Jules Verne

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
ApoK
Enciclopédia

Re: Jules Verne

Postby ApoK » 21 Mar 2005 22:30

Pessoal andei pelo site do Público à procura disso e não encontrei nada.

Quando essa colecção começar a sair digam alguma coisa ;)
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Mar 2005 22:33

Mas enquanto andas tu nos sites eu ando no mundo real. Todas as bancas em Lisboa (ou não fossêmos nós a Capital do Império) têm publicidade à colecção que começa, salvo erro, na segunda-feira que vem.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 21 Mar 2005 22:42

A única papelaria que frequento é a da minha faculdade, hoje por acaso fui lá comprar o primeiro número da FHM :D e não reparei em nada. Amanhã terei mais atenção a essas publicidades :P
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Mar 2005 23:23

ApoK wrote: (...) hoje por acaso fui lá comprar o primeiro número da FHM (...)

Ora aí está um lançamento digno de figurar na respectiva zona cá do fórum. :lol:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 24 Mar 2005 13:46

Hoje é o aniversário da morte de Júlio Verne, passam 100 anos da sua morte.

Aqui ficam algumas notícias acerca deste autor, que hoje saíram na imprensa:

<a href='http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1218974&idCanal=37' target='_blank'>Júlio Verne: o visionário que ainda surpreende </a> (Público)

<a href='http://jn.sapo.pt/2005/03/24/cultura/o_homem_foi_ua_sair_terra.html' target='_blank'>O homem que foi à L ua sem sair da Terra</a> (Jornal de Notícias)

<a href='http://dn.sapo.pt/2005/03/24/artes/julio.html' target='_blank'>Júlio </a> (Diário de Notícias)

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 24 Mar 2005 14:06

Achei piada a um artigo públicado hoje no Púlbico que passo a citar:

QUEM SÃO OS JÚLIO VERNE DE HOJE?

Três autores portugueses de ficção científica respondem:

"Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web"

Bom, ele há tantos! Os actuais desafios tecnofantásticos são inimagináveis. Poderia, por exemplo, citar Gregory Benford ou Kim Stanley Robinson, mas a minha preferência talvez vá para o visionário Tim Berners-Lee, que em 1989 criou a World Wide Web para o mundo inteiro comunicar entre si em tempo real, o que foi considerado louco pelos sábios de então! Quem trabalha com a Internet e já não pode passar sem ela, dar-se-á conta de que é muito pouco o que devemos a Júlio Verne, autor de meras "voyages extraordinaires", além do prazer eventualmente proporcionado pela leitura (de alguns, poucos) dos seus livros.

António de Macedo - Autor de As Furtivas Pegadas da Serpente (Caminho), cineasta e professor universitário

"Não existem"
Não existem. Nos dias de hoje, quando a iliteracia impera e o que mais se vende são romances histórico/religiosos, o amor ao positivismo científico parece estar a desaparecer do imaginário colectivo de um número cada vez mais decrescente de leitores. Especula-se sobre a descendência da Maria Madalena e raras vezes sobre a ecosfera de Titã. Os escritores de ficção científica são obrigados pelas editoras, se quiserem a sopa na gamela ao final do dia, a escrever intermináveis variações sobre as fantasias tolkianianas. Estamos num mundo onde triunfaram os Potters e os Dr. Moreau foram votados à clandestinidade. No meio de tudo isto, os "viajantes extraordinários" do Verne insistem em percorrer um planeta por demais conhecido. Mas quem quer saber deles?

João Barreiros - Autor de A Verdadeira Invasão dos Marcianos (Presença)

"Há três herdeiros"
Era mais fácil ser-se Júlio Verne então - um só autor ter a capacidade de explorar, explicar e imaginar a variedade de locais e cenários em que situou as histórias, e passar por visionário. O mundo era mais ingénuo, ou inocente. Agora, que cartografámos de órbita cada centímetro do nosso planeta, e lhe conhecemos o peso, densidade, comportamento, estando a informação democraticamente acessível na Internet, poucos espaços restam ao explorador. (...) Agora, que recriamos visualmente mundos que nunca o foram e que são vistos por audiências internacionais, o imaginário literário sofre uma concorrência desleal. Agora, os visionários fazem conferências sobre o futuro da humanidade, e até se levam a sério. É mais difícil ser-se Júlio Verne, agora. Pelo menos, um só autor. Pelo que proponho três herdeiros, publicados em português: Bruce Sterling (Schismatrix - O Mundo Pós-Humano), pelo extenso conhecimento do mundo moderno; Greg Bear (Rainha dos Anjos) e Gregory Benford (Devorador) pela capacidade de nos transportarem a lugares distantes que a ciência nos afirma existirem; e Neil Asher (Guerra da Evolução) pelo singelo prazer da aventura.

Luís Filipe Silva - Autor de Cidade da Carne e Vinganças, duas partes do mesmo livro (Caminho)

in Público 24/03/05

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Mar 2005 14:46

Barreiros igual a si próprio... :)

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 10 May 2005 11:27

Ao ler a parte final deste topico não posso deixar de pensar num autor cuja visão do futuro me tem marcado nos ultimos tempos: Karl Kofoed.

Na area da ilustração tem uma rubrica na revista Heavy Metal (Banda Desenhada) e já editou pelo menos um livro de compilação dos seus trabalhos: Galactic Geographic Annual 3003.

Predominando a fantasia e não a ciencia nos seus trabalhos tem alguns muito bons, não apenas no desenho (que é muito bom) mas tambem nos conceitos que explora.

Eis alguns dos seus trabalhos: <a href='http://users.rcn.com/kkofoed/newGGpage/contents.html' target='_blank'> Galactic Geography</a>

Quanto a Julio Verne não há muito mais a dizer, sou fã... comprei a colecção que saiu há algum tempo e agora estou a reler (ou a ler pela primeira vez) toda a obra dele.

Alem de bom contador de historias os seus conhecimentos cientificos levaram-no a criar obras excelentes, quer pelo que imaginou para o futuro, quer pelas descrições que fez do presente em que vivia. No 20000 léguas submarinas, por exemplo, a edição mais completa inclui uma descrição exaustiva de toda a fauna maritima dos mares visitados pelo Nautilus a ponto de ser uma seca ler paragrafos inteiros com nomes de peixes...

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 03 Jul 2005 10:33

[size=125]Exposição de Júlio Verne na Maia[/color]

No âmbito da comemoração dos 100 anos da morte do escritor, o Museu Nacional da Imprensa decidiu colaborar na exposição «Júlio Verne - o viajante extraordinário» inaugurada esta tarde de quinta-feira, às 16h00, no Fórum da Maia, fornecendo materiais de «Júlio Verne na Imprensa Portuguesa».

O Museu da Imprensa contribuiu com meia centena de publicações periódicas, revistas e livros, podendo ser vistas, nesta mostra da Maia, as primeiras edições das obras de Júlio Verne, as traduzidas para português, e um original com capa dura colorida, da 1/a edição das «20 Mil Léguas Submarinas», editado por Pierre Hetzel.

Além destas matérias, «A Volta ao Mundo em 80 dias», «Os Filhos do Capitão Grant», «Viagem ao Centro da Terra», um exemplar da «Revista Camões» e vários volumes do «Bulletin de la Société Jules Vernes» também integram esta exposição.

O público pode ainda ver um conjunto de painéis que contam a história da vida do escritor francês e num deles pode ser visto o seu famoso iate St. Michel, que aportou em Lisboa, em 1878.

Precursor da ficção científica, Júlio Verne começou a desenvolver na imprensa, através de folhetins, a nova escrita que o celebrizou mundialmente. Foi na «Magasin d

<a href='http://lusomatria.com/noticias.php?noticia=896' target='_blank'>Lusomatria</a>

tracy
Brochura

Postby tracy » 04 Nov 2005 14:01

Tenho um colega a fazer uma tese de mestrado sobre a obra de Júlio Verne. Não no campo da literatura mas da história da ciência, se é que me faço entender...

Tenho de perguntar como é que está isso.
Talvez te venha a interessar Pipistrellus.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 07 Nov 2005 19:51

Pipistrellus wrote:
tracy wrote:Tenho um colega a fazer uma tese de mestrado sobre a obra de Júlio Verne. Não no campo da literatura mas da história da ciência, se é que me faço entender...

Parece-me uma ideia muito interessante. Sem dúvida que as obras de Júlio Verne se adequam muito bem para fazer um retrato da época a nível científico.

A história da Ciência sempre foi um dos meus grandes interesses. Infelizmente faço parte de uma minoria que acha que no curso de Biologia da FCUP também devia haver uma cadeira dedicada a esse tema, tal como acontece noutras faculdades (se bem que concorde que haja coisas mais importantes para resolver primeiro). Saimos daqui "experts" em plantinhas :sick: mas sem cultura científica nenhuma...

Podes depois dar-me mais pormenores sobre a tese, tracy? Muito obrigado.

Hum... engraçado... o curso de Biologia da FCUL tem uma cadeira de História da Ciência (com o nome de Historia do Pensamento Biológico) que é detestada pela maioria dos alunos (embora eu até a tenha apreciado)

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 07 Nov 2005 21:57

acrisalves wrote:Hum... engraçado... o curso de Biologia da FCUL tem uma cadeira de História da Ciência (com o nome de Historia do Pensamento Biológico) que é detestada pela maioria dos alunos (embora eu até a tenha apreciado)

Acho que o problema era mesmo o nível do exame em relação ás aulas <_<

Eu até gostei de ouvir o Almaça a "contar histórias aos netos" :lol: (Pergunto-me como estará essa cadeira com outro professor...)

Saimos daqui "experts" em plantinhas

Plantas... :blerk: fiquei traumatizada com fisiologia vegetal...
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

ana_rita
Manifesto

Postby ana_rita » 27 Oct 2007 17:59

Outro dos meus autores favoritos... Sou completamente fã deste génio e espero conseguir comprar toda a sua bibliografia...
Entretanto já li:
Da Terra á Lua
Viagem ao centro da Terra
Miguel Strogoff
A ilha misteriosa
Paris no século XX
O Castelo dos Cárpatos

Return to “Autores”