Diáspora

Thanatos
Edição Única

Diáspora

Postby Thanatos » 17 Jun 2009 01:26

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Os cavaleiros aproximam-se e com eles vem o pestilento vento da imundície trajada a rigor. Entre a espada e a parede resta gritar alto o nome dele. Todos somos mártires no país dos cegos e dos pedintes. Os reis rebolam na decadência oleosa enquanto os servos descalços seguem por ímpios caminhos, um suave aroma de haxixe permeando o ar esquálido dos corredores da morte.<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo--> <!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->E no frio mármore dos salões as leis são escritas sem apelar à mole que se agiganta, debate, enrola, fede, fornica, devora e morre em vagas sucessivas. Em autofágicos movimentos de repulsa comemos vísceras pulsantes e escorregadias. Por entre dedos calejados e unhas de carvão passam os grãos de areia que se acumulam em praias interiores.<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo--> <!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Nem dríades restam, esquecidas que estão e no vento Suão os ossos ficam brancos de cal… e nem a memória resta dos tempos em que dominavam mercados, hereges e pagãos onde estais vós? E após a hecatombe sois uma palavra gritada e logo varrida?<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

<!--fonto:Calibri--><span style="font-family:Calibri"><!--/fonto--><!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Nas bexigosas barrigas dos infantes de ébano vejam o espelho deste norte apodrecido. Esgota-se o tempo, seca a fonte, morto o rebento. Somos um lamento à espera de acontecer.<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

azert
Edição Única

Re: Diáspora

Postby azert » 17 Jun 2009 14:38

Ainda que não tenha atingido completamente o sentido do texto, consigo apreciar (as manifestações artísticas têm destas coisas) o seu tom acusatório e cru e algumas passagens que me interpelaram especialmente:

«<!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->E no frio mármore dos salões as leis são escritas sem apelar à mole que se agiganta, debate, enrola, fede, fornica, devora e morre em vagas sucessivas.»

«Nas bexigosas barrigas dos infantes de ébano vejam o espelho deste norte apodrecido.»<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Jun 2009 15:29

Terá qualquer coisa a ver com o desfasamento entre a classe política dominante e o povo ignorante que está incumbida de "gerir" ...

Este não é o sujeito que se queixa de vez em quando de que não sabe escrever? :buba:

Por falar em diáspora, recomendaram-em este livro. Já leste, Thanatos?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Jun 2009 17:29

Obrigado pelas vossas palavras.

Na verdade este é um daqueles textos simbólicos que foi desperto na minha imaginação por uma mera associação de ideias: o preço da bica e a relação que existe entre esse preço e o que os trabalhadores nas plantações de café recebem por dia.

Daqui a lembrar-me do trabalho infantil para marcas como a Nike foi um passo. E depois lembrei-me como as legislações nacionais são manipuladas para irem de encontro à legitimização da exploração do sul pelo norte.

Enfim, coisas de quem está com insónia. Basta reparar na hora do post. :wink:

A referência inicial aos cavaleiros está intimamente ligada às Cruzadas e de certa forma quis estabelecer também um elo entre o cristianismo que de certa forma sempre suportou e apoiou a exploração legislada pelos Estados e o desaparecimento duma forma pagã de viver com a Natureza que era menos exploratória de recursos naturais e sociais.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

azert
Edição Única

Postby azert » 17 Jun 2009 18:06

Isso tudo?? :see_stars:

:mrgreen4nw:
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Jun 2009 19:14

azert wrote:Isso tudo?? :see_stars:

Bem me parecia que não tinha entendido nada... :laugh:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Jun 2009 19:19

Samwise wrote:
azert wrote:Isso tudo?? :see_stars:

Bem me parecia que não tinha entendido nada... :laugh:

Sam

E esqueci-me de dizer que desse livro do Egan já não me lembro de nada. Não devo ter gostado. Mas quem gosta muito de Egan é o LFS e como ele anda por aqui que achas de abrir um tópico algures a ver se o «puxas» mais para a conversa aqui? :wink:

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 17 Jun 2009 19:45

Thanatos wrote:Na verdade este é um daqueles textos simbólicos que foi desperto na minha imaginação por uma mera associação de ideias: o preço da bica e a relação que existe entre esse preço e o que os trabalhadores nas plantações de café recebem por dia.

Já ouviste falar de comércio justo Thanatos ?

O que comprares nessas lojas, tens a certeza que o grosso do dinheiro vai mesmo para o produtor. Tens uma loja fantástica dessas na rua augusto (altre mercato) com chocolate, café e chá do melhor. Outras coisas também como umas crackers de cajú, mas os três Cs (Café, Chocolate e Chá) é que em fazem ir lá. (ah e o facto da minha irmã caçula ser presidente ou coisa que o valha da cores do globo e me obrigar a lá ir também conta).

Esquecia-me de falar do texto, bem escrito mas não me disse muito.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Jun 2009 19:54

Pedro Farinha wrote:Já ouviste falar de comércio justo Thanatos ?

O que comprares nessas lojas, tens a certeza que o grosso do dinheiro vai mesmo para o produtor. Tens uma loja fantástica dessas na rua augusto (altre mercato) com chocolate, café e chá do melhor. Outras coisas também como umas crackers de cajú, mas os três Cs (Café, Chocolate e Chá) é que em fazem ir lá. (ah e o facto da minha irmã caçula ser presidente ou coisa que o valha da cores do globo e me obrigar a lá ir também conta).

Nunca tinha ouvido falar desse comércio. A rua é a Augusta na Baixa? E o número da porta (a rua não é tão pequena assim).

E sabes que mais, estou como tu em relação ao texto. À uma da matina dizia-me mais do que agora :tongue: Mas apeteceu-me dar ao dedo na altura e como sempre a velha máxima aplica-se em relação a mim: it seemed like a good idea at the time.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 17 Jun 2009 20:32

A loja fica na rua da Prata nº 70 / 72 (disse a rua ao lado) e o comércio Justo é uma filosofia desenvolvida inicialmente na Holanda para apoiar os pequenos produtores da América do Sul, que visa eliminar os intermediários que ficam com o lucro todo. Basicamente o que se passa é que na américa do sul, áfrica e ásia, existem uns tantos produtores independentes que deixaram de vender para os intermediários locais e passaram a vender para a organização que lhes paga o preço justo pelo seu trabalho.

Esses produtos são enviados para a Europa e a organização vende-os nas suas lojas, ou nos casos que obrigam a intervenção industrial, existem fábricas associadas que com os produtos do comércio justo os transformam em, por exemplo, chocolate a partir do cacau.

Nas lojas o preço não interessa, ou seja, na verdade os produtos ficam-te ligeiramente mais caros ou ao mesmo preço, mas sabes que o teu dinheiro vai parar ao produtor e que estás a ajudar as pequenas cooperativas do comércio justo a ajudarem os seus produtores. Existe ainda uma outra componente deapoio à educação que é dada nos países produtores.

Se pesquisares na net descobres facilmente muita informação.

Os produtos, basicamente alimentares, algumas peças de roupa e artesanato, são na verdade originais e de grande qualidade. Recomendo-te o chá da bolívia (faz levantar um morto) e o chocolate com 90% de cacau (nem consistência de chocolate tem).

azert
Edição Única

Postby azert » 17 Jun 2009 22:15

Pedro Farinha wrote:Já ouviste falar de comércio justo Thanatos ?
(...)

O comércio justo é um pontinho mínimo nas trocas comerciais mundiais, Pedro. Não quero com isto dizer que seja inútil, mas não chega.

Quanto ao texto, permitam vossas senhorias que discorde. A mim, não me disse tudo o que o Thanatos pensou ao escrevê-lo, mas apesar disso, disse-me muito.
Image Image

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 17 Jun 2009 22:56

É um pontinho mínimo, azert, mas é um primeiro passo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai melhorando, aos bocadinhos. Como se costuma dizer, devagar se vai ao longe...
Eu gostei da ideia, e só por isso já fiquei com vontade de lá ir.

Quanto ao texto do Thanatos... não li. Tem palavrões a mais para o meu gosto. Mas assim como assim ele já fez ali um resumo, já fico aviada. :tongue:
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Jun 2009 22:59

Lazy Cat wrote:Quanto ao texto do Thanatos... não li. Tem palavrões a mais para o meu gosto. Mas assim como assim ele já fez ali um resumo, já fico aviada. :tongue:

E metáforas, e alegorias e essas coisas estranhas que dão pelo nome de abstracções.

Chama-se a isso aprumo técnico... :mrgreen4nw:

Mas fazes mal. Ainda por cima é um texto pequenote, lê-se de uma penada. :notworthy:

Sam

Return to “Thanatos”