livros...

João Arctico
Dicionário

livros...

Postby João Arctico » 19 Feb 2010 01:56

Bem sei que “Era a Crónica de Uma Morte Anunciada” mas ia contra “A Ordem Natural das Coisas” e, por isso, estava “À Espera de um Milagre”, alimentando-me de “Grandes Esperanças”. Eu pedia-te: “Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura” mas tu… tu “Morreste-me”; não podias… tu “Fazes-me Falta”!...

Fiquei à “Deriva” e fugi rumo àquela “Montanha Mágica”, para um “Exílio Perturbado”, onde cultivei “As Vinhas da Ira”. Lá seríamos apenas nós dois, dois “Corações em Silêncio” porque “Quem Ama Acredita” e eu queria ficar a sós com “Um Amor Para Recordar”. Meu Deus, não existe “Nenhum Olhar” como o teu!

Quis apenas “Viver Para Contar” a nossa história e escrever as “Páginas do Livro do Desassossego”. Talvez o descrevam, um dia, como “O Manuscrito de um Louco e Outras Histórias” porque comecei de facto a ensandecer. Por vezes perguntava: “Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?” e ficava à espera pel’ “A Explicação dos Pássaros”… continuando assim “Eu Hei-de Amar Uma Pedra”…

(… não sei “Por Quem os Sinos Dobram” porque “Do Outro Lado do Rio e Entre as Árvores” “O Sol Também Se Levanta” mas é de lá que oiço “A Balada da Praia dos Cães” e me embalo com as “Canções da Inocência/ Canções do Exílio”…)

Passaram-se anos? Quantos? Não sei? Pel’ “A Soma dos Dias” talvez “Cem Anos de Solidão”. Sei que estou perto do meu “Adeus às Armas”. Mas quando partir gostaria que nos recordassem… a ti…como “A Menina que Roubava Gargalhadas” e a mim… como “ O Velho Que Lia Romances de Amor”.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Pedro Farinha
Edição Única

Re: livros...

Postby Pedro Farinha » 19 Feb 2010 02:22

Muito giro João.

Fez-me lembrar um blogue onde punham fotos com livros cujos títulos formavam pequenas frases. Muito giro também.

:bye:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 19 Feb 2010 03:21

Muito engraçado :) ...

Terminar com o Sepúlveda é sempre um grande remate.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Feb 2010 11:28

Para lá do "giro" e do "engraçado", achei este texto extremamente belo e ternurento, que trata de uma memória de amor como quem embala uma lágrima, colhida pelo canto do lábio num último sorriso de despedida.

Gostei muito do encadeamento dos títulos - à conta deles narras uma história com todas as letras. :bow:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 19 Feb 2010 11:36

É estranho, eu sei - mas sabes o que o teu texto me recordou, João?
A história de Carl e Ellie - do filme Up - Altamente.
Projectos que se afundam ou dispersam, linhas que deixam de ser coincidentes porque uma se interrompeu, deixando apenas as letras e as recordações que enchem livros com o que ficou por dizer e fazer.

Gostei ^_^
Last edited by Ripley on 19 Feb 2010 15:31, edited 1 time in total.
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 19 Feb 2010 12:11

Tá espectacular!
Sinto que deve ter dado algum trabalho a fazer coincidir os títulos com o que querias dizer. Parece um jogo. A história também é bonita e ainda por cima parece verdadeira. E a ressonância gerada pelas obras citadas no teu próprio texto?...Amazing

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 19 Feb 2010 13:28

Wow. :o
Que grande viagem... :bow:

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 19 Feb 2010 20:50

Está muito bom! :bow:
A estória é gira e além disso deve ter dado um trabalhão! Parabéns!
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Madame Butterfly
Manifesto

Postby Madame Butterfly » 20 Feb 2010 16:06

Gostei...muito
O que mais me agradou é que este tipo de construção sai geralmente um pouco forçada aos olhos de quem lê, mas o teu texto flui naturalmente e narra uma história muito bonita. Bela escolha de títulos, lia mais... :)

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 20 Feb 2010 16:08

(… não sei “Por Quem os Sinos Dobram” porque “Do Outro Lado do Rio e Entre as Árvores” “O Sol Também Se Levanta” mas é de lá que oiço “A Balada da Praia dos Cães” e me embalo com as “Canções da Inocência/ Canções do Exílio”…)

:bow: :bow: :bow: :bow: excelente :bow: :bow: :bow: :bow:

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 21 Feb 2010 01:09

Perante tantos e tão variados comentários só me resta agradecer de múltiplas formas :)
Obrigado, thank you, gracias, danke, merci, "tse tse", "tor je", grazie, "spasiba", "aregatô".
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Apr 2010 14:20

Anibunny wrote:

:bow: :bow: :bow: :bow: excelente :bow: :bow: :bow: :bow:

Limito-me a fazer quote da Ani, porque quando li esta passagem ia tendo um orgasmo! :blush: :whistle:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “João Arctico”