Os 30 melhores westerns

annawen
Livro Raro

Re: Os 30 melhores westerns

Postby annawen » 14 Jun 2010 23:30

Engraçado, vi noutro dia o "The Furies" e já não gostei tanto como da primeira vez que vi. Ele há dias...

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 06 Jan 2011 00:07

Não sabia onde colocar a informação mas descobri que a RTP 2 esta semana , no programa Noites da 2, está a passar westerns.
Esta semana a programação já correu o Jonhy Guitar e a Quadrilha Selvagem. A restante programação assenta nas restantes obras :

Noites da 2

Duelo na Poeira

Um "western" interessante e violento, realizado por Sam Peckinpah, com Kris Kristofferson e Bob DylanNovo México,1881. Pat Garret, um ex-pistoleiro quase na retirada, é nomeado xerife e vê-se obrigado a perseguir Billy the Kid, um velho amigo mas também um perigoso fora da lei. Pat vai no encalço de Kid, através de todo o território, culminando numa confrontação final em Fort Summer onde acaba por matá-lo...

Imperdoável

Clint Eastwood assinou em 1992 o filme mais importante e surpreendente da sua carreira de realizador iniciada nos anos 70. "Imperdoável" não foi só o grande e incontestado vencedor dos Oscares da Academia desse ano mas a confirmação da grande maturidade de Eastwood atrás das câmaras. Por outro lado "Imperdoável" é um Western, género que conseguiu resistir às modas e às mortes anunciadas, onde Eastwood justamente demonstra ser um dos últimos e mais inspirados herdeiros da grande tradição de um cinema, por excelência, genuínamente americano. Mas Eastwood, que tantas vezes encarnou o herói mítico e romântico do Oeste, constrói um Western nos antípodas da saga épica e aventureira.

Wyatt Earp
Em 1994, quase dez anos depois de "Silverado" e de se ter imposto como um dos mais inteligentes e sérios realizadores e argumentistas da sua geração, Lawrence Kasdan regressava ao Western com "Wyatt Earp". Na verdade, o filme é um longo e épico drama biográfico que recria a lendária vida de Wyatt Earp, de longe o mais célebre xerife e pistoleiro do Oeste, mas a sua atmosfera narrativa é, inequivocamente, a do grande e aventureiro Western, embora a intenção de Kasdan tenha sido reconstituir com o maior realismo, seriedade e rigor crítico, a longa e emocionante vida desta imortal personagem do Oeste. "Wyatt Earp" não é um filme de fácil espectacularidade ou pura diversão aventureira mas um rigoroso e fascinante estudo psicológico sobre um homem complexo que emergiu num universo de violência através da sua capacidade de enfrentar a adversidade com dureza, crueldade e intolerância.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Jan 2011 11:10

obrigado magg, o "o Homem que matou Liberty Valance" despertou-me o bichinho para este género que desconheço quase por completo.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Feb 2011 17:04

Eu não acredito em coincidências, mas quando elas acontecem há que aproveitar o "momentum" para fazer qualquer coisa. :mrgreen:

Num curto espaço de tempo recebi dois super-livros relacionados com a temática,...

Image

Image

... fizeram-me ver o primeiro episódio de uma série que parece estupenda (Deadwood),...

Image

... e vai estrear o remake, realizado pelos manos Coen, de um filme clássico.

Image

Prevejo de minha parte um pequeno regresso ao género nos próximos meses. Estou cheio de vontade de voltar a ver westerns... :bow:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 14 Feb 2011 17:56

Samwise wrote:Prevejo de minha parte um pequeno regresso ao género nos próximos meses. Estou cheio de vontade de voltar a ver westerns... :bow:

Let's Go :)

Tenho em casa para ver proximamente A fistfull of Dollars e For a Few dolars More, mas antes desses estou mais ansioso para ver (já o tenho) o Stagecoach de John Ford e tenho tambem the Assassination of Jesse James by blah blah blah!

Entretanto comprei este pack, já está em casa, dois desses filmes ja tinha visto e gostado muito, falta-me ver o the Sons of Katie Elder.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Feb 2011 18:11

grayfox wrote:
Samwise wrote:Prevejo de minha parte um pequeno regresso ao género nos próximos meses. Estou cheio de vontade de voltar a ver westerns... :bow:

Let's Go :)

Tenho em casa para ver proximamente A fistfull of Dollars e For a Few dolars More, mas antes desses estou mais ansioso para ver (já o tenho) o Stagecoach de John Ford e tenho tambem the Assassination of Jesse James by blah blah blah!

Não gostei muito do The Assassination..., estava à espera de um filme com mais sumo e menos "visuals"... mas vê por ti. O resto é tudo bons rapazes... :mrgreen: O Stagecoach, entre outras coisas, foi o filme que "promoveu" o western a género maior e mandou o Wayne para a ribalta, sendo que ele já andava a tentar há quase dez anos. ;)

Entretanto comprei este pack, já está em casa, dois desses filmes ja tinha visto e gostado muito, falta-me ver o the Sons of Katie Elder.

Esse é um meio-de-tabela. Vê-se bem sem deslumbrar.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Feb 2011 16:55

grayfox wrote:... e tendo gostado do John Wayne no The Man who shot liberty valance, decidi ver o True Grit, mas não o faço com a ideia de ver o remake e comparar.

annawen wrote:Em relação ao John Wayne, na minha opinião é fácil, é ver os filmes que ele fez com o John Ford e com o Howard Hawks e esquecer o resto. Algum em especial? "Rio Vermelho", "Rio Grande", "Os Dominadores", "A Desaparecida, "Rio Bravo".

Decidi fazer uma "listinha" com os westerns do Wayne que valem a pena ver considerando a sua prestação interpretativa. ;)

The Big Trail - Raoul Walsh - 1931 (o primeiro papel principal dele, quando ainda era um jovem com a voz a formar-se :mrgreen: )
Stagecoach - John Ford - 1939
Dark Command - Raoul Walsh - 1940
Angel and the Badman - James Edward Grant - 1947
Fort Apache - John Ford - 1947
Red River - Howard Hawks - 1948
She Wore a Yellow Ribbon - John Ford - 1949
Rio Grande - John Ford - 1950
Hondo - John Farrow - 1953
The Searchers - John Ford - 1956
Rio Bravo - Howard Hawks - 1959
The Horse Soldiers - John Ford - 1959
The Comancheros - Michael Curtiz - 1961
The Man Who Shot Liberty Valence - John Ford - 1962
El Dorado - Haward Hawks - 1966
True Grit - Henry Hathaway - 1969
The Shootist - Don Siegel - 1976

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Feb 2011 17:06

Vi zero desses... :whistle:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Feb 2011 17:49

urukai wrote:Vi zero desses... :whistle:

Viste algum com o Wayne?

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Feb 2011 18:18

Assim coisas antigas só me lembro dos 7 magníficos! B)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Feb 2011 18:19

Esse não é com o Wayne... :D

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Feb 2011 18:38

Sim,
eu sei.

O que estou a dizer é que o único Western que vi até hoje com mais de 30 anos foi os 7 magníficos.

Acho que também vi o Bom, o Mau e o Vilão, mas não garanto.
Ah e tb me ficou marcado na memória um que tinha um robot que era um humano careca mas passava-se no velho oeste. Alguém sabe o nome?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Feb 2011 18:44

Ah e tb me ficou marcado na memória um que tinha um robot que era um humano careca mas passava-se no velho oeste. Alguém sabe o nome?

Westworld? (é com um dos 7 magníficos... :P )

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Feb 2011 18:46

Sim!
É isso mesmo!
Vi isso em pequeno e nunca mais me esqueci...

Bem, mas quanto a westerns tenho um objectivo este ano que é o de ver tantos westerns antigos quanto filmes do hitchcock que vi em 2010! :twisted:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Feb 2011 18:49

urukai wrote:Bem, mas quanto a westerns tenho um objectivo este ano que é o de ver tantos westerns antigos quanto filmes do hitchcock que vi em 2010! :twisted:

Duas metades? :mrgreen:

Return to “Cinema”