Actores favoritos

annawen
Livro Raro

Actores favoritos

Postby annawen » 19 Dec 2009 01:06

Seguindo a ideia que tive ao fazer a lista de filmes no outro tópico, venho pôr a lista de alguns dos meus actores favoritos.

Dividi-a em 3 partes: 1. de 1927 a 1945 (a chamada idade do ouro); 2. de 1945 a 1970 (o pós-guerra); 3. de 1970 à actualidade. 5 actores para cada parte. Estas partes não são estanques uma vez que há actores que têm uma carreira muito longa, ou que apanham o fim de uma época e o início da outra. Resolvi dividir assim, para dar a possibilidade a quem só conhece actores recentes de poder participar na mesma. Ao fazer assim deixei muitos actores favoritos de fora, principalmente do período clássico, e inclui alguns mais recentes de que gosto, mas já não tanto. O importante é que quem queira possa elaborar também a sua lista sem se sentir inibido.

Nota: para não ficarem só os nomes à frente pus os realizadores mais importantes que trabalharam com determinado actor, e os filmes que eu considero mais marcantes.

Critérios de selecção: gosto pessoal. Não levei em consideração nem a importância histórica de determinado actor, nem, sequer, a sua qualidade artística. Admito que haja actores que sejam melhores que estes, mas estes são "os cá de casa", como diria o Bénard da Costa. Como já disse acima, deixei muitos de fora. Considero portanto que não é uma lista definitiva, mas só uma pequena amostra. E que os que estão aqui, estão, de uma certa forma, a representar os ausentes.

As actrizes virão num post futuro.

Vamos lá:

1. 1927-1940:

Gary Cooper: Realizadores: Frank Capra; Howard Hawks; Anthony Mann; Joseph von Sternberg; Rouben Mamoulian; King Vidor. Filmes: Todos. Ele não tem uma performance abaixo do excepcional, mas a destacar: “Mister Deeds Goes to Town”, “The Fountainhead”.

Cary Grant: Realizadores: Howard Hawks, Alfred Hitchcock, Leo McCarey, Frank Capra. Filmes: Ele é bom em tudo. A escolher um seria: “Only Angels Have Wings”.

James Stewart: Realizadores: John Ford, Alfred Hitchcock, Ernst Lubitsch, Anthony Mann, Billy Wilder, Frank Capra, Otto Preminger. Filmes: Outro que não sabe representar mal. Destaques: "It's a Wonderful Life" e "Vertigo".

Henry Fonda: Realizadores: John Ford, Fritz Lang, Alfred Hitchcock, Sergio Leone. Filmes: "You Only Live Once" do Fritz Lang e do Ford destacaria, "As Vinhas da Ira". Mas ele é sempre bom.

John Wayne: Realizadores: Howard Hawks e John Ford. Filmes: Qualquer um destes dois realizadores mas destacando "Rio Vermelho" de Hawks e "A Desaparecida" de Ford.

2. 1940-1970:

Robert Mitchum: Realizadores: Otto Preminger, Jacques Tourneur, Howard Hawks, Sidney Pollack, Charles Laughton. Filmes: "A Sombra do Caçador", "Out of the Past". Outro que é sempre bom.

Kirk Douglas: Realizadores: Howard Hawks, Vincente Minnelli, King Vidor, Jacques Tourneur, Stanley Kubrik, Billy Wilder. Filmes: O díptico, "The Bad and the Beautiful" / "Duas Semanas Noutra Cidade", ambos do Minnelli.

Robert Ryan: Realizadores: Nicholas Ray, Fritz Lang, Anthony Mann. Filme: "On a Dangerous Ground".

Richard Burton: Actor muito irregular, capaz do melhor e do pior. Realizadores: John Huston, Nicholas Ray. Filme: "Bitter Victory", Nick Ray.

Dana Andrews: o mestre do underacting. Realizadores: Fritz Lang, Otto Preminger. Filmes: Ele é sempre bom, a destacar "When the Sidewalk Ends".

(são todos dos anos 50. O que posso dizer? é a "minha" década)

3. 1970 à actualidade:

Al Pacino: Realizador: Francis Ford Coppola, Brian de Palma, Michael Mann. Filmes: Os Padrinhos.

Anthony Hopkins: Realizador: David Lynch, Jonathan Demme, Ridley Scott, Oliver Stone, Richard Attenborough, James Ivory. Filmes: Vários mas com destaque para "The Magician" e "O Silêncio dos Inocentes".

Gene Hackman: Realizador: William Friedkin, Francis Ford Coppola, Clint Eastwood, Alan Parker. Filmes: "The Conversation".

Jack Nicholson: Realizador: Stanley Kubrik, Roman Polansky, John Huston, Sean Penn. Filmes: Ele é sempre bom (ou na maioria das vezes) mas gosto especialmente de "Chinatown" e "The Shining".

Clint Eastwood: Realizador: adivinhem! Filmes: "Imperdoável", "Million Dollar Baby".

E vocês? Quais são os vossos actores favoritos?

croquete
Edição Limitada

Re: Actores favoritos

Postby croquete » 19 Dec 2009 02:53

Os melhores.

Jean Reno
Vasco Santana
Edward Norton
Malcovich
Kevin Spacey

Os piores....

EstalaOssos, PretoNegro, Jadoute (O mesmo que...Stalone,Shwarznegger,Van Damme e toda essa gente que faz filmes "mataquesafarta")

E o Radcliff e o Elijah Wood claro.

Mas a minha opinião é a de quem já não vê um filme há bué. :rolleyes:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 12:38

annawen wrote:Seguindo a ideia que tive ao fazer a lista de filmes no outro tópico, venho pôr a lista de alguns dos meus actores favoritos.

Algures nessa lista esqueceste-te do Cagney. :tongue:

A minha lista.Ou espécie de lista...

Não consigo ordenar bem as épocas e associar os actores correctamente. Isto foi o que saiu:

Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd

Lillian Gish

James Stewart, Henry Fonda e Gary Cooper

William Holden, John Wayne e Lee Marvin

Bogart & Bacall

Marlene Dietrich, Bette Davis e Barbara Stanwyck

Marlon Brando e Burt Lancaster

Paul Newman e Robert Redford

Robert de Niro, Al Pacino, Anthony Hopkins, Gene Hackman e Jack Nicholson

Meryl Streep e Faye Dunaway

Daniel Day Lewis, Danzel Washington, Morgan Freeman e Sean Penn

Edward Norton e Russel Crowe

Jodie Foster, Julia Roberts, Julianne Moore e Nicole Kidman
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Dec 2009 14:23

Epá tantos actores do star system de Hollywood. Tão poucos britânicos, alemães, suecos. Onde páram os Klaus Kinski, Cillian Murphy, Christian Berkel, etc.? :unsure:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

urukai
Edição Única

Postby urukai » 21 Dec 2009 14:32

Esses andam todos lá para os lados da minha ignoráncia...

De qq maneira o stalone tem ascendia italiana. O Van Dame é belga, o Arnold é austriaco, o Steven Seagal tem a mania que é Sioux e o Chuck Norris é da nacionalidade que quiser. Mais variedade q isto é dificil...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Dec 2009 14:47

mais alguém acha que o Al Pacino não consegue fazer um filme sem desatar aos berros? (btw ate gosto do actor, mas acho essa tendência um sinal de pouca versatilidade)

ps: batam pouco
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 16:01

Thanatos wrote:Epá tantos actores do star system de Hollywood. Tão poucos britânicos, alemães, suecos. Onde páram os Klaus Kinski, Cillian Murphy, Christian Berkel, etc.? :unsure:

??? Eu até gosto do tipo... mas entre os melhores?

Que tal o Peter O'Toole.

França: Gerard Depardieu.

E claro, lá me fui esquecer do Tom Hanks :rolleyes: (este pertencente ao contingente colonial :mrgreen4nw:)...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 16:04

grayfox wrote:mais alguém acha que o Al Pacino não consegue fazer um filme sem desatar aos berros? (btw ate gosto do actor, mas acho essa tendência um sinal de pouca versatilidade)

Ele tem essa tendência (mais que tendência, tem um histórico bem factual de rants... :biggrin:)

Uns exemplos. (faltam aí mais filmes, mas dá para ficar com uma ideia)

Apesar disto, não o considero pouco versátil.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Dec 2009 16:09

Samwise wrote:Algures nessa lista esqueceste-te do Cagney. :tongue:

Já reparaste nos actores que tenho para o período de antes da guerra. O James Cagney foi aquele que ficou a ser representado. Ficaria em 6º lugar se não me tivesse limitado a 5.

As actrizes da tua lista são quase as que irei pôr na minha.

Epá tantos actores do star system de Hollywood. Tão poucos britânicos, alemães, suecos. Onde páram os Klaus Kinski, Cillian Murphy, Christian Berkel, etc.? unsure.gif
Venha de lá essa lista então, para equilibrarmos as coisas. Desses só conheço o Klaus Kinski.

mais alguém acha que o Al Pacino não consegue fazer um filme sem desatar aos berros?

Antes conseguia. Exemplo: Os dois primeiros Padrinhos.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Dec 2009 16:36

[quote name='Samwise' date='Dec 21 2009, 15:01:40' post='81541']
??? Eu até gosto do tipo... mas entre os melhores?

Mas sao os favoritos ou os melhores? E que no meu livro melhor nao e sinonimo de favorito. :unsure: Depois de ver o Cillian em Breakfast on Pluto passou para os meus favoritos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 16:40

annawen wrote:Antes conseguia. Exemplo: Os dois primeiros Padrinhos.

No dois tens aquela grande cena em que a Keaton lhe revela que o aborto foi propositado... e que depois se quer ir embora e levar os filhos.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 17:06

Thanatos wrote:Mas sao os favoritos ou os melhores? E que no meu livro melhor nao e sinonimo de favorito. :unsure: Depois de ver o Cillian em Breakfast on Pluto passou para os meus favoritos.

Ok, you win. :tongue: (o que não quer dizer que eu não possa implicar com as tuas escolha... :biggrin:)

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Dec 2009 17:13

E a cena do beijo ao Fredo. O Michael Corleone é uma criação genial.

---

Quanto às actrizes:

1. 1927 a 1945
Katherine Hepburn
Ingrid Bergman
Barbara Stanwyck
Marlene Dietrich
Judy Garland

2. 1945 a 1970
Gene Tierney
Deborah Kerr
Gloria Grahame
Cyd Charisse
Liv Ullman

3. 1970 à actualidade
Merlyn Streep
Nicole Kidman
Julianne Moore
Emma Thompson
Jodie Foster

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Dec 2009 17:16

Samwise wrote:(o que não quer dizer que eu não possa implicar com as tuas escolha... :biggrin:)

A ideia era mesmo que implicássemos com as escolhas uns dos outros.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 21 Dec 2009 17:19

Eu recuso-me a participar aqui até a annawen fazer a listinha dela dos livros... :whistling:

Mas não resisto a mencionar um dos meus favoritos da actualidade e que tem sido esquecido, de propósito, por aqui:

Brad Pitt: Fight Club, Snatch, Twelve Monkeys, Se7en, Burn After Reading, Inglourious Basterds... :whistling: (não preciso de dizer os realizadores, pois não?)

Vá, agora digam cobras e lagartos do homem! :tongue:

S.

Return to “Cinema”