Geração 3D

User avatar
Drops
Dicionário
Posts: 709
Joined: 04 Jan 2005 03:49
Location: somewhere over the rainbow
Contact:

Geração 3D

Postby Drops » 15 Apr 2011 10:17

Somos a geração do botão.
Nascemos com computadores e consolas nas mãos, conhecemos a internet como os nossos pais conheciam as ruas das suas aldeias ou cidades.
Do nosso país conhecemos o nome e pouco mais, já que em menos de nada alcançamos qualquer resposta que nos exijam. O nosso telemóvel (este de onde escrevo, por exemplo) tem mais funções que qualquer super-computador do século passado.
Nascemos alfabetizados, mas não lemos nem escrevemos, todos com cursos, mais ou menos inúteis, todos na mesma luta infame, que não nos leva a lado nenhum.
Somos a verdadeira geração 3D! Doutores, desiludidos e desempregados! Podia acrescentar mais uns, talvez passíveis de ferir susceptibilidades... As drogas sempre à mão, as DST's sempre a espreita, o desinteresse geral, a desigualdade, o desleixo, a desresponsabilização... Nascemos com tudo, até a capacidade de usar palavras com mais de 2 silabas, mas não queremos saber de nada.
Um charro e uma cerveja apaziguam o que nos resta de massa cinzenta, e o riso fácil disfarça o medo do futuro que espreita.
Desvalorizados pelos nossos antecessores, e talvez tenham razão, mas foram vocês que não tiraram tempo das vossas agendas para nos ensinarem a ser melhores.
Preferimos passar décadas nas faculdades, aí, pelo menos por enquanto, ainda conseguimos incentivos do estado ou dos pais. Quando também esses terminarem, e já faltou mais, apenas nos restam as longas filas nos centros de "desemprego", e as horas a fundo perdido a enviar o curriculum, modelo europeu, claro, ao qual ninguém responde. Querem licenciados, bonitos, com 20 anos, experiência, de preferência sem compromissos e a custo zero! Mais vale procurarem o príncipe encantado...
Damos mais uma passa no cigarro cravado ao vizinho, publicamos mais uma mensagem de revolta no facebook, e planeamos revoltas que jamais concretizamos.
"se eu mandasse" é o mote do dia para mais uma discussão acesa, entre supostos entendidos de vão de escada. "fazia e acontecia"! Mas não voto porque não concordo, e assim jamais irás mandar. E se calhar ainda bem, não fossemos nós cair no erro dos restantes bem-intencionados que acabam iguais aos outros gordos, que comem, bebem e enchem os bolsos à custa dos meus pais. Sim, porque eu não tenho ordenado, e não pago impostos, com o meu dinheiro pelo menos. Se fosse eu a mandar, corria o risco de desiludir ainda mais os que me são mais próximos, e vir a ser chamada de déspota ou ditadora... Ou pior! O que era antigamente uma posição de senhores respeitados, é hoje uma ofensa, políticos são a escória na boca do povo, que talvez tenha razão.
Por isso mantenho-me na minha condição de Dra. (ou Eng. ou Arq.) do meu sofá, reclamo de tudo, não mudando nada, e criticando permanentemente os chauvinistas que estão no poder, sem mexer mais que 2 ou 3 dedos.
É a mentalidade! Não são só os políticos com a sua crise, nem os jovens irresponsáveis. É esta mentalidade pequenina que nos acompanha há tempo demais, e nos faz nascer a olhar para o próprio umbigo, com um dedo esticado a apontar a culpa a outro qualquer.
Mas esta, é só e apenas, a opinião de mais uma dra, tão falida e ignorante como o país onde nasci.
"I'm not crazy I'm just a little unwell..."

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13871
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Geração 3D

Postby Thanatos » 15 Apr 2011 12:58

:bow:

Ótimo regresso.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

croquete
Edição Limitada
Posts: 1038
Joined: 11 Feb 2009 16:29
Contact:

Re: Geração 3D

Postby croquete » 15 Apr 2011 13:04

Gostei muito.
Já comprei revistas com artigos de opinião piores. Bem piores.
:tu:

Pedro Farinha
Edição Única
Posts: 3298
Joined: 03 Apr 2005 00:07
Contact:

Re: Geração 3D

Postby Pedro Farinha » 15 Apr 2011 15:32

Olá Drops :hug:

Também gostei do texto (pelo texto), ainda que ele seja a prova acabada do que tu própria dizes:

publicamos mais uma mensagem de revolta no facebook, e planeamos revoltas que jamais concretizamos.


e, pode ser que eu, como sou mais velho, seja da geração 3 E (Empregado, Envolvido e Esclarecido) mas percebo do que falas e assusta-me.

Assusta-me a forma como a geração de que falas se auto-enganou, acreditou que tirando um curso superior teria emprego, que tal como os computadores, as consolas e os telemóveis lhes foram parar às mãos, também surgiriam empregos, sucesso profissional e realização.

Sei que posso se criticado pelo que vou dizer, mas eu acho que nunca tivemos uma geração com tantos licenciados, mestres, doutorados, pós-doc e afins mas, ao mesmo tempo,também nunca tivémos uma geração tão mal preparada para entrar no mercado de trabalho.

Neste momento, já desde há algum tempo, sente-se o desencanto de muitas pessoas dessa geração. A frustração é palpável, a vontade de protestar também, mas como tu dizes, e bem, tudo isso se apaga em twitters, facebooks ou nos bares depois das três da manhã.

águas paradas não movem moinhos


Return to “Drops”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron