug 2014 13:44

annawen wrote:
Samwise wrote:Akira Kurosawa


Vi há tempos "Anjo Ébrio" do Akira Kurosawa. Não sei se conheces. Com Toshiro Mifune e Takashi Shimura. Um bom filme. Muito influenciado pela cinematografia americana.


Ainda não vi nenhum noir do Kurosawa. Encontrei estes quatro referenciados como tendo "elementos do género" (o The Bad Sleep Well aparentemente é uma mistura de Hamlet com noir :D ):

- 1948 - Drunken Angel - Anjo Ébrio
- 1949 - Stray Dog
- 1960 - The Bad Sleep Well
- 1963 - High and Low

É curioso que o noir resulte de um choque cultural entre os vestígios do expressionismo alemão (via realizadores europeus importantes que fugiram para a América por causa da ascenção da ameaça nazi) e a literatura hardboiled americana (Chandler, Hammett, Burnett, Cain). É curioso ainda que o epíteto tenha sido cunhado em França, depois de terminada a Segunda Guerra, e que o estilo em si tenha originado um culto e uma apreciação tão grande um pouco por todo o mundo, com grandes realizadores (como o Kurosawa) a servirem-se de elementos característicos chave em contextos culturais significativamente diferentes.
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 26 Aug 2014 15:16

Samwise wrote:Ainda não vi nenhum noir do Kurosawa. Encontrei estes quatro referenciados como tendo "elementos do género" (o The Bad Sleep Well aparentemente é uma mistura de Hamlet com noir :D ):

- 1948 - Drunken Angel - Anjo Ébrio
- 1949 - Stray Dog
- 1960 - The Bad Sleep Well
- 1963 - High and Low

É curioso que o noir resulte de um choque cultural entre os vestígios do expressionismo alemão (via realizadores europeus importantes que fugiram para a América por causa da ascenção da ameaça nazi) e a literatura hardboiled americana (Chandler, Hammett, Burnett, Cain). É curioso ainda que o epíteto tenha sido cunhado em França, depois de terminada a Segunda Guerra, e que o estilo em si tenha originado um culto e uma apreciação tão grande um pouco por todo o mundo, com grandes realizadores (como o Kurosawa) a servirem-se de elementos característicos chave em contextos culturais significativamente diferentes.


O Kurosawa inspira-se mesmo no cinema noir americano, levando-o para o terreno dos Yakuza e para o Japão pós-II Guerra Mundial. Os efeitos da II Guerra no Japão são o pano de fundo de "Anjo Ébrio". Os outros filmes nunca vi. Quando vi "Anjo Ébrio", tinha acabado de ver "O Gosto Amargo do Sakê" do Ozu e apanhei um "choque" no sentido de que o Ozu é todo japonês na forma de filmar e o filme do Kurosawa podia ser transplantado para a América.

Fiquei curiosa com o "The Bad Sleep Well". Não conhecia. Vou ver se encontro.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 01 Sep 2014 23:19

Annawen, por acaso conheces o Odd Man Out (http://en.wikipedia.org/wiki/Odd_Man_Out)? Penso que é filme para gostares muito. :whistle:

A obra máxima do Reed é o The Third Man (e é coisa mesmo monumental - provavelmente o mais atmosférico, deslumbrante e subversivo de todos os noir), mas este outro filme também é coisa única - é passado na Irlanda, parece ter qualquer coisa a ver com o IRA, e começa com um assalto "normalíssimo", para "a causa". De repente a coisa evolui para terrenos inusitados - o ambiente, os locais e as personagens às tantas evocam Dickens e as suas caricaturas, com o melhor e o pior da raça humana a virem ao de cima em cada expressão corporal, a cada filosofia de vida, a cada decisão que tomam. E raios me partam se o Lynch não se baseou neste filme para fazer o The Elephant Man...
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 02 Sep 2014 13:36

Samwise wrote:Annawen, por acaso conheces o Odd Man Out (http://en.wikipedia.org/wiki/Odd_Man_Out)? Penso que é filme para gostares muito. :whistle:


Conheço sim! :D Só vi uma vez, há muito tempo, ainda não voltei a rever mas gostei muito quando o vi. Tem tudo a ver com o IRA e é muito atmosférico como dizes mas o que me chamou mais a atenção é a brilhante interpretação do James Mason. Um muito bom filme.

Samwise wrote: [...] o ambiente, os locais e as personagens às tantas evocam Dickens e as suas caricaturas, com o melhor e o pior da raça humana a virem ao de cima em cada expressão corporal, a cada filosofia de vida, a cada decisão que tomam. E raios me partam se o Lynch não se baseou neste filme para fazer o The Elephant Man...


Não apanhei as referências ao Dickens na altura mas acredito em ti (não vi o filme nas condições ideais) e, sendo assim, não me admirava que o Lynch talvez o tivesse como inspiração nalgumas partes para o The Elephant Man.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 03 Sep 2014 14:21

annawen wrote:Não apanhei as referências ao Dickens na altura mas acredito em ti (não vi o filme nas condições ideais) e, sendo assim, não me admirava que o Lynch talvez o tivesse como inspiração nalgumas partes para o The Elephant Man.


Não posso dizer que sejam referências concretas ou sequer explícitas, mas antes uma certa familiaridade com os ambientes e persongens típicas (aqui no sentido físico caricatural, e no sentido nas filosofias de vida, hábitos, fixações, lenga-lengas, etc), e mais com aquilo que imagino como estando visualmente próximo das atmosferas miserabilistas criadas pelo Dickens - transpostas uma centena de anos para o futuro, para uma cidade na Irlanda, e com uma trama vagamente noir a dar o mote - creio que à medida que o filme vai progredindo, tudo aquilo que são elementos típicos do noir se vão desvanecendo, ou deixando pura e simplemente de terem importância. Fora a estética visual (nalguns planos vincadamente "expressionista"), muito pouca coisa haveria para ligar o filme ao género...

Quanto ao Mason, sim, excelente papel - e já agora excelente personagem que tem para "impersonar". Ele acaba por ser o elo de ligação de todas as histórias privadas que se entrecruzam ao longo da narrativa. Penso até que não aparece "em cena" na maior parte do tempo, mas todas as histórias paralelas que são narradas são-no por sua causa, na sequência dos encontros casuais que vão ocorrendo.
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 08 Sep 2014 13:53

annawen wrote:
Samwise wrote:Akira Kurosawa


Vi há tempos "Anjo Ébrio" do Akira Kurosawa. Não sei se conheces. Com Toshiro Mifune e Takashi Shimura. Um bom filme. Muito influenciado pela cinematografia americana.


Entretanto já vi este - concordo contigo, um bom filme. E vi a seguir o Nora Inu - Stray Dog, com a mesma dupla de actores (uma dupla de peso, com um nível a interpretações excepcional, e os dois actores com que o Kurosawa mais trabalhou). Ainda gostei mais deste segundo - aliás, gostei muito do Drunken Angel e adorei o Nora Inu - supostamente o precursor e pai de todos os "cop-buddy movies".

Não sei se já viste, mas se estiveres a considerar, vê primeiro o The Naked City (Jules Dassin - 1948), que foi o filme em que o Kurosawa se baseou directamente para fazer o Nora Inu. É muito interessante ver o que foi aproveitado, o que foi alterado, e o que foi inovado de um para o outro, para lá da necessária contextualização geo-sócio-cultural. O filme do Dassin é muito bom (e tem um fim à Hitchcock), mas o do Kurosawa está noutro patamar, noutro campeonato mesmo - é só observar a "ligeira" diferença na construção psicológica das personagens, e a sensação de realismo que daí advém. Ainda hoje vejo filme a irem pescar ideas a esse filme (o Se7en, por exemplo, para citar um caso famoso). O final do Nora Inu tem uma sequência de que nunca me vou esquecer... :bow:
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 09 Sep 2014 23:42

Samwise wrote:Não sei se já viste, mas se estiveres a considerar, vê primeiro o The Naked City (Jules Dassin - 1948), que foi o filme em que o Kurosawa se baseou directamente para fazer o Nora Inu. É muito interessante ver o que foi aproveitado, o que foi alterado, e o que foi inovado de um para o outro, para lá da necessária contextualização geo-sócio-cultural. O filme do Dassin é muito bom (e tem um fim à Hitchcock), mas o do Kurosawa está noutro patamar, noutro campeonato mesmo - é só observar a "ligeira" diferença na construção psicológica das personagens, e a sensação de realismo que daí advém. Ainda hoje vejo filme a irem pescar ideas a esse filme (o Se7en, por exemplo, para citar um caso famoso). O final do Nora Inu tem uma sequência de que nunca me vou esquecer... :bow:


Nunca vi "Naked City", nem sequer conhecia. Parece interessante. Vai para a lista. Não me lembro se vi "Stray Dog" ou não. Lembro-me que tinha um filme do Kurosawa gravado em VHS mas depois a cassete estragou-se sem eu ter tido oportunidade de ver o filme. Tenho a impressão que é esse "Stray Dog". Não sei se tenho outra cópia. Tenho que ver.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 10 Sep 2014 23:09

annawen wrote:
Samwise wrote:Não sei se já viste, mas se estiveres a considerar, vê primeiro o The Naked City (Jules Dassin - 1948), que foi o filme em que o Kurosawa se baseou directamente para fazer o Nora Inu. É muito interessante ver o que foi aproveitado, o que foi alterado, e o que foi inovado de um para o outro, para lá da necessária contextualização geo-sócio-cultural. O filme do Dassin é muito bom (e tem um fim à Hitchcock), mas o do Kurosawa está noutro patamar, noutro campeonato mesmo - é só observar a "ligeira" diferença na construção psicológica das personagens, e a sensação de realismo que daí advém. Ainda hoje vejo filme a irem pescar ideas a esse filme (o Se7en, por exemplo, para citar um caso famoso). O final do Nora Inu tem uma sequência de que nunca me vou esquecer... :bow:


Nunca vi "Naked City", nem sequer conhecia. Parece interessante. Vai para a lista. Não me lembro se vi "Stray Dog" ou não. Lembro-me que tinha um filme do Kurosawa gravado em VHS mas depois a cassete estragou-se sem eu ter tido oportunidade de ver o filme. Tenho a impressão que é esse "Stray Dog". Não sei se tenho outra cópia. Tenho que ver.


Penso que vais gostar bastante o Nora Inu. O The Naked City é um quase "light noir-entertainment", com personagens bastante estereotipadas, trabalhadas apenas o suficiente para permitir a intriga, uma narração em voz-off engraçada (de onde o Spike Lee vai retirar uma tag-line para o Summer of Sam, quase 50 anos depois) e mais algumas sequências de acção interessantes. Do Dassim vi também o Rififi há uns tempos, e esse sim, é um filme com peso dramático e uma sustentação psicológica adequada - com uma sequência de assalto que ficou para a história. :bow:

Entretanto vi este:

Image

É giro é tal, mas filmes noir com nomes de rapariga no título não há nenhum que chegue aos calcanhares do Laura... :mrgreen:
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 12 Sep 2014 15:26

Samwise wrote:Do Dassim vi também o Rififi há uns tempos, e esse sim, é um filme com peso dramático e uma sustentação psicológica adequada - com uma sequência de assalto que ficou para a história. :bow:


Não conheço "Rififi". Outro para a lista ;)

É giro é tal, mas filmes noir com nomes de rapariga no título não há nenhum que chegue aos calcanhares do Laura... :mrgreen:


Só vi "Gilda" uma vez e achei na altura assim-assim. "Laura" é aquele clássico. O Otto Preminger é um mestre do noir, com grandes filmes. Não sei se os conheces, Sam.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 13 Sep 2014 14:44

annawen wrote:
Samwise wrote:Do Dassim vi também o Rififi há uns tempos, e esse sim, é um filme com peso dramático e uma sustentação psicológica adequada - com uma sequência de assalto que ficou para a história. :bow:


Não conheço "Rififi". Outro para a lista ;)


Um livro que ando a ler nas horas vagas, Encyclopedia of Film Noir (Geoff Mayer, Brian McDonnell - 2007), tem um capítulo inteiro dedicado ao Jules Dassin, ao Rififi, e ao The Asphalt Jungle, do Huston, que foi uma inspiração óbvia em termos daquilo que as personagens significam para a estrutura narrativa dos dois filmes.

Bom, isto é como referiste há uns tempos, "os filmes são como as cerejas, uns trazem os outros agarrados", e já que falamos no Rififi, podes acrescentar à tua lista ( :mrgreen: ) os outros dois grandes exemplos do noir francês dessa época, e que lhe estão mais ou menos equiparados: o Touchez pas au Grisbi (Jacques Becker - 1954), e o Bob le Flambeur (Jean-Pierre Melville - 1956). Os três, no seu conjunto, fazem para mim uma espécie de trilogia negra imperdível.

Só vi "Gilda" uma vez e achei na altura assim-assim. "Laura" é aquele clássico. O Otto Preminger é um mestre do noir, com grandes filmes. Não sei se os conheces, Sam.


O Gilda tem duas ou três sequências que justificam o estatuto do filme, e em todas elas os cabelos da Rita Hayworth andam a voar de um lado para dentro do espaço de enquadramento :P (se calhar foi por isso que o Welles os cortou n'A Dama de Xangai :twisted: )...

Quanto ao Preminger, vi um outro noir dele de que gostei bastante, o Fallen Angel, mas de facto é um autor algo esquecido quando o género vem à baila. Estou a assinalar na lista que coloquei mais acima as obras que vi/pretendo ver, e ele tem mais uns quantos filmes associados ao noir que desconheço por completo.

O Hitchcock é um enigma para mim. Não consigo de todo perceber o que ele tem a ver com o noir, embora haja uma montanha de características/elementos/enredos que o ligam a este estilo - só que... os filmes dele são tão vincadamente de autor, que são sempre muito mais Hitch do que noir, e se há neles um género que se destaca, é o "género Hitch"... :X :wacko: :mrgreen:
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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby annawen » 13 Sep 2014 23:38

Samwise wrote:Um livro que ando a ler nas horas vagas, Encyclopedia of Film Noir (Geoff Mayer, Brian McDonnell - 2007), tem um capítulo inteiro dedicado ao Jules Dassin, ao Rififi, e ao The Asphalt Jungle, do Huston, que foi uma inspiração óbvia em termos daquilo que as personagens significam para a estrutura narrativa dos dois filmes.


Esse livro não conheço. Estás a gostar? Ainda não vi "Asphalt Jungle". É daqueles filmes muito conhecidos que não vi.

Bom, isto é como referiste há uns tempos, "os filmes são como as cerejas, uns trazem os outros agarrados", e já que falamos no Rififi, podes acrescentar à tua lista ( :mrgreen: ) os outros dois grandes exemplos do noir francês dessa época, e que lhe estão mais ou menos equiparados: o Touchez pas au Grisbi (Jacques Becker - 1954), e o Bob le Flambeur (Jean-Pierre Melville - 1956). Os três, no seu conjunto, fazem para mim uma espécie de trilogia negra imperdível.


Não conheço o do Becker mas já ouvi falar do "Bob le Flambeur" (lista :P ).

O Gilda tem duas ou três sequências que justificam o estatuto do filme, e em todas elas os cabelos da Rita Hayworth andam a voar de um lado para dentro do espaço de enquadramento :P (se calhar foi por isso que o Welles os cortou n'A Dama de Xangai :twisted: )...


Hahaha... se calhar. E ele não só lhe cortou os cabelos mas pintou-os de louro. O Welles era um malandro.

Quanto ao Preminger, vi um outro noir dele de que gostei bastante, o Fallen Angel, mas de facto é um autor algo esquecido quando o género vem à baila. Estou a assinalar na lista que coloquei mais acima as obras que vi/pretendo ver, e ele tem mais uns quantos filmes associados ao noir que desconheço por completo.


Ali por volta dos finais dos anos 40, inícios dos 50, o Preminger tem muitos filmes desse género. Com o Dana Andrews e a Gene Tierney. A RTP 2 dedicou-lhe um ciclo há muitos anos.

O Hitchcock é um enigma para mim. Não consigo de todo perceber o que ele tem a ver com o noir, embora haja uma montanha de características/elementos/enredos que o ligam a este estilo - só que... os filmes dele são tão vincadamente de autor, que são sempre muito mais Hitch do que noir, e se há neles um género que se destaca, é o "género Hitch"... :X :wacko: :mrgreen:


É interessante referires isto porque existe este debate. Há uns tempo li qualquer coisa sobre isto mas não me recordo bem a que conclusão chegaram. Slavoj Zizek tem vários textos sobre isso e a opinião dele, se bem me recordo, é que os filme de Hitchcock não são noir. É como tu dizes, o Hitchcock é o Hitchcock. Único. Pode pedir emprestado algumas características a um género e outro mas dentro de uma estrutura toda muito pessoal.

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Re: Os 51 melhores filmes "noir"

Postby Samwise » 15 Sep 2014 00:32

annawen wrote:
Samwise wrote:Um livro que ando a ler nas horas vagas, Encyclopedia of Film Noir (Geoff Mayer, Brian McDonnell - 2007), tem um capítulo inteiro dedicado ao Jules Dassin, ao Rififi, e ao The Asphalt Jungle, do Huston, que foi uma inspiração óbvia em termos daquilo que as personagens significam para a estrutura narrativa dos dois filmes.


Esse livro não conheço. Estás a gostar? Ainda não vi "Asphalt Jungle". É daqueles filmes muito conhecidos que não vi.


Sim, estou a gostar bastante da abordagem e do conteúdo, com muitos detalhes sobre aquilo que circundou e influenciou o noir: a literatura e os autores hard-boiled do início do século, os grandes estúdios VS os "poverty-row", os bastidores da WWII nos estúdios de Hollywood, a mudança de sentido estilísco/ético dos anos 30 para os anos 40, os críticos dos Cahiers du Cinema, etc, etc, etc. Também ando a folhear outro livro: Film Noir (Alain Silver & James Ursini - 2004), também interessante, mas muito menos criterioso e incisivo (curiosamente este livro é depois criticado no Encyclopedia... :P ) - o que tem de muito bom são as imagens: montes de fotos e fotogramas que não se encontram por aí na Net.

Não conheço o do Becker mas já ouvi falar do "Bob le Flambeur" (lista :P ).


Tal como o The Asphalt Jungle, são os três heist movies em tons de negro...

Hahaha... se calhar. E ele não só lhe cortou os cabelos mas pintou-os de louro. O Welles era um malandro.


Não me lembro muito bem do tom do The Lady from Shanghai (tenho de rever), mas O Touch of Evil está carregado de pormenores humorísticos bem retorcidos (próximos do burlesco), o que é coisa raríssima dentro do noir, e estão tão bem inseridos nos contextos que tornam ainda mais amarga a crueza da história...

O Hitchcock é um enigma para mim. Não consigo de todo perceber o que ele tem a ver com o noir, embora haja uma montanha de características/elementos/enredos que o ligam a este estilo - só que... os filmes dele são tão vincadamente de autor, que são sempre muito mais Hitch do que noir, e se há neles um género que se destaca, é o "género Hitch"... :X :wacko: :mrgreen:


É interessante referires isto porque existe este debate. Há uns tempo li qualquer coisa sobre isto mas não me recordo bem a que conclusão chegaram. Slavoj Zizek tem vários textos sobre isso e a opinião dele, se bem me recordo, é que os filme de Hitchcock não são noir. É como tu dizes, o Hitchcock é o Hitchcock. Único. Pode pedir emprestado algumas características a um género e outro mas dentro de uma estrutura toda muito pessoal.


Não sabia desse "debate" e fiquei curioso (e faz todo o sentido, porque quando o noir "surgiu", por assim dizer, já o Hitchcock fazia filmes "negros", dentro do estilo que lhe é conhecido, mas do lado de cá do Atlântico - a ida dele para Hollywood por acaso coincidiu com o arranque "oficial" do cinema noir) - nem li nada do Zizek sobre o Hitch (aliás, não li praticamente nada do Zizek - o que ele escreve é :see_stars: para mim...), mas acho que vou separar as águas quando fizer o resumo dos melhores. Vou ver o que diz a Encyclopedia... sobre este assunto.
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